Biologia

Questões sobre Lipídios – Parte 2

01) (IDOR 2023-2) Fosfolipídios são moléculas de ocorrência natural em células de animais e vegetais, que possuem caráter anfipático, ou seja, apresentam uma extremidade polar e outra apolar.
Fosfolipídios são encontrados na seguinte estrutura celular:
A) hialoplasma.
B) mitocôndria.
C) ribossomo.
D) glicocálix.

02) (Pism – UFJF/ julho 2021) O colesterol, um tipo importante de lipídeo encontrado nos organismos animais, pode ser obtido na alimentação ou sintetizado pelo fígado. Embora possa causar, quando em excesso no sangue, problemas cardiovasculares, o colesterol é muito importante para o organismo humano. Sobre o colesterol, assinale a resposta CORRETA.
A) Faz parte da constituição do citoesqueleto celular.
B) Participa da síntese de DNA e de RNA.
C) É transformado em proteína pelo organismo.
D) Tem função enzimática, atuando em vários tipos de substratos.
E) Faz parte da constituição das membranas plasmáticas e é precursor na síntese da testosterona e progesterona.

03) (UCS/2012) Acredita-se que 75% das mortes no mundo são causadas por doenças crônicas, como diabetes, câncer e complicações cardíacas (Diet, nutrition and the prevention of cronic diseases). A comida, sobretudo a industrializada, tem sido apontada como a principal causa dessas enfermidades. A molécula de colesterol, considerada prejudicial em grandes quantidades, e as moléculas constituintes dos lipídios considerados “bons” para a saúde, são, respectivamente,
A) colesterol HDL; ácidos graxos insaturados.
B) colesterol HDL; ácidos graxos saturados.
C) colesterol HDL; ácidos graxos poli-insaturados.
D) colesterol LDL; ácidos graxos saturados.
E) colesterol LDL; ácidos graxos linoleico e oleico.

Publicidade

04) (UFRGS) Na hora de rechear o pão, a dúvida: manteiga ou margarina?

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem a respeito da utilização desses lipídios na dieta.
( ) A ingestão diária de lipídios, presentes em alimentos como manteigas e margarinas, facilita a absorção de alguns nutrientes, como as vitaminas lipossolúveis.
( ) A manteiga é rica em ácidos graxos saturados, que podem contribuir para doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.
( ) A margarina, ao passar pelo processo de hidrogenação, torna-se rica em lipídios trans, que inibem a metabolização do colesterol do sangue pelo fígado, elevando indiretamente seus níveis séricos.
( ) Os ácidos graxos essenciais, representados pelo ômega 6 e ômega 3, precisam ser obtidos a partir da dieta, estando naturalmente presentes em algumas gorduras sólidas, como a manteiga.

Publicidade

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) F – F – F – V
B) F – V – F – V
C) V – V – V – F
D) V – F – F – V
E) F – V – V – F

05) (UFCSPA) Nas células animais e vegetais, os lipídeos desempenham importantes papéis. Em qual das afirmativas abaixo é possível encontrar uma correlação INADEQUADA entre estas substâncias e as funções que executam?

A) Os lipídeos que estão armazenados no tecido adiposo não podem ser utilizados como reserva energética imediata, devido à inviabilidade de reposição em curto espaço de tempo.
B) O colesterol é um tipo especial de lipídeo, denominado esteroide, e exerce importante função na produção de hormônios.
C) Os fosfolipídeos constituem-se em lipídeos compostos, exercendo suas funções em nível de tecido nervoso e membrana plasmática.
D) Lipídeos simples (óleos e gorduras) são reservas energéticas tanto para vegetais quanto para animais. Nestes últimos, podem servir como isolante térmico, reduzindo e/ou impedindo a perda de calor pela pele.
E) Lipídeos simples, como as ceras, servem para a impermeabilização de superfícies de folhas e frutos, reduzindo e/ou impedindo a desidratação.

06) (Unipac/2013) Os lipídios são considerados grandes vilões da saúde humana, o que não é verdade. É preciso lembrar de que esses compostos desempenham importantes funções biológicas.

Com relação aos lipídios pode-se afirmar corretamente que
A) os fosfolipídios revestem a membrana dos neurônios, facilitando a condução do impulso nervoso.
B) as gorduras são predominantemente de origem animal e têm cadeia insaturada, enquanto os óleos são predominantemente saturados.
C) os carotenoides, presentes em certos vegetais, são precursores da vitamina D, cuja carência causa o raquitismo.
D) os esteroides são derivados do colesterol e alguns deles atuam com papel hormonal.
E) alguns deles como a queratina e a melanina têm papel estrutural enquanto outros, como a cortisona, têm ação anti-inflamatória.

07) (PUC-MG) Os lipídeos compreendem um grupo quimicamente variado de moléculas orgânicas tipicamente hidrofóbicas. Diferentes lipídeos podem cumprir funções específicas em animais e em vegetais. Assinale a alternativa INCORRETA.
A) Os carotenoides são pigmentos acessórios capazes de captar energia solar.
B) Os esteroides podem desempenhar papéis regulatórios, como os hormônios sexuais.
C) Os triglicerídeos podem atuar como isolantes térmicos ou reserva energética em animais.
D) O colesterol é uma das principais fontes de energia para o fígado.

08) (Unama/PA)  O ritmo acelerado da vida, o estresse e a busca incessante para manter um status social fazem com que os indivíduos trabalhem muito, se alimentem mal e não façam exercícios, o que cria uma condição propícia para a ocorrência de doenças cardíacas. […] Além da herança genética, característica predominante em muitos casos de infarto, obesidade, diabetes, tabagismo, hipertensão arterial, colesterol elevado, excesso de trabalho, falta de exercícios físicos e péssimos hábitos alimentares contribuem incisivamente para a incidência de doenças coronarianas.
(Adaptado do jornal Diário do Pará, Belém, 9 set. 2007.)
Sobre o composto químico, em destaque, no texto podemos afirmar:
I. É encontrado em membranas de células animais.
II. É encontrado em membranas de células vegetais.
III. É provocado pelo aumento da taxa de glicose no sangue.
IV. Constitui matéria-prima para a produção de hormônios sexuais. As afirmativas corretas são:
A) I e IV apenas.
B) I e II apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II, III, IV.

09) (Enem/2018 – PPL) De acordo com o Ministério da Saúde, a cegueira noturna ou nictalopia é uma doença caracterizada pela dificuldade de se enxergar em ambientes com baixa luminosidade. Sua ocorrência pode estar relacionada a uma alteração ocular congênita ou a problemas nutricionais. Com esses sintomas, uma senhora dirigiu-se ao serviço de saúde e seu médico sugeriu a ingestão de vegetais ricos em carotenoides, como a cenoura.

Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado)

Essa indicação médica deve-se ao fato de que os carotenoides são os precursores de
A) hormônios, estimulantes da regeneração celular da retina.
B) enzimas, utilizadas na geração de ATP pela respiração celular.
C) vitamina A, necessária para a formação de estruturas fotorreceptoras.
D) tocoferol, uma vitamina com função na propagação dos impulsos nervosos.
E) vitamina C, substância antioxidante que diminui a degeneração de cones e bastonetes.

10) (UnirG/2019) Leia atentamente as proposições abaixo que tratam da molécula de colesterol em mamíferos:
I – Fornece energia para as células;
II – É componente das membranas celulares;
III – É precursora de hormônios esteroides.

Marque entre as alternativas apresentadas a única correta:

A) Somente a II é verdadeira;
B) Somente a I e a II são verdadeiras;
C) Somente a II e a III são verdadeiras;
D) I, II e III são verdadeiras.

Resolução comentada das Questões sobre Lipídios

01) Os fosfolipídios são integrantes de todas as membranas celulares, como a membrana plasmática, tonoplasto (membrana do vacúolo), membranas da mitocôndria…
Resp.: B

02) O colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa que entra na composição da membrana plasmática de células animais (está diretamente relacionado à fluidez da membrana plasmática) e é precursor dos chamados hormônios sexuais, como a testosterona e a progesterona.
Resp.: E

03) O colesterol considerado ruim é o LDL (colesterol de baixa densidade), uma vez que pode acumular na parede dos vasos sanguíneos e formar as placas de ateroma, que dificultam o fluxo sanguíneo.
Já os ácidos graxos mono e poli-insaturados são considerados bons para a saúde. O ácido oleico, presente no azeite de oliva é um exemplo de monoinsaturado, enquanto o ácido linoleico (também chamado de ômega-6) presente no óleo de soja, milho e girassol é um exemplo de ácido graxo poli-insaturado.
Resp.: E

04) I. Verdadeiro.
II. Verdadeiro.
III. Verdadeiro.
IV. Falso. Os ácidos graxos conhecidos como ômega-3 e ômega-6 são encontrados em óleos de peixes e em óleos vegetais, respectivamente.
Resp.: C

05) Falsa. O tecido adiposo é a maior fonte de reserva energética do corpo humano.
Resp.: A

06) Os esteroides compreendem um grupo especial de lipídios derivados do colesterol (muitos autores colocam o próprio colesterol como um exemplo de esteroide). Os hormônios sexuais (progesterona, testosterona, estrogênio) são bons exemplos de esteroides.
Resp.: D

07) A) Verdadeiro. Os carotenoides compreendem um grupo especial de lipídios que funcionam como pigmentos, com papel importante na absorção de determinados comprimentos de onda no processo fotossintético.
B) Verdadeira.
C) Verdadeira. Os triglicérides são lipídios derivados do glicerol, representados pelos óleos e gorduras.
D) Falsa. O colesterol não tem papel energético.
Resp.: D

08) O colesterol é um álcool de cadeia policíclica, inexistente em células vegetais, e matéria-prima para a síntese de hormônios sexuais (esteroides).
Resp.: A

09) Os carotenoides são pigmentos (vermelhos, laranja, amarelos) com importante papel na fotossíntese (absorvem certos comprimentos de onda não absorvidos pelas clorofilas). O β-caroteno é um tipo de carotenoide precursor da vitamina A, cuja carência provoca cegueira noturna.
Resp.: C

10) O colesterol não é usado como fonte de energia pelas células.
Ele entra na composição das membranas celulares (células animais) e é indispensável à síntese de hormônios esteroides.
Resp.: C

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Questões sobre Lipídios – Parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *