Questões sobre Lipídios – Parte 2

Por Atualizado em 17/02/2019 10:47

01) (UCS/2012) Acredita-se que 75% das mortes no mundo são causadas por doenças crônicas, como diabetes, câncer e complicações cardíacas (Diet, nutrition and the prevention of cronic diseases). A comida, sobretudo a industrializada, tem sido apontada como a principal causa dessas enfermidades. A molécula de colesterol, considerada prejudicial em grandes quantidades, e as moléculas constituintes dos lipídios considerados “bons” para a saúde, são, respectivamente,
A) colesterol HDL; ácidos graxos insaturados.
B) colesterol HDL; ácidos graxos saturados.
C) colesterol HDL; ácidos graxos poli-insaturados.
D) colesterol LDL; ácidos graxos saturados.
E) colesterol LDL; ácidos graxos linoleico e oleico.

02) (UFRGS/2009) Na hora de rechear o pão, a dúvida: manteiga ou margarina?

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem a respeito da utilização desses lipídios na dieta.
( ) A ingestão diária de lipídios, presentes em alimentos como manteigas e margarinas, facilita a absorção de alguns nutrientes, como as vitaminas lipossolúveis.
( ) A manteiga é rica em ácidos graxos saturados, que podem contribuir para doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.
( ) A margarina, ao passar pelo processo de hidrogenação, torna-se rica em lipídios trans, que inibem a metabolização do colesterol do sangue pelo fígado, elevando indiretamente seus níveis séricos.
( ) Os ácidos graxos essenciais, representados pelo ômega 6 e ômega 3, precisam ser obtidos a partir da dieta, estando naturalmente presentes em algumas gorduras sólidas, como a manteiga.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) F – F – F – V
B) F – V – F – V
C) V – V – V – F
D) V – F – F – V
E) F – V – V – F

03) (UFCSPA/2009) Nas células animais e vegetais, os lipídeos desempenham importantes papéis. Em qual das afirmativas abaixo é possível encontrar uma correlação INADEQUADA entre estas substâncias e as funções que executam?

A) Os lipídeos que estão armazenados no tecido adiposo não podem ser utilizados como reserva energética imediata, devido à inviabilidade de reposição em curto espaço de tempo.
B) O colesterol é um tipo especial de lipídeo, denominado esteroide, e exerce importante função na produção de hormônios.
C) Os fosfolipídeos constituem-se em lipídeos compostos, exercendo suas funções em nível de tecido nervoso e membrana plasmática.
D) Lipídeos simples (óleos e gorduras) são reservas energéticas tanto para vegetais quanto para animais. Nestes últimos, podem servir como isolante térmico, reduzindo e/ou impedindo a perda de calor pela pele.
E) Lipídeos simples, como as ceras, servem para a impermeabilização de superfícies de folhas e frutos, reduzindo e/ou impedindo a desidratação.

04) (Unipac/2013) Os lipídios são considerados grandes vilões da saúde humana, o que não é verdade. É preciso lembrar de que esses compostos desempenham importantes funções biológicas.

Com relação aos lipídios pode-se afirmar corretamente que
A) os fosfolipídios revestem a membrana dos neurônios, facilitando a condução do impulso nervoso.
B) as gorduras são predominantemente de origem animal e têm cadeia insaturada, enquanto os óleos são predominantemente saturados.
C) os carotenoides, presentes em certos vegetais, são precursores da vitamina D, cuja carência causa o raquitismo.
D) os esteroides são derivados do colesterol e alguns deles atuam com papel hormonal.
E) alguns deles como a queratina e a melanina têm papel estrutural enquanto outros, como a cortisona, têm ação anti-inflamatória.

05) (PUC-MG) Os lipídeos compreendem um grupo quimicamente variado de moléculas orgânicas tipicamente hidrofóbicas. Diferentes lipídeos podem cumprir funções específicas em animais e em vegetais. Assinale a alternativa INCORRETA.
A) Os carotenoides são pigmentos acessórios capazes de captar energia solar.
B) Os esteroides podem desempenhar papéis regulatórios, como os hormônios sexuais.
C) Os triglicerídeos podem atuar como isolantes térmicos ou reserva energética em animais.
D) O colesterol é uma das principais fontes de energia para o fígado.

Resolução comentada das Questões sobre Lipídios

01) O colesterol considerado ruim é o LDL (colesterol de baixa densidade), uma vez que pode acumular na parede dos vasos sanguíneos e formar as placas de ateroma, que dificultam o fluxo sanguíneo.
Já os ácidos graxos mono e poli-insaturados são considerados bons para a saúde. O ácido oleico, presente no azeite de oliva é um exemplo de monoinsaturado, enquanto o ácido linoleico (também chamado de ômega-6) presente no óleo de soja, milho e girassol é um exemplo de ácido graxo poli-insaturado.
Resp.: E

02) I. Verdadeiro.
II. Verdadeiro.
III. Verdadeiro.
IV. Falso. Os ácidos graxos conhecidos como ômega-3 e ômega-6 são encontrados em óleos de peixes e em óleos vegetais, respectivamente.
Resp.: C

03) Falsa. O tecido adiposo é a maior fonte de reserva energética do corpo humano.
Resp.: A

04) Os esteroides compreendem um grupo especial de lipídios derivados do colesterol (muitos autores colocam o próprio colesterol como um exemplo de esteroide). Os hormônios sexuais (progesterona, testosterona, estrogênio) são bons exemplos de esteroides.
Resp.: D

05) A) Verdadeiro. Os carotenoides compreendem um grupo especial de lipídios que funcionam como pigmentos, com papel importante na absorção de determinados comprimentos de onda no processo fotossintético.
B) Verdadeira.
C) Verdadeira. Os triglicérides são lipídios derivados do glicerol, representados pelos óleos e gorduras.
D) Falsa. O colesterol não tem papel energético.
Resp.: D

Questões sobre Lipídios – Parte 1


Questões sobre Lipídios – Parte 2
5 (100%) 1 vote

Comentários