Questões sobre Organelas Celulares

Por Atualizado em 12/06/2020 9:49

01) (UFTPR) No Brasil, 50% das 35.000 mortes ocorridas anualmente em acidentes de trânsito são causadas por motoristas alcoolizados. O governo decidiu ser mais rigoroso em relação às penas aplicadas, aprovando a lei que estabelece tolerância zero ao uso do álcool por quem vai dirigir (lei seca). Nas células, principalmente nas do fígado, as estruturas encarregadas pela degradação do álcool ingerido em bebidas alcoólicas é feita pelo:
A) vacúolo.
B) ribossomo.
C) complexo de Golgi.
D) retículo endoplasmático não granuloso (liso).
E) retículo endoplasmático granuloso (rugoso)

02) (PISM/UFJF) As mitocôndrias são organelas que participam da respiração celular, que se caracteriza por ser um processo de oxidação biológica. Analise as afirmativas abaixo que trazem informações sobre as mitocôndrias
I. São encontradas em grande número nas células que apresentam alto gasto energético.
II. São organelas que geram calor durante o processo respiratório.
III. São organelas especializadas na degradação de ATP.
IV. São organelas capazes de sintetizar proteínas.
V. São organelas que quebram moléculas de glicose para obtenção de energia.

Assinale a opção que apresenta somente afirmativas CORRETAS.
A) I, II e III
B) I, II e IV
C) I, III e V
D) II, IV e V
E) III, IV e V

03) (UFPA) A observação de um tecido ao microscópio eletrônico revelou estruturas com duas membranas lipoprotéicas, uma externa e uma interna. A interna mostrou-se bastante desenvolvida, formando pilhas de discos achatados. A estrutura descrita refere-se à (ao):
A) mitocôndria.
B) cloroplasto.
C) complexo de golgi.
D) retículo endoplasmático.
E) peroxissomo

04) (Baiana/2017 – Medicina) Uma célula eucariótica é uma massa de citoplasma, delimitada por uma membrana e que apresenta um núcleo. Com base nos conhecimentos sobre citologia, é correto afirmar.
A) Observando uma célula animal no microscópio óptico, é possível visualizar a parede celular e o núcleo.
B) O retículo endoplasmático liso tem importante papel na produção de proteínas pela célula.
C) Os lisossomos são importantes no empacotamento e na distribuição de substâncias pela célula.
D) Uma proteína presente na membrana plasmática de uma célula foi produzida no retículo endoplasmático rugoso, encaminhada para o complexo de Golgi e, posteriormente, direcionada à membrana plasmática.
E) Os fosfolipídios que formam a membrana plasmática têm aparte hidrofóbica voltada para o exterior da célula.

05) (UEPG/2017) Levando-se em consideração as funções atribuídas às organelas citoplasmáticas, assinale o que for correto
01. Os ribossomos são formados por duas estruturas arredondadas, com tamanhos diferentes, e são encontrados tanto em células procarióticas quanto em eucarióticas. Participam do processo de síntese proteica.
02. O retículo endoplasmático não granuloso (ou liso) não apresenta ribossomos aderidos à membrana. É responsável pela síntese de esteroides, fosfolipídios e outros lipídeos, como colesterol. Pode atuar também na degradação do álcool ingerido em bebidas alcoólicas.
04. O complexo golgiense é composto de canais delimitados por membranas. Apresenta, como característica, a presença de ribossomos aderidos às suas membranas, participando, portanto, da síntese de proteínas.
08. Os cloroplastos são organelas responsáveis pela respiração celular aeróbia. Estão presentes em plantas e apresentam internamente uma matriz, onde se encontram as enzimas participantes do ciclo de Krebs.

06) (UFVJM) Observe a ilustração abaixo, que representa orgânulos citoplasmáticos e as funções que desempenham.

De acordo com a ilustração e seus conhecimentos, é CORRETO afirmar que
A) I representa o lisossomo, responsável pela digestão celular.
B) II representa o retículo endoplasmático liso, responsável pela síntese de proteínas.
C) III representa o retículo endoplasmático rugoso, responsável pela síntese de polissacarídeos.
D) IV representa a digestão intracelular autofágica.

07) (UPF/2017) Lisossomos são estruturas membranosas encontradas no citoplasma das células e contêm em seu interior grande diversidade de enzimas digestivas. Sobre essa estrutura, assinale a alternativa correta
A) Os lisossomos são originados do complexo de Golgi e, quando se fundem com bolsas membranosas contendo materiais a serem digeridos, são chamados de lisossomos primários.
B) Os restos do processo digestivo, constituídos por material que não foi digerido na estrutura, são excretados da célula de forma líquida pelo processo denominado de pinocitose.
C) Quando uma célula necessita destruir algumas de suas organelas, os lisossomos, digerem a estrutura e liberam para o citoplasma, por meio da pinocitose, as substâncias que poderão ser reaproveitadas.
D) As enzimas lisossomais só atuam em pH ácido e, para isso, a estrutura precisa bombear íons H+ do citoplasma para o seu interior.
E) A estrutura é revestida por duas camadas concêntricas de membranas lipoproteicas perfuradas por poros que permitem o trânsito de substâncias do citoplasma para o lisossomo.

08) (UNESP/2016) A professora distribuiu aos alunos algumas fichas contendo, cada uma delas, uma descrição de características de uma organela celular. Abaixo, as fichas recebidas por sete alunos

Ao comando da professora, os alunos deveriam correr para a organela cuja característica estava descrita na ficha em seu poder.


Carlos e Mayara correram para a organela indicada pela seta 7; Fernando e Rodrigo correram para a organela indicada pela seta 5; Giovana e Gustavo correram para a organela indicada pela seta 4; Lígia correu para a organela indicada pela seta 6.
Os alunos que ocuparam o lugar correto na célula desenhada foram
A) Mayara, Gustavo e Lígia.
B) Rodrigo, Mayara e Giovana.
C) Gustavo, Rodrigo e Fernando.
D) Carlos, Giovana e Mayara.
E) Fernando, Carlos e Lígia.

09) (Emescam/2013-2) Um indivíduo possui uma doença genética que não permite que os fosfolipídios da membrana celular dos leucócitos fundam-se, livremente, com outras membranas no interior da célula. Os mecanismos de defesa nesse indivíduo estariam afetados porque
A) as células seriam incapazes de formar os lisossomos a partir do retículo endoplasmático rugoso.
B) não poderia ocorrer fagocitose ou pinocitose nessas células.
C) os lisossomos dessas células seriam formados sem o conteúdo de hidrolases ácidas.
D) os vacúolos de endocitose não poderiam se fundir com os lisossomos que, assim, não poderiam exercer a sua função lítica.
E) a origem dos lisossomos secundários, a partir do complexo de Golgi, estaria seriamente comprometida.

10) (UEA/2017) No espermatozoide existe uma estrutura denominada acrossomo, que contém enzimas responsáveis pela digestão do
envoltório do ovócito II. Existem espermatozoides que não possuem acrossomo e que, portanto, não são capazes de fecundar o ovócito II. A ausência do acrossomo pode estar relacionada a problemas na produção de vesículas oriundas
A) das mitocôndrias.
B) dos centríolos.
C) dos complexos golgienses.
D) dos lisossomos.
E) dos retículos agranulosos.

11) (UFRR/2018) As hemácias são as células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio para os tecidos. Elas são produzidas a partir de células-tronco na medula óssea. Ao final de sua diferenciação, antes de entrarem na corrente sanguínea, perdem o núcleo e as mitocôndrias, transformando-se em um “saco” membranoso cheio de enzimas e hemoglobina.
Devido à ausência de núcleo e de mitocôndrias, dos processos a seguir, o único realizado pela hemácia é:
A) respiração aeróbica.
B) mitose.
C) fermentação.
D) síntese de proteínas.
E) síntese de RNA.

12) (UFRGS/2019)  Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Os peroxissomos são organelas enzimáticas de membrana única, cuja principal função é a …….. de certas substâncias orgânicas nas células, em especial, …….. . Nessa reação, surge um subproduto muito tóxico para a célula, a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), que precisa ser rapidamente degradado por uma de suas principais enzimas, a ……… .
A) fluoretação – açúcares – amilase
B) substituição – sais minerais – anidrase
C) acetilação – celulose – fosfatase
D) oxidação – ácidos graxos – catalase
E) redução – nitritos – lipase

Resolução das questões sobre Organelas Celulares

01) A degradação de substâncias tóxicas é realizada pelo retículo endoplasmático liso (não granular) e pelos peroxissomos.
Resp.: D

02) I. Verdadeira (as mitocôndrias têm papel de produzir energia para o trabalho celular).
II. Verdadeira. O processo de oxidação da glicose é exotérmico.
III. Falsa. São especializadas na síntese de ATP.
IV. Verdadeira. Como possuem ácidos nucleicos e ribossomos, são capazes de sintetizar parte de suas proteínas.
V. Falsa. A quebra da molécula de glicose não ocorre nas mitocôndrias; é no citosol.
Resp.: B

03) A descrição refere-se ao cloroplasto, uma organela em cujo interior há dobras da membrana interna (lamelas) e, sobre elas, discos (tilacoides) onde encontram-se as moléculas de clorofila e onde ocorre a fase fotoquímica da fotossíntese.
Resp.: B

04) A) Falsa. A célula animal não possui parede celular.
B) Falsa. A função de produção de proteínas é do retículo endoplasmático rugoso.
C) Falsa. O empacotamento e distribuição de substâncias é feito pelo complexo de golgi.
D) Verdadeira.
E) Falsa. A parte dos fosfolipídios voltada para o meio extracelular é a hidrofílica (cabeça do fosfolipídio).
Resp.: D

05) 01. Verdadeira.
02. Verdadeira.
04. Falsa. O complexo de golgi é constituído por sáculos achatados e empilhados e não possui ribossomos aderidos a ele.
08. Falsa. Os cloroplastos são organelas responsáveis pela fotossíntese.
Resp.: 01 + 02 = 03

06) O esquema mostra uma estrutura da própria célula sendo digerida pelos lisossomos e o produto da digestão eliminado por clasmocitose. Trata-se, portanto, de um caso de digestão autofágica.
Resp.: D

07) Os lisossomos são vesículas contendo enzimas proteolíticas que atuam em pH ácido, o que exige o bombeamento de íons H do citoplasma para seu interior. Ao se fundir com o material a ser digerido, recebe o nome de lisossomo secundário. O material não utilizado pela célula compõe o corpo residual, cujo conteúdo é eliminado por clasmocitose.
Resp.: D

08) Considerando as funções das organelas, tem-se:
– Fernando : centríolos (seta 3)
– Giovana: ribossomo (seta 5)
– Carlos: retículo endoplasmático rugoso (seta 1)
– Rodrigo : complexo de Golgi (seta 2)
– Mayara: Lisossomo (seta 7)
– Gustavo: mitocôndria (seta 4)
– Lígia: Núcleo (seta 6)
Acertaram: Mayara; Gustavo (nas mitocôndrias ocorre síntese proteica) e Lígia
Resp.: A

09) Muitos leucócitos têm importante papel fagocitário no organismo. Após fagocitar algum material, ocorre fusão do fagossomo (partícula fagocitada) com lisossomos primários, de modo a formar um vacúolo digestivo.
No caso da questão, se a membrana que envolve o fagossomo (ela é derivada da membrana plasmática) não se fundir com membranas internas, não haverá fusão com o lisossomo e, assim, sua função de digestão (lítica) não será executada.
Resp.: D

10) O acrossomo é uma vesícula presente na cabeça do espermatozoide, em cujo interior encontra-se a enzima hialuronidase, responsável pelo rompimento da camada de células que envolve o ovócito II, possibilitando a fecundação.
O acrossomo é derivado do complexo golgiense.
Resp.: C

11) Dentre as opções citadas, as hemácias só conseguem realizar a fermentação, um processo de obtenção de energia que ocorre no citosol.
Resp.: C

12) No interior dos peroxissomos ocorrem várias reações de oxidação, principalmente envolvendo ácidos graxos. Nestes processos oxidativos ocorre formação de peróxido de hidrogênio (H2O2) como um subproduto; essa substância é degradada pela ação da enzima catalase (peroxidase), presente nos peroxissomos.
Resp.: D


Newslatter

Cadastro Newsletter Assine nossa Newsletter Gratuitamente As notícias que você não pode perder diretamente em seu email. Inscreva-se e recebe a Newsletter.

Comentários