Questões sobre Platelmintos


01) (UFRGS/2020) A hidatidose cística é uma verminose provocada pelo Echinococcus granulosus, verme chamado popularmente de “tênia-anã”, enquanto a teníase tem como organismo causador a Taenia solium ou “tênia”.

Em relação às tênias, é correto afirmar que
A) a Taenia solium desenvolve os cisticercos nos músculos do boi, que é seu hospedeiro intermediário.
B) a Taenia solium e o Echinococcus granulosus são vermes com sistema digestório completo.
C) a Taenia solium desenvolve a fase larval em ambientes de água doce.
D) a Taenia solium e o Echinococcus granulosus pertencem ao grupo dos platelmintos, que engloba também espécies de vida livre.
E) a Taenia solium adulta realiza a reprodução no intestino do hospedeiro intermediário.

02) (Unichristus/2016)  Sobre a doença causada pelo parasita que possui o ciclo indicado abaixo, pode-se inferir que

A) o paciente com tal parasitose pode apresentar o seguinte quadro clínico: dores abdominais, perda de peso e perda de apetite.
B) sua profilaxia consiste na educação sanitária, na ação de cozinhar bem as carnes e no combate de vetores como o Culex.
C) é causada pela presença do verme nematoda, no intestino delgado do ser humano, podendo originar diarreia e dor abdominal.
D) é adquirida pelo homem quando ele ingere carne de porco contaminada com os ovos da tênia. Os ovos do parasita alojam-se no intestino delgado.
E) os principais sinais de tal parasitose são a dor de cabeça e a epilepsia. Porém, não é incomum haver casos totalmente assintomáticos.

03) (UFPR/2020) Para aumentar a produção agrícola em uma região marcada por forte sazonalidade climática, com períodos de seca prolongados, foram construídas barragens para melhorar a irrigação. A produção de alimentos aumentou, de fato. Porém, dadas as condições ruins de saneamento básico, também houve aumento de uma parasitose comum em países subdesenvolvidos. Qual foi a parasitose que aumentou como consequência dessa alteração feita pelo homem?
A) Difteria.
B) Teníase.
C) Hanseníase.
D) Esquistossomose.
E) Doença de Chagas

04) (FGV/2014) A difilobotríase é uma parasitose adquirida pela ingestão de carne de peixe crua, mal cozida, congelada ou defumada em temperaturas inadequadas, contaminada pela forma larval do agente etiológico. O ciclo do parasita envolve a liberação de proglotes pelas fezes humanas repletas de ovos, que eclodem na água e passam a se hospedar sequencialmente em pequenos crustáceos, em pequenos peixes e, finalmente, em peixes maiores que, ao serem ingeridos nas condições citadas, contaminam os seres humanos. As informações descritas sobre o ciclo da difilobotríase permite notar semelhanças com o ciclo da
A) teníase, grupo dos platelmintos.
B) esquistossomíase, grupo dos moluscos.
C) ascaridíase, grupo dos anelídeos.
D) tripanossomíase, grupo dos protozoários.
E) filaríase, grupo dos nematelmintes.

LEIA TAMBÉM  Exercícios Resolvidos de Biologia

05) (UEL/2019) Leia o texto a seguir.
A ocorrência de verminoses, como as causadas por platelmintos parasitas, está relacionada a situações socioeconômicas desfavoráveis. Frequentemente essas doenças afetam pessoas que vivem em condições precárias de habitação, saneamento e de maus hábitos de higiene.
Adaptado de LINHARES, S. ; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje. São Paulo: Ática. 2. ed. 2013, p. 132. v.2.

Com base nos conhecimentos sobre teníase, assinale a alternativa correta.
A) Uma característica da Taenia é a presença de tubo digestório, uma vez que esses parasitas precisam digerir o alimento retirado do intestino do hospedeiro.
B) O hospedeiro intermediário da Taenia solium é o boi e o da Taenia saginata é o porco e, em ambos os casos, a tênia adulta vive presa à parede do intestino grosso desses animais, de onde são eliminados os ovos produzidos por reprodução sexuada.
C) Uma parte importante do ciclo da teníase é quando as fezes do porco ou do boi, contaminadas por cisticercos, acidentalmente caem na água e são ingeridas pelos humanos.
D) O ser humano contamina-se ao ingerir carne crua ou mal cozida que contém cisticercos, os quais, no intestino delgado, sofrem algumas alterações e prendem-se à mucosa intestinal através do escólex.
E) A teníase, quando comparada com a cisticercose humana, é a forma mais grave da parasitose, porque neste caso, o ser humano fica por muito tempo liberando ovos de Taenia saginata no ambiente, podendo contaminar outras pessoas.

06) (UTFPR/2016) Muitas doenças humanas estão relacionadas à poluição ambiental causada pelo próprio homem. Algumas dessas doenças podem ser provenientes da contaminação das águas por esgotos domésticos não tratados.
Assinale a alternativa que relacione corretamente o grupo de seres vivos com a doença e com a água como possível meio de transmissão.
A) Bacterioses, como dengue e cólera.
B) Viroses, como amebíase e hepatite.
C) Protozooses, como meningite e leptospirose.
D) Verminoses, como esquistossomose e ascaridíase.
E) Micoses, como pediculose e sarna.

LEIA TAMBÉM  Questão Discursiva da UERJ 2019 sobre Relações Ecológicas

07) (Enem 2013 – PPL)Dupla humilhação destas lombrigas, humilhação de confessá-las a Dr. Alexandre, sério, perante irmãos que se divertem com tua fauna intestinal em perversas indagações: “Você vai ao circo assim mesmo? Vai levando suas lombrigas? Elas também pagam entrada, se não podem ver o espetáculo? E se, ouvindo lá de dentro, as gabarolas do palhaço, vão querer sair para fora, hem? Como é que você se arranja?” O que é pior: mínimo verme, quinze centímetros modestos, não mais — vermezinho idiota — enquanto Zé, rival na escola, na queda de braço, em tudo, se gabando mostra no vidro o novelo comprovador de seu justo gabo orgulhoso: ele expeliu, entre ohs! e ahs! de agudo pasmo familiar, formidável tênia porcina: a solitária de três metros.

ANDRADE, C. D. Boitempo. Rio de Janeiro: Aguiar, 1988.

O texto de Carlos Drummond de Andrade aborda duas parasitoses intestinais que podem afetar a saúde humana. Com relação às tênias, mais especificamente, a Taenia solium, considera-se que elas podem parasitar o homem na ocasião em que ele come carne de
A) peixe mal-assada.
B) frango mal-assada.
C) porco mal-assada.
D) boi mal-assada.
E) carneiro mal-assada.

08) (IF Sudeste/2017)  Marque a alternativa que complete as lacunas, de forma CORRETA, da seguinte frase:

“Os animais que pertencem ao filo dos platelmintos apresentam ______ folhetos embrionários, sendo, portanto _________________; possuem simetria __________ e são classificados como _____________.”
A) dois, diblásticos, radial, acelomados
B) três, triblásticos, bilateral, pseudocelomados
C) dois, diblásticos, bilateral, celomados
D) três, triblásticos, radial, celomados
E) três, triblásticos, bilateral, acelomados.

Resolução das Questões sobre Platelmintos

01) As tênias são vermes achatados, com corpo dividido em anéis (proglotes), pertencentes à Classe Cestoda do filo dos Platelmintos. São animais que não apresentam trato digestório, retirando os nutrientes já digeridos pelo hospedeiro.
Resp.: D

LEIA TAMBÉM  Questões sobre Viroses: Dengue, Aids, Chikungunya, Zika

02) A doença representada na figura é a teníase, cuja contaminação ocorre pela ingestão de carne de porco (no caso da Taenia solium) ou de boi (Taenia saginata), contaminada com cisticercos.
Como sintomas da teníase podem ser citados: dores abdominais, perda de peso, alterações de apetite, náuseas, cansaço….
Resp.: A

03) A esquistossomose pode ser uma doença que teve incidência aumentada, pelo fato de que em seu ciclo á há envolvimento de um caramujo como hospedeiro intermediário. Devido às más condições de saneamento, esgoto contendo ovos do parasita podem atingir a água da lagoa com a consequente liberação de larvas miracídios, que inavdem o caramujo e reproduzem assexuadamente originando larvas cercárias (que deixam o caramujo), infectantes para o ser humano.
Resp.: D

04) A presença de corpo dividido em proglotes; contaminação por ingestão de carne contaminada; presença de estágio larval… são características das tênias, vermes pertencentes ao filo dos platelmintos.
Resp.: A

05) As tênias são vermes achatados, sem trato digestório, pertencentes ao filo dos platelmintos. A Taenia solium tem o porco como hospedeiro intermediário, enquanto a Taenia saginata possui o boi como hospedeiro intermediário; são, portanto, vermes digenéticos (heteroxênicos). O ser humano se contamina ao ingerir carne (porco ou boi), mal passada (mal cozida), contendo cisticercos.
Resp.: D

06) A dengue é uma doença viral (transmitida pela picada de artrópodes); a amebíase é uma protozoose; meningite e leptospirose são doenças bacterianas; pediculose é causada por insetos e sarna (escabiose) é uma doença causada por ácaros (aracnídeos).
A esquistossomose e a ascaridíase são exemplos de verminoses que têm a incidência aumentada na população humana quando não há tratamento de esgoto.
Resp.: D

07) A contaminação por Taenia solium ocorre quando o homem come carne de porco mal passada, contaminada com cisticercos.
Resp.: C

08) Os platelmintos são vermes com 3 folhetos embrionários (triblásticos), com simetria bilateral e acelomados.
Resp.: E

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *