Biologia

Questões sobre Platelmintos

01) (Campo Real/2023) Sobre o filo Platyhelminthes, é correto afirmar que esses organismos
A) são acelomados.
B) são animais diblásticos.
C) não realizam reprodução sexuada.
D) possuem sistema circulatório incompleto.
E) realizam trocas gasosas pelos protonefrídios.

02) (Famerp/2021) O Senado Federal aprovou em 24.06.2020 o projeto de lei que estabelece o novo marco regulatório do saneamento básico. O secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura da Sepec/ME, Diogo Mac Cord, destaca a importância da aprovação do novo marco regulatório para os brasileiros em quatro pilares: o da saúde pública, o ambiental, o econômico e o financeiro. “Estamos falando de até seis mil recém-nascidos que morrem por ano vítimas de doenças decorrentes da falta de saneamento básico. São mais de cem milhões de brasileiros que atualmente não têm acesso à rede de esgoto”, explica o secretário.

(www.gov.br. Adaptado.)

Publicidade

A falta de saneamento básico em muitas cidades brasileiras está relacionada à transmissão de diversas doenças, entre as quais estão
A) a leishmaniose, a dengue e a ascaridíase.
B) a doença de Chagas, o escorbuto e a toxoplasmose.
C) a filariose, a meningite e a hepatite B.
D) a febre amarela, a malária e a giardíase.
E) a amebíase, a esquistossomose e a cólera.

03) (UFRGS/2020) A hidatidose cística é uma verminose provocada pelo Echinococcus granulosus, verme chamado popularmente de “tênia-anã”, enquanto a teníase tem como organismo causador a Taenia solium ou “tênia”.

Publicidade

Em relação às tênias, é correto afirmar que
A) a Taenia solium desenvolve os cisticercos nos músculos do boi, que é seu hospedeiro intermediário.
B) a Taenia solium e o Echinococcus granulosus são vermes com sistema digestório completo.
C) a Taenia solium desenvolve a fase larval em ambientes de água doce.
D) a Taenia solium e o Echinococcus granulosus pertencem ao grupo dos platelmintos, que engloba também espécies de vida livre.
E) a Taenia solium adulta realiza a reprodução no intestino do hospedeiro intermediário.

04) (Unichristus/2016)  Sobre a doença causada pelo parasita que possui o ciclo indicado abaixo, pode-se inferir que

A) o paciente com tal parasitose pode apresentar o seguinte quadro clínico: dores abdominais, perda de peso e perda de apetite.
B) sua profilaxia consiste na educação sanitária, na ação de cozinhar bem as carnes e no combate de vetores como o Culex.
C) é causada pela presença do verme nematoda, no intestino delgado do ser humano, podendo originar diarreia e dor abdominal.
D) é adquirida pelo homem quando ele ingere carne de porco contaminada com os ovos da tênia. Os ovos do parasita alojam-se no intestino delgado.
E) os principais sinais de tal parasitose são a dor de cabeça e a epilepsia. Porém, não é incomum haver casos totalmente assintomáticos.

05) (UFPR/2020) Para aumentar a produção agrícola em uma região marcada por forte sazonalidade climática, com períodos de seca prolongados, foram construídas barragens para melhorar a irrigação. A produção de alimentos aumentou, de fato. Porém, dadas as condições ruins de saneamento básico, também houve aumento de uma parasitose comum em países subdesenvolvidos. Qual foi a parasitose que aumentou como consequência dessa alteração feita pelo homem?
A) Difteria.
B) Teníase.
C) Hanseníase.
D) Esquistossomose.
E) Doença de Chagas

06) (FGV/2014) A difilobotríase é uma parasitose adquirida pela ingestão de carne de peixe crua, mal cozida, congelada ou defumada em temperaturas inadequadas, contaminada pela forma larval do agente etiológico. O ciclo do parasita envolve a liberação de proglotes pelas fezes humanas repletas de ovos, que eclodem na água e passam a se hospedar sequencialmente em pequenos crustáceos, em pequenos peixes e, finalmente, em peixes maiores que, ao serem ingeridos nas condições citadas, contaminam os seres humanos. As informações descritas sobre o ciclo da difilobotríase permite notar semelhanças com o ciclo da
A) teníase, grupo dos platelmintos.
B) esquistossomíase, grupo dos moluscos.
C) ascaridíase, grupo dos anelídeos.
D) tripanossomíase, grupo dos protozoários.
E) filaríase, grupo dos nematelmintes.

07) (UEL/2019) Leia o texto a seguir.
A ocorrência de verminoses, como as causadas por platelmintos parasitas, está relacionada a situações socioeconômicas desfavoráveis. Frequentemente essas doenças afetam pessoas que vivem em condições precárias de habitação, saneamento e de maus hábitos de higiene.
Adaptado de LINHARES, S. ; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje. São Paulo: Ática. 2. ed. 2013, p. 132. v.2.

Com base nos conhecimentos sobre teníase, assinale a alternativa correta.
A) Uma característica da Taenia é a presença de tubo digestório, uma vez que esses parasitas precisam digerir o alimento retirado do intestino do hospedeiro.
B) O hospedeiro intermediário da Taenia solium é o boi e o da Taenia saginata é o porco e, em ambos os casos, a tênia adulta vive presa à parede do intestino grosso desses animais, de onde são eliminados os ovos produzidos por reprodução sexuada.
C) Uma parte importante do ciclo da teníase é quando as fezes do porco ou do boi, contaminadas por cisticercos, acidentalmente caem na água e são ingeridas pelos humanos.
D) O ser humano contamina-se ao ingerir carne crua ou mal cozida que contém cisticercos, os quais, no intestino delgado, sofrem algumas alterações e prendem-se à mucosa intestinal através do escólex.
E) A teníase, quando comparada com a cisticercose humana, é a forma mais grave da parasitose, porque neste caso, o ser humano fica por muito tempo liberando ovos de Taenia saginata no ambiente, podendo contaminar outras pessoas.

08) (UTFPR/2016) Muitas doenças humanas estão relacionadas à poluição ambiental causada pelo próprio homem. Algumas dessas doenças podem ser provenientes da contaminação das águas por esgotos domésticos não tratados.
Assinale a alternativa que relacione corretamente o grupo de seres vivos com a doença e com a água como possível meio de transmissão.
A) Bacterioses, como dengue e cólera.
B) Viroses, como amebíase e hepatite.
C) Protozooses, como meningite e leptospirose.
D) Verminoses, como esquistossomose e ascaridíase.
E) Micoses, como pediculose e sarna.

09) (Enem 2013 – PPL) Dupla humilhação destas lombrigas, humilhação de confessá-las a Dr. Alexandre, sério, perante irmãos que se divertem com tua fauna intestinal em perversas indagações: “Você vai ao circo assim mesmo? Vai levando suas lombrigas? Elas também pagam entrada, se não podem ver o espetáculo? E se, ouvindo lá de dentro, as gabarolas do palhaço, vão querer sair para fora, hem? Como é que você se arranja?” O que é pior: mínimo verme, quinze centímetros modestos, não mais — vermezinho idiota — enquanto Zé, rival na escola, na queda de braço, em tudo, se gabando mostra no vidro o novelo comprovador de seu justo gabo orgulhoso: ele expeliu, entre ohs! e ahs! de agudo pasmo familiar, formidável tênia porcina: a solitária de três metros.

ANDRADE, C. D. Boitempo. Rio de Janeiro: Aguiar, 1988.

O texto de Carlos Drummond de Andrade aborda duas parasitoses intestinais que podem afetar a saúde humana. Com relação às tênias, mais especificamente, a Taenia solium, considera-se que elas podem parasitar o homem na ocasião em que ele come carne de
A) peixe mal-assada.
B) frango mal-assada.
C) porco mal-assada.
D) boi mal-assada.
E) carneiro mal-assada.

10) (IF Sudeste/2017)  Marque a alternativa que complete as lacunas, de forma CORRETA, da seguinte frase:

“Os animais que pertencem ao filo dos platelmintos apresentam ______ folhetos embrionários, sendo, portanto _________________; possuem simetria __________ e são classificados como _____________.”
A) dois, diblásticos, radial, acelomados
B) três, triblásticos, bilateral, pseudocelomados
C) dois, diblásticos, bilateral, celomados
D) três, triblásticos, radial, celomados
E) três, triblásticos, bilateral, acelomados.

11) (UEPG/2022) Sobre o filo Platelminto, assinale o que for correto.
01) Nesse filo, as espécies de vida livre e de vida parasitária agrupadas nas classes Turbellaria, Trematoda e Cestoda apresentam como principal característica morfológica corpo achatado dorsoventralmente com simetria bilateral.
02) De modo geral, espécies pertencentes às classes Turbellaria e Cestoda são hermafroditas; enquanto algumas espécies pertencentes à classe Trematoda, como por exemplo a espécie Schistosoma mansoni, são dioicas.
04) Representantes da classe Cestoda, como as espécies Taenia solium e Taenia saginata, apresentam corpo constituído por uma série de
elementos, como escólex (cabeça), pescoço (colo) e proglótides (anéis).
08) Entre as principais características morfológicas da classe Trematoda, destaca-se a presença de ventosas (oral e acetabular), estruturas que servem de fixação no corpo do hospedeiro.

Resolução das Questões sobre Platelmintos

01) Os platelmintos são vermes de corpo achatado, acelomados e com simetria bilateral. Correspondem ao 1º grupo de organismos na escala evolutiva a apresentar uma tendência à cefalização.
Resp.: A

02) A ausência de saneamento básico contribui para um elevado índice de ocorrência de doenças veiculadas pela água, como a amebíase (uma protozoose), a esquistossomose (causada por um platelminto, cuja larva infectante – cercária – fica na água) e cólera (uma doença bacteriana).
Resp.: E

03) As tênias são vermes achatados, com corpo dividido em anéis (proglotes), pertencentes à Classe Cestoda do filo dos Platelmintos. São animais que não apresentam trato digestório, retirando os nutrientes já digeridos pelo hospedeiro.
Resp.: D

04) A doença representada na figura é a teníase, cuja contaminação ocorre pela ingestão de carne de porco (no caso da Taenia solium) ou de boi (Taenia saginata), contaminada com cisticercos.
Como sintomas da teníase podem ser citados: dores abdominais, perda de peso, alterações de apetite, náuseas, cansaço….
Resp.: A

05) A esquistossomose pode ser uma doença que teve incidência aumentada, pelo fato de que em seu ciclo á há envolvimento de um caramujo como hospedeiro intermediário. Devido às más condições de saneamento, esgoto contendo ovos do parasita podem atingir a água da lagoa com a consequente liberação de larvas miracídios, que invadem o caramujo e reproduzem assexuadamente originando larvas cercárias (que deixam o caramujo), infectantes para o ser humano.
Resp.: D

06) A presença de corpo dividido em proglotes; contaminação por ingestão de carne contaminada; presença de estágio larval… são características das tênias, vermes pertencentes ao filo dos platelmintos.
Resp.: A

07) As tênias são vermes achatados, sem trato digestório, pertencentes ao filo dos platelmintos. A Taenia solium tem o porco como hospedeiro intermediário, enquanto a Taenia saginata possui o boi como hospedeiro intermediário; são, portanto, vermes digenéticos (heteroxênicos). O ser humano se contamina ao ingerir carne (porco ou boi), mal passada (mal cozida), contendo cisticercos.
Resp.: D

08) A dengue é uma doença viral (transmitida pela picada de artrópodes); a amebíase é uma protozoose; meningite e leptospirose são doenças bacterianas; pediculose é causada por insetos e sarna (escabiose) é uma doença causada por ácaros (aracnídeos).
A esquistossomose e a ascaridíase são exemplos de verminoses que têm a incidência aumentada na população humana quando não há tratamento de esgoto.
Resp.: D

09) A contaminação por Taenia solium ocorre quando o homem come carne de porco mal passada, contaminada com cisticercos.
Resp.: C

10) Os platelmintos são vermes com 3 folhetos embrionários (triblásticos), com simetria bilateral e acelomados.
Resp.: E

11) Todos os itens citados estão corretos.
Resp.: 15 (01 + 02 + 04 + 08)

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *