Questões sobre Proteínas

Por Atualizado em 02/03/2019 12:09

01) (Dinâmica/2019 – Medicina)   Príons (ou priões) são agentes infecciosos que não possuem nenhum ácido nucleico, sendo constituídos exclusivamente por um único tipo de proteína estruturalmente modificada que tem a capacidade de converter proteínas semelhantes e normais em proteínas alteradas quanto a conformação tridimensional. Tais proteínas alteradas se agregam e causam danos em células nervosas. Uma forma como os príons podem ser transmitidos à população humana e causar doenças neuronais graves é através dos alimentos contaminados, e os mais comuns são:
A) Óleos.
B) Frutas.
C) Carnes.
D) Massas.

02) (Enem/2014) Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores.
O Hoje, 15 out. 2011 (adaptado).

Para suprir o déficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em
A) vitaminas A e E.
B) frutose e sacarose.
C) aminoácidos naturais.
D) aminoácidos essenciais.
E) ácidos graxos saturados.

03) (Unipac/2013) Apesar da carne bovina ser frequente na dieta humana, a proteína bovina não é encontrada em nosso corpo. Isso ocorre porque:
A) o ser humano não possui enzimas para digerir as proteínas da carne bovina.
B) as vitaminas da carne bovina desnaturam durante o cozimento.
C) a proteína bovina sofre digestão e os aminoácidos liberados são usados na produção de proteínas humanas.
D) os lipídios presentes na carne bovina impermeabilizam suas proteínas, impedindo a absorção.
E) os aminoácidos presentes na carne bovina são diferentes daqueles usados pelas células humanas.

04) (UECE/2016.2) Atente-se à seguinte representação química-estrutural de um aminoácido.

Considerando a figura acima, assinale a afirmação verdadeira.
A) Observa-se a presença de um carbono central α (alfa) responsável pela diferenciação entre os 20 aminoácidos.
B) O quarto ligante é um radical chamado genericamente de R ou cadeia lateral R, de forma constante ou inalterada nos 20 aminoácidos.
C) Um grupamento carboxila, um grupamento amina, um grupo R e um átomo de hidrogênio estão ligados ao carbono central.
D) Além desses 20 tipos de aminoácidos principais, há alguns aminoácidos especiais que só aparecem em alguns tipos de proteínas e não possuem o grupo amina.

05) (Souza Marques/2014) Ecos de uma dieta pobre
Pesquisa feita na UNESP, em Botucatu, dividiu ratas grávidas em dois grupos. O primeiro grupo recebeu dieta com 17% de proteínas e o segundo recebeu dieta com apenas 6% de proteínas.
No segundo grupo, os filhotes desmamados (com 3 semanas) apresentaram maior expressão dos genes produtores de lactase e adultos (com 16 semanas) apresentavam grande atividade de sacarase. Além disso, ambos apresentavam grande atividade do transportador de glicose pela membrana das células intestinais, conhecido como SGLT1.
(Baseado em Ciência Hoje-set. 2012)

Segundo os resultados da pesquisa, uma alimentação pobre em proteínas tem como consequência
A) maior obesidade porque resulta em maior absorção de glicídios.
B) menor ação de genes porque leva à falta de aminoácidos para a produção de proteínas.
C) dificuldade de reprodução celular, devido à dificuldade de duplicação de DNA.
D) problemas no desenvolvimento, uma vez que a transcrição e a tradução de genes estará prejudicada.
E) tendência a grande atividade metabólica com grande perda de energia.

06) (PUC-RJ/2010) Atletas devem ter uma alimentação rica em proteínas e carboidratos. Assim devem consumir preferencialmente os seguintes tipos de alimentos, respectivamente:
A) verduras e legumes pobres em amido.
B) óleos vegetais e verduras.
C) massas e derivados de leite.
D) farináceos e carnes magras.
E) carnes magras e massas.

07) (UECE/2015.2) As proteínas observadas na natureza evoluíram pela pressão seletiva para efetuar funções específicas, e suas propriedades funcionais dependem da sua estrutura tridimensional. Sobre essas biomoléculas, é correto afirmar que
A) a estrutura tridimensional das proteínas surge porque sequências de aminoácidos em cadeias polipeptídicas se enovelam a partir de uma cadeia enovelada em domínios compactos com estruturas tridimensionais específicas.
B) as cadeias polipeptídicas das proteínas são normalmente compostas por 20 aminoácidos diferentes que são ligados não covalentemente durante o processo de síntese pela formação de uma ligação peptídica.
C) as interações que governam o enovelamento e a estabilidade das proteínas são: interações não covalentes, forças eletrostáticas, interações de Van de Waals, pontes de hidrogênio e interações hidrofóbicas.
D) os 20 aminoácidos que compõem proteínas possuem em comum somente o Carbono alfa e o grupamento amino (NH2).

08) (FUVEST) Os carboidratos, os lipídios e as proteínas constituem material estrutural e de reserva dos seres vivos. Qual desses componentes orgânicos é mais abundante no corpo de uma planta e de um animal?
A) Proteínas em plantas e animais.
B) Carboidratos em plantas e animais.
C) Lipídios em plantas e animais.
D) Carboidratos nas plantas e proteínas nos animais.
E) Proteínas nas plantas e lipídios nos animais.

09) (UFCSPA) Proteínas são moléculas grandes com muitas funções metabólicas e estruturais. Associe os diferentes tipos de proteínas (coluna da esquerda) às respectivas funções nos organismos (coluna da direita).
1. Actina
2. Hemoglobina
3. Amilase
4. Glucagom
(   ) Proteína catalisadora
(   ) Proteína reguladora
(   ) Proteína estrutural
(   ) Proteína transportadora

A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
A) 1 – 4 – 2 – 3
B) 3 – 2 – 4 – 1
C) 3 – 4 – 1 – 2
D) 4 – 2 – 1 – 3
E) 4 – 3 – 2 – 1

 

Gabarito das Questões sobre Proteínas

01) Como aparece no enunciado, os príons são moléculas proteicas alteradas. Assim, a forma de contaminação por príons é através de alimentos ricos em proteínas como, por exemplo, carnes.
Resp.: C

02) Os aminoácidos essenciais (ou indispensáveis) são aqueles que o organismo humano não consegue produzir. Dessa forma, ao realizarem uma dieta sem proteínas, os produtores rurais deveriam receber uma suplementação alimentar em tais aminoácidos.
Resp.: D

03) As proteínas ingeridas na carne são macromoléculas, que não entram nas células. Tais proteínas precisam de sofrer digestão (inicia no estômago por ação da enzima pepsina e termina no intestino delgado), com a consequente liberação de aminoácidos. Estes serão absorvidos e utilizados na produção de proteínas do próprio indivíduo conforme sua programação genética.
Resp.: C

04) O segundo carbono (da direita para a esquerda) é o carbono alfa (a), onde se encontra ligado o grupo R. É exatamente este grupo que varia de um aminoácido para outro.
No carbono alfa, além do grupo R, encontra-se ligado um átomo de hidrogênio, um grupo amino (-NH2) e um grupo carboxila (-COOH).
Resp.: C

05) No grupo 2, que teve dieta com restrição de proteínas, observou-se uma maior atividade da enzima sacarase e da enzima lactase, enzimas que atuam sobre dissacarídios, com a consequente liberação de monossacarídios, que serão absorvidos pelo organismo. Além disso, foi constatado um aumento na atividade do transportador de glicose pela membrana plasmática, o que indica que a absorção de açúcares ficou mais intensa nesses ratos.
Resp.: A

06) As proteínas são compostos orgânicos encontrados em maior quantidade nos alimentos de origem animal, enquanto os carboidratos são abundantes em alimentos de origem vegetal, como as massas (à base de amido).
Resp.: E

07) As proteínas são macromoléculas formadas por aminoácidos que, no caso da espécie humana, são em número de vinte. Devido à existência de atrações intermoleculares entre esses aminoácidos (interações não covalentes, interações hidrofóbicas, atrações de Van der Waals, ligações de hidrogênio e atrações eletrostáticas) forma-se uma estrutura tridimensional (estrutura terciária) da proteína, intimamente relacionada à função biológica.
Os diferentes aminoácidos têm em comum o carbono alfa, o grupo amino, o grupo carboxila e um átomo de hidrogênio.
Resp.: C

08) Nas plantas, os carboidratos são o grupo de composto orgânico mais abundante (celulose como componente de parede celular e amido como reserva energética são bons exemplos), enquanto nos animais há predomínio de proteínas.
Resp.: D

09) A actina é uma proteína com papel estrutural, de fundamental importância ao processo de contração muscular. A hemoglobina, encontrada no interior das hemácias, está relacionada com o transporte de gás oxigênio. A amilase é uma enzima, portanto, tem função catalisadora. O glucagom é um hormônio produzido pelo pâncreas, com ação hiperglicemiante.
Resp.: C


Questões sobre Proteínas
5 (100%) 3 vote[s]

Comentários