Questões sobre Respiração Celular – Parte 2

01) (UEA/2014) A respiração celular é um processo aeróbico com rendimento energético elevado. Já a fermentação, cujo rendimento energético é menor, é um processo anaeróbico.
Ambos os processos

A) ocorrem tanto no citoplasma como nas mitocôndrias.
B) produzem obrigatoriamente gás carbônico e água.
C) são reações bioquímicas para a produção de ATP.
D) dependem do gás oxigênio para a degradação da glicose.
E) não ocorrem na mesma célula, ou no mesmo tecido.

02) (UDESC/2009) A glicólise é um processo que compreende dez reações químicas, cada uma delas com a participação de uma enzima específica.

Assinale a alternativa correta em relação à glicólise anaeróbica.
A) É o processo responsável pela quebra da glicose, transformando-a em piruvato ou ácido pirúvico.
B) É realizada apenas em células animais e procariontes heterotróficos.
C) Promove a quebra da glicose no interior da mitocôndria.
D) Libera energia na forma de 38 ATPs.
E) Transforma ácido lático em ácido pirúvico.

03) (Faminas/2017) “No ciclo de Krebs, o acetil-CoA liga-se a um composto de quatro átomos de carbono, o ácido _______________, existente na matriz, e forma-se um composto com seis átomos de carbono, o ácido _______________.”
(LINHARES, Sérgio. GEWANDSZNAJDEW, Fernando. Biologia volume único. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2009.)

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) isocítrico / cítrico
B) isocítrico / sucínico
C) oxalacético / cítrico
D) oxalacético / cetoglutárico

04) (Enem/2010) Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos.

Descobertos há mais de 3 000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loricíferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e uma carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias.

(LOPES, R.J. Italianos descobrem animal que vive em água sem oxigênio. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br . Acesso em: 10 abr. 2010 (Adaptado)

Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos loricíferos?
A) S e CH4
B) S e NO3
C) H2 e NO3
D) CO2 e CH4
E) H2 e CO2

05) (Fupac/2013) Em janeiro de 2013, um grave incêndio em uma boate na cidade de Santa Maria (RS) provocou a morte de 242 pessoas. A perícia constatou que a morte foi causada pelos gases cianeto e monóxido de carbono. Sabe-se que o cianeto se liga ao íon férrico (Fe3+) da citocromo c oxidase, presente nas cristas mitocondriais.

A) a inibição do transporte de oxigênio pelas hemácias.
B) o bloqueio da síntese acoplada de ATP.
C) a inibição da bomba de Na+ e K+ nos neurônios.
D) o bloqueio da produção de NADPH no ciclo de Krebs.
E) a inversão do sentido de condução do impulso nervoso.

Gabarito das Questões sobre Respiração Celular – Parte 2

01) Tanto a fermentação como a respiração aeróbia são processos bioquímicos que têm por objetivo a produção de energia (ATP) a partir da quebra de moléculas de elevado conteúdo energético como, por exemplo, a glicose.
Resp.: C

02) A glicólise é a primeira etapa do processo de respiração celular e ocorre no citosol. Nesta etapa, a molécula de glicose é quebrada em 2 moléculas de ácido pirúvico (piruvato). Essa etapa também ocorre nos processos de fermentação lática e fermentação alcoólica.
Resp.: A

03) No ciclo de Krebs, o ácido oxaloacético (4 carbonos) é reagente inicial e produto final. A reação do ácido oxaloacético com o acetil (composto de 2 carbonos) forma o ácido cítrico (com 6 carbonos)..
Resp.: C

04) O oxigênio tem o papel de receber elétrons no processo respiratório; é um agente oxidante. Logo, para substituí-lo, precisamos de espécies químicas que também possuam essa capacidade. O H2, o CO2 e o CH4 são moléculas apolares e, portanto, não são agentes oxidantes. O enxofre é um agente oxidante (forma o ânion sulfeto – S2) e o nitrato reduz a nitrito (NO2)
Resp.: B

05) O enunciado deixa a pista da ação da enzima citada. Como ela é integrante das critas mitocondriais, local de maior produção de ATP nas células, a inibição de tal enzima acarretará uma redução na produção de ATP
Resp.: B

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.