Biologia

Questões sobre Respiração Celular – Parte 2

01) (UVV/2022-2) Todos os seres vivos dependem de uma fonte de energia, a partir da qual, sintetizam as moléculas de ATP essenciais às suas atividades celulares. O processo aeróbio ou respiração aeróbia é realizado por muitos procariontes, protistas, fungos, plantas e animais e faz uso do oxigênio como aceptor final de elétrons e prótons na cadeia respiratória. Entretanto, alguns organismos sintetizam ATP sem envolver a cadeia respiratória. Esse é o exemplo de processo anaeróbio, denominado fermentação, no qual o aceptor final de hidrogênio é um composto orgânico. Tanto na respiração anaeróbia como na fermentação, a glicose é degradada no citosol e, a partir dessa etapa, observam-se diferenças metabólicas importantes.
Disponível em: Lopes, Sônia; Rosso, Sergio. Biologia. 3. ed. Saraiva: São Paulo, 2016. Acesso em: 12/01/2022. (Adaptações).

Nas propostas abaixo, escolha a opção considerada correta.
A) Na respiração aeróbia, a glicose é degradada até lactato que, após descarboxilação, atravessa a membrana da mitocôndria para gerar acetil-CoA.
B) Na fase aeróbia, o Ciclo de Krebs é denominado de “a grande encruzilhada metabólica”, porque, tanto gorduras, proteínas e vitaminas do complexo B, geram o acetil-CoA.
C) Na cadeia respiratória, ocorre uma série de reações de oxido-redução envolvendo transportadores de hidrogênios como NAD+, NADP+, FAD, citocromos e clorofilas.
D) Em leveduras, a glicose é degradada no citosol até a etapa de piruvado quando, então, passa para a mitocôndria para ser descarboxilada e reduzida, dando origem ao etanol.
E) A insuficiência de oxigênio em uma pessoa sob atividade física intensa leva as células musculares a degradarem anaerobiamente a glicose até lactato, que é, posteriormente, transformada em glicose.

02) (FCMMG/2021-2) Segundo Carrara et al. (2009), o sangue saturado de oxigênio tem um espectro de absorção de luz diferente do sangue não saturado de oxigênio. Assim, a quantidade de luz no espectro vermelho e infravermelho absorvida pelo sangue pode ser utilizada para calcular a taxa da hemoglobina oxigenada em relação à hemoglobina total no sangue arterial. Sendo assim, foi desenvolvido um aparelho denominado oxímetro de dedo (mostrado na imagem abaixo), que é capaz de dosar a saturação de oxigênio no sangue através da emissão de luz LED.
O oxímetro detecta apenas fluxo pulsátil.

Publicidade

Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos, é CORRETO afirmar que a importância de se manter a saturação de oxigênio no sangue está relacionado à(ao):
A) baixa quantidade obtida desse gás com a fotólise da água no nosso organismo.
B) função do oxigênio de produzir matéria prima para a produção de energia.
C) transporte ineficiente do oxigênio para as células do nosso organismo.
D) importância da presença dessa molécula no final da cadeia respiratória.

03) (UEA/2014) A respiração celular é um processo aeróbico com rendimento energético elevado. Já a fermentação, cujo rendimento energético é menor, é um processo anaeróbico.
Ambos os processos

Publicidade

A) ocorrem tanto no citoplasma como nas mitocôndrias.
B) produzem obrigatoriamente gás carbônico e água.
C) são reações bioquímicas para a produção de ATP.
D) dependem do gás oxigênio para a degradação da glicose.
E) não ocorrem na mesma célula, ou no mesmo tecido.

04) (UDESC) A glicólise é um processo que compreende dez reações químicas, cada uma delas com a participação de uma enzima específica.

Assinale a alternativa correta em relação à glicólise anaeróbica.
A) É o processo responsável pela quebra da glicose, transformando-a em piruvato ou ácido pirúvico.
B) É realizada apenas em células animais e procariontes heterotróficos.
C) Promove a quebra da glicose no interior da mitocôndria.
D) Libera energia na forma de 38 ATPs.
E) Transforma ácido lático em ácido pirúvico.

05) (Faminas/2017) “No ciclo de Krebs, o acetil-CoA liga-se a um composto de quatro átomos de carbono, o ácido _______________, existente na matriz, e forma-se um composto com seis átomos de carbono, o ácido _______________.”
(LINHARES, Sérgio. GEWANDSZNAJDEW, Fernando. Biologia volume único. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2009.)

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) isocítrico / cítrico
B) isocítrico / sucínico
C) oxalacético / cítrico
D) oxalacético / cetoglutárico

06) (Enem) Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos.

Descobertos há mais de 3 000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loricíferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e uma carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias.

(LOPES, R.J. Italianos descobrem animal que vive em água sem oxigênio. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br . Acesso em: 10 abr. 2010 (Adaptado)

Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos loricíferos?
A) S e CH4
B) S e NO3
C) H2 e NO3
D) CO2 e CH4
E) H2 e CO2

07) (Fupac/2013) Em janeiro de 2013, um grave incêndio em uma boate na cidade de Santa Maria (RS) provocou a morte de 242 pessoas. A perícia constatou que a morte foi causada pelos gases cianeto e monóxido de carbono. Sabe-se que o cianeto se liga ao íon férrico (Fe3+) da citocromo c oxidase, presente nas cristas mitocondriais.

A) a inibição do transporte de oxigênio pelas hemácias.
B) o bloqueio da síntese acoplada de ATP.
C) a inibição da bomba de Na+ e K+ nos neurônios.
D) o bloqueio da produção de NADPH no ciclo de Krebs.
E) a inversão do sentido de condução do impulso nervoso.

08) (Uni-Facef/2020)  A respiração celular é fundamental para a sobrevivência da maioria dos seres vivos. Ela garante um aporte elevado de ATP, utilizado em várias reações metabólicas que ocorrem nas células. Nas etapas da respiração celular,

A) ocorre elevada síntese de ATP em anaerobiose na cadeia respiratória.
B) ocorrem descarboxilações e desidrogenações durante o ciclo de Krebs.
C) ocorre transferência de elétrons pelos citocromos durante o ciclo de Krebs.
D) ocorre formação de moléculas de piruvato durante a glicólise em aerobiose.
E) ocorre consumo de gás hidrogênio e formação de ATPs durante a glicólise.

09) (F.M.Campos/2022) A membrana interna da mitocôndria possui 80% de proteínas na sua composição. É o maior teor de proteína em uma membrana celular. O motivo dessa grande quantidade de proteínas é que elas atuam como
A) enzimas do ciclo de Krebs e bombas de prótons.
B) componentes do ciclo da ureia e do ácido cítrico.
C) transportadoras de íons e de enzima piruvato quinase.
D) enzimas da oxidação dos ácidos graxos e da glicólise.
E) enzimas da cadeia transportadora de elétrons e da ATP sintase.

Gabarito das Questões sobre Respiração Celular – Parte 2

01) 
A) Falsa. Na glicólise a glicose é quebrada até ácido pirúvico (piruvato),  que entra na mitocôndria onde é descarboxilado originando acetil.
B) Falsa. As vitaminas do complexo B não originam acetil.
C) Falsa. As clorofilas não participam da cadeia respiratória.
D) Falsa. A produção de etanol acontece no citosol.
E) Verdadeira.

02) O gás oxigênio tem importantíssimo papel como aceptor final de íons H+ na cadeia respiratória, fase final da respiração celular, e fase com maior produção de ATP.
Resp.: D

03) Tanto a fermentação como a respiração aeróbia são processos bioquímicos que têm por objetivo a produção de energia (ATP) a partir da quebra de moléculas de elevado conteúdo energético como, por exemplo, a glicose.
Resp.: C

04) A glicólise é a primeira etapa do processo de respiração celular e ocorre no citosol. Nesta etapa, a molécula de glicose é quebrada em 2 moléculas de ácido pirúvico (piruvato). Essa etapa também ocorre nos processos de fermentação lática e fermentação alcoólica.
Resp.: A

05) No ciclo de Krebs, o ácido oxaloacético (4 carbonos) é reagente inicial e produto final. A reação do ácido oxaloacético com o acetil (composto de 2 carbonos) forma o ácido cítrico (com 6 carbonos)..
Resp.: C

06) O oxigênio tem o papel de receber elétrons no processo respiratório; é um agente oxidante. Logo, para substituí-lo, precisamos de espécies químicas que também possuam essa capacidade. O H2, o CO2 e o CH4 são moléculas apolares e, portanto, não são agentes oxidantes. O enxofre é um agente oxidante (forma o ânion sulfeto – S2) e o nitrato reduz a nitrito (NO2)
Resp.: B

07) O enunciado deixa a pista da ação da enzima citada. Como ela é integrante das critas mitocondriais, local de maior produção de ATP nas células, a inibição de tal enzima acarretará uma redução na produção de ATP
Resp.: B

08) Analisando cada alternativa:
A) Falsa. Na cadeia respiratória ocorre síntese de ATP (fosforilação) em condições aeróbicas.
B) Verdadeira. Ao longo do ciclo de Krebs, hidrogênios e carbonos que integravam a molécula de glicose são eliminados.
C) Falsa. A transferência de elétrons pelos citocromos ocorre na cadeia respiratória.
D) Falsa. A glicólise ocorre em condição anaeróbica.
E) Falsa. Ocorre liberação de íons H+ na glicólise.
Resp.: B

09) É nas cristas mitocondriais que ocorre a maior produção de ATP no processo de respiração celular, com a transferência de elétrons pela cadeia de citocromos.
Resp.: E

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *