Questões sobre Segunda Lei de Mendel


01) (Enem/2013 – PPL) A mosca Drosophila, conhecida como mosca-das-frutas, é bastante estudada no meio acadêmico pelos geneticistas. Dois caracteres estão entre os mais estudados: tamanho da asa e cor do corpo, cada um condicionado por gene autossômico. Em se tratando do tamanho da asa, a característica asa vestigial é recessiva e a característica asa longa, dominante. Em relação à cor do indivíduo, a coloração cinza é recessiva e a cor preta, dominante.

Em um experimento, foi realizado um cruzamento entre indivíduos heterozigotos para os dois caracteres, do qual foram geradas 288 moscas. Dessas, qual é a quantidade esperada de moscas que apresentam o mesmo fenótipo dos indivíduos parentais?
A) 288
B) 162
C) 108
D) 72
E) 54

02) (UFRGS/2018) A mosca Drosophila melanogaster é um organismo modelo para estudos genéticos e apresenta alguns fenótipos mutantes facilmente detectáveis em laboratório. Duas mutações recessivas, observáveis nessa mosca, são a das asas vestigiais (v) e a do corpo escuro (e).

Após o cruzamento de uma fêmea com asas vestigiais com um macho de corpo escuro, foi obtido o seguinte:

F1 – todos os machos e fêmeas com fenótipo selvagem.
F2 – 9/16 selvagem; 3/16 asas vestigiais; 3/16 corpo escuro; 1/16 asas vestigiais e corpo escuro.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos resultados obtidos para o cruzamento descrito.

( ) As proporções fenotípicas obtidas em F2 indicam ausência de dominância, pois houve alteração nas proporções esperadas.
( ) Os resultados obtidos em F2 indicam um di-hibridismo envolvendo dois genes autossômicos com segregação independente.
( ) As proporções obtidas em F2 estão de acordo com a segunda Lei de Mendel ou Princípio da segregação independente dos caracteres.
( ) Os pares de alelos desses genes estão localizados em cromossomos homólogos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) V – V – F – F.
B) V – F – V – F.
C) V – F – F – V.
D) F – F – V – V.
E) F – V – V – F.

03) (Unicid/2015) Em sementes de ervilha, os alelos V e R condicionam, respectivamente, coloração amarela e a textura lisa, e os alelos v e r condicionam, respectivamente, a coloração verde e a textura rugosa. Tais alelos são autossômicos e segregam de forma independente.

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Para obtenção de plantas em F1, que produzam sementes com fenótipos amarelos lisos, amarelos rugosos, verdes lisos e verdes rugosos, em igual proporção, é necessário cruzar parentais cujos genótipos são:
A) VvRR × Vvrr.
B) VvRr × VvRr.
C) vvRr × vvrr.
D) VVRR × vvrr.
E) Vvrr × vvRr.

04) (UEPG/2016) A figura abaixo esquematiza dois dos sete pares de cromossomos homólogos de uma célula de ervilha. A cor da pétala da ervilha é determinada pelos alelos dominante (B) para púrpura e recessivo (b) para cor branca. O alelo dominante (R) determina a forma lisa da ervilha, enquanto o recessivo (r) gera formato rugoso.

Com relação aos conceitos fundamentais em genética e mendelismo, assinale o que for correto.

01) A frequência e tipos de gametas formados a partir da célula representada na figura é de 25% BR, 25% Br, 25% bR e 25% br.
02) O número 2 aponta a condição heterozigota para a característica da cor da pétala da ervilha.
04) O loco gênico para a forma da ervilha é mostrado em 3.
08) A combinação genotípica demonstrada na figura resulta em fenótipo de cor da pétala branca e forma da ervilha rugosa.
16) Em 1, as linhas apontam o par de cromossomos homólogos.

05) (UFRGS/2016) No milho, grãos púrpura são dominantes em relação a amarelos, e grãos cheios são dominantes em relação a murchos. Do cruzamento entre duas plantas, foi obtida uma prole com as seguintes proporções: 25% de grãos púrpura e cheios; 25% de grãos amarelos e cheios; 25% de grãos púrpura e murchos; 25% de grãos amarelos e murchos.

Sabendo que uma das plantas parentais era totalmente homozigota, assinale a alternativa correta.
A) Os dois genes citados não estão segregando de forma independente.
B) A planta homozigota era dominante para as duas características.
C) Uma das plantas parentais era heterozigota para as duas características.
D) A prole seria mantida na proporção 1:1:1:1, se as duas plantas parentais fossem duplo heterozigotas.
E) Os resultados obtidos são fruto de recombinação genética.

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06) (UECE/2016.2) Como dinâmica de aula durante a exposição do assunto genética mendeliana, a professora construiu o seguinte modelo para demonstrar a 2ª Lei de Mendel

Se o R é o gene dominante que expressa uma característica semente do tipo lisa; o r o gene recessivo que expressa uma característica semente do tipo rugosa; V o gene dominante que expressa a característica cor verde da semente e v o gene recessivo que expressa a característica cor amarela, então é correto afirmar que
A) em um cruzamento do tipo RRVv x RRVV os descendentes serão todos sementes lisas e amarelas.
B) no cruzamento R_V_ x RRVV pode-se determinar os genótipos possíveis.
C) todas as sementes verdes do cruzamento RrVv x RrVv são lisas.
D) a leitura da proporção para o cruzamento exemplificado no quadro acima é de 9: 3: 2: 1.

Gabarito das Questões sobre Segunda Lei de Mendel

01) Admitindo:
V = asa longa e v = asa vestigial
C = cor preta e c = cor cinza

Como os dois indivíduos são heterozigotos para as duas características, tem-se o seguinte cruzamento:
VvCc x VvCc (ambos com asa longa e corpo preto)

A questão pode ser resolvida por etapas, usando uma característica de cada vez.
Então:
Vv x Vv => deste cruzamento surgem 3 indivíduos com asa longa : 1 indivíduo com asa vestigial
Cc x Cc => deste cruzamento surgem 3 indivíduos com corpo preto : 1 indivíduo com corpo cinza
Probabilidade de nascer um descendente com asa longa e corpo preto = ¾ x ¾ = 9/16
Como são 288 descendentes, o total esperado com asa longa e corpo preto (fenótipo dos parentais) é : 9/16 x 288 = 162
Resp.: B

02) A proporção 9:3:3:1 obtida na geração F2, indica que os indivíduos da geração F1 eram duplo-heterozigotos, e que os genes em questão (para tipo de asa e cor do corpo) segregam-se independentemente, ou seja, um par de alelos está um par de homólogos, enquanto o outro par de alelos (do outro gene) está em outro par de homólogos.
Resp.: E

03) Fenótipos desejados:
* amarelos lisos → V-R-
* amarelos rugosos → V-rr
* verdes lisos → vvR-
* verdes rugosos → vvrr

Como foi pedido que os descendentes ocorram na mesma proporção (1:1:1:1), isso acontecerá sempre que os indivíduos cruzantes forem heterozigotos para uma das características e homozigoto recessivo para outra (Vvrr x vvRr).

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Analisando cada alternativa, também chega-se à resposta sem a necessidade de realizar cruzamentos. Veja:
A) Não sai descendente rugoso (RR x rr → 100% Rr = liso)
B) Os indivíduos cruzantes são duplo-heterozigotos, o que dá a proporção de 9:3:3:1.
C) Não sai descendente liso (rr x rr →100% rr = rugoso)
D) Todos os descendentes serão amarelos e lisos (VVRR x vvrr → 100% VvRr = amarelos e lisos)
Resp.: E

04) Tem-se, no esquema, a representação do genótipo BbRr, com genes independentes (genes em cromossomos não homólogos). Trata-se de um indivíduo com pétalas púrpuras (presença do alelo B) e lisa (presença do alelo R).
Indivíduos com genótipo BbRr (sendo os genes independentes) produzem 4 tipos diferentes de gametas: BR, Br, bR e br, na proporção de 1:1:1:1.

A figura mostra, ainda, o locus de cada gene (listra preta na figura) indicado pelo número 3 na representação.
Estão corretos os itens 01, 02 e 04.

05) Observe que a descendência apresenta a proporção de 1:1:1:1. Admitindo P (Púrpura) e p (amarelo) e M (grãos cheios) e m (grãos murchos), essa proporção será obtida do cruzamento entre uma planta Ppmm x ppMm ou entre uma planta duplo heterozigota (PpMm) e outra duplo recessivo (ppmm). Além disso, essa proporção indica que os genes estão localizados em cromossomos diferentes (trata-se, portanto, de um caso de segregação independente).
Resp.: C

06) Analisando cada item:
A) Falso. Do cruzamento entre Vv x VV, 100% dos descendentes carregarão o alelo V e, portanto, terão cor verde.
B) Se o R-V- for RRVV, 100% dos descendentes terão genótipo RRVV. Por outro lado, se o indivíduo R-V- tiver genótipo RrVv, surgirão descendentes com os seguintes genótipos: RRVV; RRVv; RrVV e RrVv. Portanto, é possível determinar os genótipos dos descendentes.
C) Falsa. Do cruzamento RrVv x RrVv, é possível obter descendentes verdes (V-) e rugosas (rr), na proporção de 3/16.
D) Falsa. A leitura da proporção para o cruzamento exemplificado no quadro é de 9:3:3:1.
Resp.: B

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