Questões comentadas sobre síntese de proteínas


01) (Enem 2020 – Digital) Fenômenos epigenéticos levam a modificações do DNA e das histonas, que influenciam oremodelamento da cromatina e, consequentemente, a disponibilização ou não de genes para a transcrição.
ARRUDA, I. T. S. Epigenética. Genética na Escola, n. 1, 2015 (adaptado).

Esses fenômenos atuam na
A) regulação da expressão gênica.
B) alteração nas sequências de bases.
C) correção de mutações em determinados genes.
D) associação dos ribossomos ao RNA mensageiro.
E) alteração nas sequências dos aminoácidos das histonas.

02) (Univag/2020) A síntese proteica, conhecida como ____________ , tem início a partir da síntese do RNA mensageiro no ___________ , processo chamado de __________ . Em seguida, as moléculas de RNA mensageiro se associam aos ribossomos no ___________ para a finalização do processo.

Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas do texto.
A) duplicação – citoplasma – tradução – núcleo celular
B) tradução – núcleo celular – transcrição – citoplasma
C) transcrição – citoplasma – tradução – núcleo celular
D) tradução – núcleo celular – duplicação – citoplasma
E) transcrição – citoplasma – duplicação – núcleo celular

03) (Enem 2018 – PPL) A ricina, substância tóxica extraída da mamona, liga-se ao açúcar galactose presente na membrana  plasmática de muitas células do nosso corpo.
Após serem endocitadas, penetram no citoplasma da célula, onde destroem os ribossomos, matando a célula em poucos minutos.
SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).

O uso dessa substância pode ocasionar a morte de uma pessoa ao inibir, diretamente, a síntese de
A) RNA.
B) DNA.
C) lipídios.
D) proteínas.
E) carboidratos.

04) (Famerp/2019) A figura representa o código genético e deve ser lida do centro para a periferia. Cada base nitrogenada indicada no centro do disco corresponde à primeira base do códon.

Suponha que três RNAt com os anticódons UGC, CAC e GUC tenham sido utilizados, nessa ordem, na síntese de um peptídeo.

Segundo a figura do código genético, a sequência de aminoácidos que irá compor esse peptídeo e a sequência de bases nitrogenadas do gene expresso são, respectivamente,

A) Tre – Val – Glu e ACGGTGCAG.
B) Cis – His – Val e ACGGTGCAG.
C) Tre – Val – Gln e TGCCACGTC.
D) Cis – His – Leu e AGCCACCTC.
E) Met – Ser – Val e ACGGUGGUG.

05) (UNIFESP) Com a finalidade de bloquear certas funções celulares, um pesquisador utilizou alguns antibióticos em uma cultura de células de camundongo. Entre os antibióticos usados, a tetraciclina atua diretamente na síntese de proteína, a mitomicina inibe a ação das polimerases do DNA e a estreptomicina introduz erros na leitura dos códons do RNA mensageiro.

Esses antibióticos atuam, respectivamente, no:

A) ribossomo, ribossomo, núcleo.
B) ribossomo, núcleo, ribossomo.
C) núcleo, ribossomo, ribossomo.
D) ribossomo, núcleo, núcleo.
E) núcleo, núcleo, ribossomo.

06) (UDESC/2019) Sabe-se que 20 tipos de aminoácidos podem ser utilizados durante o processo de tradução gênica e que cada códon é composto por três nucleotídeos, o que resulta na existência de um total de 64 códons possíveis de existir. Portanto, existem mais códons do que aminoácidos, esta a razão de chamarmos o código genético de “degenerado”.
No entanto, se cada códon fosse composto por apenas 2 nucleotídeos, o número total de códons possíveis de existir, seria
A) 12
B) 32
C) 48
D) 16
E) 24

07) (UEPG/2019) A representação esquemática abaixo ilustra, simplificadamente, as etapas de transcrição e tradução de uma célula eucariótica. Sobre estes importantes eventos, assinale o que for correto.
01) Na transcrição (I), apenas uma das fitas de determinado trecho de DNA é usada como molde para a síntese do RNA mensageiro (RNA-m) (II).
02) Em (III), está representado o evento de tradução que ocorre nos ribossomos. Neste, uma sequência de bases no RNA mensageiro (RNA-m) é convertida em uma sequência de aminoácidos. No RNA mensageiro (RNA-m), cada códon corresponde a um aminoácido.
04) A organela citoplasmática mitocôndria (V) é a responsável pela síntese de proteínas, visto que suas cristas internas possibilitam a correta ligação de RNAs transportadores e consequente junção dos aminoácidos.
08) À medida que o ribossomo desliza pelo RNA mensageiro (RNA-m), os aminoácidos (IV) se unem (ligação peptídica) para formar uma molécula de proteína, ou cadeia polipeptídica.

08) (UFSJ) Nos organismos eucariontes, a síntese proteica (tradução) tem início
A) no núcleo, mas termina no citoplasma.
B) e término no citoplasma.
C) no citoplasma, mas termina no núcleo.
D) e término no núcleo.

09) (FMP/2018) Considere que a base nitrogenada púrica do terceiro códon do RNAm descrito abaixo tenha sido substituída por uma
guanina:
RNAm = AUG UCU AUC GGG UUG
O quadro a seguir mostra alguns códons do RNA mensageiro e os aminoácidos codificados por cada um deles.

O novo aminoácido codificado a partir dessa alteração é
A) arginina
B) metionina
C) valina
D) serina
E) glicina

10) (FUVEST) Uma mutação, responsável por uma doença sanguínea, foi identificada numa família. Abaixo estão representadas sequências de bases nitrogenadas, normal e mutante; nelas estão destacados o sítio de início da tradução e a base alterada.

O ácido nucleico representado acima e o número de aminoácidos codificados pela sequência de bases, entre o sítio de início da tradução e a mutação, estão corretamente indicados em:
A) DNA; 8.
B) DNA; 24.
C) DNA; 12.
D) RNA; 8.
E) RNA; 24.

Resolução das Questões sobre Síntese de Proteínas

01) Ao influenciar o remodelamento da cromatina e, consequentemente, a disponibilização ou não dos genes para a transcrição, os fenômenos epigenéticos interferem na regulação da expressão gênica, pois, alguns genes deixam de ser transcritos e, consequentemente, não ocorrerá a tradução da informação genética neles contida.
Resp.: A

02) O processo de fabricação de uma proteína é conhecido como tradução, e inicia com a síntese do RNAm no núcleo celular, processo conhecido como transcrição. O processo termina no citosol (citoplasma), onde ocorre a tradução do RNAm pelo RNAt.
Resp.: B

03) Os ribossomos são as estruturas celulares onde ocorre o processo de tradução = síntese de proteínas.
Resp.: D

04) A identificação dos aminoácidos que comporão a cadeia polipeptídica deve ser feita do centro para a periferia (informação no enunciado) e devem ser usados códons (também citado no enunciado).
Acontece que a questão trouxe anticódons (UGC, CAC e GUC).
O  anticódon  codifica  o mesmo aminoácido que o códon COMPLEMENTAR  a ele.
Então, para o anticódon UGC, deve ser considerado o códon ACG, que corresponde ao aminoácido TREONINA.
Para o anticódon CAC deve ser considerado o códon GUG, que corresponde ao aminoácido VALINA.
Para o anticódon GUC deve ser considerado o códon CAG, que corresponde ao aminoácido GLUTAMINA.

A questão pede, também, a sequência do DNA (gene) que codificou essa sequência de aminoácidos.
Voltando à sequência de códons (RNA mensageiro), tem-se:
ACG   GUG   CAG

Como o RNA mensageiro é formado a partir do DNA, respeitando a complementaridade das bases, tem-se a seguinte sequência para o gene:
TGC  CAC  GTC
Resp.: C

05) A estreptomicina atua no ribossomo (local de ocorrência da síntese de proteínas); a mitomicina atua no núcleo (onde agem as polimerases do DNA, durante o processo de replicação) e a estreptomicina atua no ribossomo, onde ocorre a “leitura” do RNA mensageiro .
Resp.: B

06) Ao todo são 4 bases nitrogenadas que compõem o RNA (A, U, C, G). Se cada códon for constituído por 2 bases, para cada base haverá quatro combinações possíveis (ex.: AA;  AU; AC; AG). Como são 4 bases ao todo, tem-se que o total de possibilidade é 4 x 4 = 16 possibilidades.
Resp.: D

07) Apenas o item IV está errado. A organela responsável pela síntese de proteínas é o ribossomo. Nele, o RNAt faz a leitura dos códons do RNAm, com a consequente liberação dos aminoácidos no sítio P do ribossomo, constituindo a cadeia polipeptídica.
Resp.: 01+ 02 + 08 = 11

08) Em uma célula eucariota o processo de síntese de proteínas inicia no núcleo, com a transcrição (formação do RNA mensageiro) e termina no citoplasma (com a tradução).
Resp.: A

09) O terceiro códon fornecido é AUC. As bases púricas são a ADENINA e a GUANINA. Como ocorreu a substituição da base púrica por uma guanina, houve substituição da Adenina por uma Guanina. Assim, o novo códon ficou GUC e codifica o aminoácido valina.
Resp.: C

10) O ácido nucleico evidenciado é o RNA, o que pode ser constatado pela inexistência de timina e pela presença de uracila.
Entre o sítio de iniciação (AUG) e o local da mutação há 8 códons,  e como cada códon codifica um aminoácido, o número de aminoácidos codificado neste trecho é 8.
Resp.: D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.