Questões sobre Sistema Digestivo (Sistema Digestório)

?Questões sobre Sistema Digestivo (Sistema Digestório) – COMENTADAS!?

Nesta página você encontrará várias questões resolvidas e comentadas sobre sistema digestório.

O sistema digestivo (digestório) possui origem endodérmica e é formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos e ânus, além das glândulas anexas: salivares, pâncreas e fígado. O assunto possui elevada incidência em provas de vestibulares de todo país.

Ao estudar o assunto, o candidato deve analisar os esquemas do sistema digestivo de modo a reconhecer os órgãos e a função de cada um deles no processo digestivo. É importante ter uma boa noção das enzimas envolvidas no processo da digestão, onde são produzidas, onde atuam e, em alguns casos, o pH ideal.

Eventualmente, aparece alguma questão envolvendo controle hormonal do processo digestivo. Não deixe de estudá-lo.

Propusemos várias questões envolvendo esses tópicos. Bons estudos e sucesso nas provas!

01)  (Unifagoc/2020 – Medicina) A presença do alimento na cavidade bucal, bem como a visão e o paladar levam o sistema nervoso central a estimular glândulas salivares a secretar saliva, que é responsável por neutralizar substâncias ácidas presentes no alimento. Além de sais, muco e outras substâncias, a saliva contém ptialina, uma enzima responsável por:
A) Quebrar em fragmentos menores o lipídeo e o glicogênio do alimento.
B) Digerir proteínas, quebrando as ligações peptídicas de certos aminoácidos.
C) Quebrar lipídios e proteínas presentes no alimento em fragmentos menores.
D) Quebrar moléculas de amido e glicogênio do alimento em fragmentos menores.

02) (Enem 2015 – 2ª aplicação) Uma enzima foi retirada de um dos órgãos do sistema digestório de um cachorro e, após ser purificada, foi diluída em solução fisiológica e distribuída em três tubos de ensaio com os seguintes conteúdos:

Tubo 1: carne

Tubo 2: macarrão

Tubo 3: banha

Em todos os tubos foi adicionado ácido clorídrico (HCl), e o pH da solução baixou para um valor próximo a 2. Além disso, os tubos foram mantidos por duas horas a uma temperatura de 37 °C. A digestão do alimento ocorreu somente no tubo 1.

De qual órgão do cachorro a enzima foi retirada?
A) Fígado.
B) Pâncreas.
C) Estômago.
D) Vesícula biliar.
E) Intestino delgado.

O prof. Evandro Marques resolveu  ”de brinde” para nós uma questão sobre sistema digestório que apareceu no vestibular da Unesp em 2015.  Trata-se de uma questão que envolve análise gráfica de proteínas, inclusive. Clique no vídeo e veja a solução e os comentários. ? ?

03) (Fumec) Após a digestão das proteínas no sistema digestivo humano, os aminoácidos passam para a corrente sanguínea. É CORRETO afirmar que, no organismo, a absorção de aminoácidos ocorre no

A) estômago
B) fígado
C) intestino delgado
D) intestino grosso

04) (UFSJ) A digestão ocorre através da mistura dos alimentos, do movimento destes ao longo do tubo digestivo e da decomposição química de grandes moléculas de alimento para moléculas menores. Considerando-se que o processo químico se diferencia para cada tipo de alimento, é CORRETO afirmar que:

A) no estômago inicia-se a digestão das proteínas, que se finaliza no intestino delgado pela atuação do suco pancreático e secreções biliares.
B) o amido ingerido presente nos pães e nos legumes é decomposto por enzimas presentes na saliva, no suco gástrico e no intestino delgado.
C) a parte não digerida, que são as fibras e restos celulares da mucosa do intestino, é conduzida ao cólon, mantendo-se lá até ser expelida.
D) os ácidos biliares produzidos no fígado atuam diretamente sobre as gorduras permitindo a ação das enzimas gástricas, transformando-as em moléculas menores de ácidos graxos e colesterol.

05) (Unifor)  Uma pessoa fez uma refeição da qual constavam as substâncias I, II e III. Durante a digestão ocorreram os seguintes processos: na boca iniciou-se a digestão de II; no estômago iniciou-se a digestão de I e a de II foi interrompida; no duodeno ocorreu digestão das três substâncias. Com base nesses dados, é possível afirmar corretamente que I, II e III são, respectivamente,

LEIA TAMBÉM  Questões sobre Platelmintos

A) carboidrato, proteína e lipídio.
B) proteína, carboidrato e lipídio.
C) lipídio, carboidrato e proteína.
D) carboidrato, lipídio e proteína.
E) proteína, lipídio e carboidrato.

06) (PUC-RJ) O fígado é uma glândula encontrada nos mamíferos com diversas características e funções. Assinale a opção na qual NÃO encontramos uma função ou característica deste órgão.

A) É responsável pela detoxificação do sangue.
B) É um dos responsáveis pela destruição de hemácias velhas.
C) Produz bile, que auxilia na emulsão das gorduras.
D) Está associada à reserva de glicogênio.
E) Secreta o hormônio insulina.

07) (UFRGS) Assinale a afirmação correta a respeito do sistema digestório dos vertebrados.

A) Nas aves, o papo, segmento do esôfago, é responsável pela trituração do alimento.
B) Nos humanos, a digestão da celulose auxilia a eliminação do bolo fecal.
C) Nos humanos, o piloro é a válvula que separa o estômago do intestino.
D) Nos ruminantes, o intestino delgado é dividido em quatro compartimentos que otimizam a absorção de celulose.
E) Nos humanos, o fígado é o órgão responsável pela produção da bile, que atua na digestão de carboidratos.

08) (Enem/2018)  Para serem absorvidos pelas células do intestino humano, os lipídios ingeridos precisam ser primeiramente emulsificados. Nessa etapa da digestão, torna-se necessária a ação dos ácidos biliares, visto que os lipídios apresentam natureza apolar e são insolúveis em água.

Esses ácidos atuam no processo de modo a
A) hidrolisar os lipídios
B) agir como detergentes
C) tornar os lipídios anfifílicos
D) promover a secreção de lipases
E) estimular o trânsito intestinal de lipídios.

09) (UFU) O processo de digestão nos humanos é composto por duas fases: uma mecânica, na qual a correta mastigação é essencial, e outra enzimática, controlada por hormônios da digestão. Sobre estes hormônios, analise as afirmações a seguir e marque a alternativa correta.

A) As gorduras parcialmente digeridas, presentes no quimo, estimulam as células do duodeno a liberarem o hormônio secretina, que provoca a eliminação da bile pela vesícula biliar.
B) A acidez do quimo, que chega ao duodeno, estimula certas células da parede intestinal a liberar, especialmente, o hormônio colecistoquinina, que agirá no pâncreas, estimulando-o a liberar, principalmente, bicarbonato de sódio.
C) A secreção do suco gástrico é estimulada por impulsos nervosos e pelo hormônio gastrina, produzido no estômago.
D) A digestão de proteínas inicia-se no estômago e completa-se no duodeno por ação de três proteases secretadas pelo pâncreas: enteroquinase, pepsina e procarboxipeptidase.

10) (UFMG) A doença celíaca consiste em um distúrbio inflamatório do intestino delgado, que ocorre em indivíduos com sensibilidade ao glúten e à ingestão de trigo, centeio ou cevada.

Analise estas duas figuras, em que está representada uma região do intestino delgado em um indivíduo normal – I – e em um indivíduo com doença celíaca – II

Considerando-se a alteração estrutural representada na Figura II, é INCORRETO afirmar que indivíduos portadores de doença celíaca podem apresentar

A) baixa produção de hemoglobina.
B) diminuição da densidade mineral óssea.
C) aumento da absorção de água.
D) retardo do crescimento corporal.

11) (Unimontes) Aparelho digestivo ou sistema digestório, como recomenda a nova nomenclatura, é composto de uma série de órgãos tubulares interligados, formando um único tubo que se estende desde a boca até o ânus.