Questões sobre Sistema Endócrino e Hormônios

Por Atualizado em 21/10/2020 15:48

As glândulas são órgãos de origem epitelial e, no caso específico das glândulas endócrinas, o produto de sua secreção recebe o nome de hormônio, que atuará em um órgão-alvo específico, onde existem receptores para ele. O transporte do hormônio do local de produção ao órgão alvo é feito pela corrente sanguínea. As glândulas endócrinas mais abordadas no ensino médio são: hipófise (principal delas), tireoide, paratireoides, adrenais, pâncreas (glândula mista ou anfícrina), além de testículos e ovários. Nesse banco de questões, não propusemos questões objetivas sobre as glândulas sexuais, pois, as disponibilizaremos no assunto de reprodução humana. Ao estudar o tema sistema endócrino, o aluno deve prestar atenção ao local de produção e ação de cada hormônio, o que deixa o assunto bastante estilo “decoreba”. Assim, é importante passar várias vezes pela teoria para haja uma melhor fixação do conteúdo. Propusemos várias questões envolvendo esses tópicos. Bons estudos e sucesso nas provas!

01) (CESMAC/2019-2) As glândulas endócrinas secretam os hormônios que são lançados na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano. Na figura abaixo, estão ilustradas algumas glândulas endócrinas humanas.

A associação correta entre o hormônio, produzido pelas glândulas endócrinas, numeradas na figura, e seu efeito metabólico está indicado em:
A) 1. Hormônio Folículo-Estimulante – Estimula a maturação dos folículos ovarianos.
B) 2. Glucagon – regula a concentração de glicose no sangue.
C) 3. Tiroxina – mantém os processos metabólicos.
D) 4. Noradrenalina – controla os batimentos cardíacos.
E) 5. Tireotrofina – estimula a secreção de hormônios pela tireoide.

02)  (UFV)  Considere as seguintes afirmativas, relacionadas com o sistema endócrino humano:

I. A tireoide é a glândula produtora do hormônio tiroxina, também denominado de paratormônio, que participa da regulação de cálcio e fosfato no sangue.
II. O glucagon e a insulina são hormônios produzidos por grupos de células do pâncreas, denominados Ilhotas de Langerhans, que participam do controle dos níveis de glicose no sangue.
III. A hipófise, localizada na base do encéfalo, produz vários hormônios, como o gonadotrófico, o adrenocorticotrófico e o tireotrófico, que participam da regulação da atividade de outras glândulas endócrinas.
IV. As gônadas (ovários e testículos) também são glândulas endócrinas, que produzem hormônios responsáveis pelo amadurecimento sexual e pelas características sexuais secundárias da espécie.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
A) I, II e III.
B) II, III e IV.
C) I, II e IV.
D) I, III e IV.

03) (UFC)  O momento do vestibular, sem dúvida, causa nos candidatos uma mistura de sensações como prazer, por estar próxima a tão sonhada aprovação; emoção, por vivenciar uma grande escolha, e medo de cometer um equívoco ao responder as questões. Essas sensações estimulam o sistema nervoso, ocasionando taquicardia e aumento da frequência respiratória. Assinale a alternativa que apresenta a glândula que foi estimulada e o hormônio produzido como consequência das sensações citadas no texto.
A) Suprarrenal e adrenalina.
B) Tireoide e adrenalina.
C) Tireoide e calcitonina.
D) Hipófise e adrenalina.
E) Pineal e melatonina

04)  (PUC-MG) O esquema abaixo  representa a maneira como é regulada a captação de glicose por células musculares e adiposas.

De acordo com o esquema e considerando seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta o hormônio cujo receptor está indicado no desenho.
A) Tiroxina.
B) Insulina.
C) Glucagon.
D) Paratormônio.

05) (UFT) A homeostase em animais é mantida por dois sistemas de controle: o neural e o endócrino. Os hormônios exercem efeitos impressionantes nos processos da reprodução, de desenvolvimento e metabólicos. A hipófise é uma glândula endócrina dividida em dois lobos, adeno-hipófise e neurohipófise, e produz uma série de hormônios que modula outras glândulas, entre elas, a tireoide. O hormônio ……….. produzido pela ……………… estimula a tireoide, modulando a secreção dos hormônios………………… e …………………., através de um refinado mecanismo de controle recíproco, conhecido por retroalimentação.

Entre as alternativas a seguir, qual descreve adequadamente a complementação das lacunas acima?
A) TSH, neuro-hipófise, tireoxina (T4) e triiodotireonina (T3).
B) TSH, adeno-hipófise, tireoxina (T4) e triiodotireonina (T3).
C) tireoxina (T4), adeno-hipófise, TSH e triiodotireonina (T3).
D) TSH, adeno-hipófise, calcitonina e tireoxina (T4).

06) (UFES) A hipófise produz e secreta uma série de hormônios que têm ação em órgãos distintos, sendo, portanto, considerada a mais importante glândula do sistema endócrino humano. Sobre os hormônios hipofisários, é CORRETO afirmar que:

A) o FSH, produzido na hipófise anterior, facilita o crescimento dos folículos ovarianos e aumenta a motilidade das trompas uterinas durante a fecundação.
B) a vasopressina, secretada pelo lobo posterior da hipófise, é responsável pela reabsorção de água nos túbulos renais.
C) o hormônio adenocorticotrópico (ACTH) é um esteroide secretado pela adeno-hipófise e exerce efeito inibitório sobre o córtex adrenal.
D) o comportamento maternal e a recomposição do endométrio, após o parto, ocorrem sob a influência do hormônio prolactina.
E) o hormônio luteinizante atua sobre o ovário e determina aumento nos níveis do hormônio folículo estimulante (FSH) após a ovulação.

07) (FASM/2014-2)  Quando trazemos à mente algo ruim, o pensamento gerado no córtex pré-frontal rapidamente se projeta para o sistema límbico, envolvido no processamento das emoções; o hipotálamo é então ativado pelo eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal (HPA) e o cortisol (conhecido como hormônio do estresse) é sintetizado.
Se essa situação ocorrer com frequência, o sistema imune pode ficar fragilizado.

(Mente e Cérebro, Edição especial, n.º 41, 2013.)

A glândula responsável pela produção de cortisol e o motivo da fragilização do sistema imune são, respectivamente,

A) a suprarrenal e o fato de o cortisol diminuir a produção de glóbulos brancos.
B) a suprarrenal e o fato de o hipotálamo, se ativado frequentemente, inativar algumas barreiras imunológicas físicas.
C) a hipófise e o fato de o estresse gerar depressão, levando o indivíduo a ter pouco cuidado com a higiene e a alimentação.
D) a tireoide e o fato de os hormônios tireoidianos em excesso aumentarem o apetite e, portanto, a ingestão de toxinas.
E) a hipófise e o fato de o hipotálamo, se ativado frequentemente, produzir inibidores do sistema imune.

08) (Enem/2018)  Anabolismo e catabolismo são processos celulares antagônicos, que são controlados principalmente pela ação hormonal. Por exemplo, no fígado a insulina atua como um hormônio com ação anabólica, enquanto o glucagom tem ação catabólica e ambos são secretados em resposta ao nível de glicose sanguínea.

Em caso de um indivíduo com hipoglicemia, o hormônio citado que atua no catabolismo induzirá o organismo a
A) realizar a fermentação lática.
B) metabolizar aerobicamente a glicose.
C) produzir aminoácidos a partir de ácidos graxos.
D) transformar ácidos graxos em glicogênio.
E) estimular a utilização do glicogênio.

09) (PUC-MG) O esquema a seguir representa um processo de regulação endócrina por fatores internos e externos ao organismo.

De acordo com o esquema e seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO:
A) Estímulo e inibição atuam coordenadamente opondo-se a grandes variações na concentração plasmática de tiroxina em indivíduos normais.
B) Tiroxina pode atuar como hormônio que contribui para nos adaptarmos ao frio.
C) A redução nos níveis de TSH é sempre indicador de hipotireoidismo.
D) A carência nutricional de iodo pode determinar a redução na produção de tiroxina e o aumento de volume da tireoide.

10) (UFF)

Suave caminho de volta ao sono natural
Novas pesquisas condenam o uso
de comprimidos de melatonina e médicos
defendem a receita tradicional contra insônia:
medidas antiestresse e dieta sem cafeína.

(MARINHO, Antonio, In: O Globo, Jornal da Família, 25/08/96)

O texto reproduzido alerta para o uso indiscriminado e abusivo da melatonina como medicamento. Esta substância é normalmente produzida pelo organismo e tem efeitos sobre vários órgãos e sistemas. Seus níveis de concentração são finamente regulados para as diferentes situações biológicas. Havendo interferência externa neste processo de feedback, podem ocorrer alterações orgânicas indesejáveis.
A melatonina é produzida na:
A) pineal
B) hipófise
C) tireoide
D) paratireoide
E) adrenal

11) (Unicamp/2011) Os gráficos A, B e C mostram as variações da secreção de insulina e glucagon em função da concentração de glicose, e as variações da concentração de glicose no sangue, após uma refeição rica em carboidratos.

Com base nos gráficos acima, pode-se afirmar que

A) se os níveis de glicose no sangue estão altos, a secreção de insulina aumenta para permitir que as moléculas de glicose sejam absorvidas pelas células, e os níveis de glucagon permanecem baixos, pois não há necessidade de o glicogênio ser transformado em glicose.
B) o aumento dos níveis de glicose no sangue causa um aumento da secreção de insulina e de glucagon por células do pâncreas, pois ambos os hormônios contribuem para que as moléculas de açúcar atravessem a membrana plasmática das células.
C) a secreção de glucagon é alta em indivíduos que tenham se alimentado de carboidrato duas horas antes, pois muitos desses carboidratos acabam se transformando em glicose; já com relação à insulina, ocorre um aumento porque os níveis de glicose estão elevados.
D) as células secretoras do pâncreas estão sempre produzindo grandes quantidades de insulina e de glucagon, pois esses dois hormônios são responsáveis pela captura de glicose do sangue para as células.

12) (PUC-SP/2012) A baixa liberação do hormônio antidiurético pela____ provoca uma diminuição da reabsorção de água nos ______ e, consequentemente, eliminação de ________ volume de urina.

No trecho acima, as lacunas I, II e III podem ser preenchidas correta e, respectivamente, por
A) hipófise, túbulos renais e grande.
B) hipófise, túbulos renais e pequeno.
C) tireoide, néfrons e grande.
D) tireoide, néfrons e pequeno.
E) suprarrenal, néfrons e grande.

13) (UERJ) O hormônio cortisol, devido a sua acentuada ação anti-inflamatória, é muito usado como medicamento.

Observe o seguinte procedimento de terapia hormonal prescrito para um paciente:
– administração de doses altas de cortisol diariamente, durante trinta dias;
– diminuição progressiva das doses, após esse prazo, até o final do tratamento.
No gráfico a seguir, são mostradas a taxa de produção de cortisol pelo organismo do paciente e a concentração desse hormônio no sangue, nos primeiros trinta dias de tratamento.
A) Descreva a alteração da taxa de produção de cortisol durante os primeiros trinta dias.

B) Explique o motivo pelo qual, ao final do tratamento, as doses de cortisol devem ser diminuídas progressivamente.

14) (UFJF)  Os hormônios sexuais são substâncias que, no sistema reprodutor feminino, promovem interações que regulam o ciclo menstrual. Analise a possibilidade de ocorrência das vias A, B e C, apresentadas no esquema abaixo, e faça o que se pede.

Legenda:
GnRH – Hormônio liberador de gonadotrofinas
LH – Hormônio luteinizante
FSH – Hormônio folículo estimulante
A) Qual das vias indica a fase pós-ovulatória? Justifique sua resposta.

B) O que acontecerá se a ovulação e a fecundação ocorrerem, mas o corpo lúteo não se desenvolver? Justifique sua resposta.

C) A produção de hormônios é controlada por mecanismos de retroalimentação negativa (“feedback” negativo). Explique como ocorre esse mecanismo, utilizando o esquema acima para exemplificá-lo.

15) (UFPel)  Tireoide “preguiçosa” reduz risco de câncer de mama
Mulheres que têm a glândula tireoide “preguiçosa” têm menos risco de ter câncer de mama, de acordo com novo estudo da Universidade do Texas (EUA).
A tireoide é uma glândula que fica na parte anterior do pescoço e ajuda a regular, entre outras coisas, os batimentos cardíacos, o metabolismo e o humor.
O estudo sugere que a subfunção dessa glândula, conhecida como hipotireoidismo, retarda o desenvolvimento do câncer, quando ele já existe. Para outros pesquisadores, no entanto, o assunto ainda é controverso.
www. folha.uol.com. br /folha/ciência,11.08.2003.

Analisando a notícia veiculada, e utilizando conhecimentos de Biologia, responda às perguntas abaixo.

A) Que relação pode ser encontrada entre o hipotireoidismo e a velocidade de disseminação de um câncer?

B) Que hormônios são secretados por uma glândula tireoide normal? Como é regulada essa secreção?

C) Para a produção de seus hormônios, a tireoide se utiliza de um íon. Que elemento é esse?

16) (Fasm/2019)  Um método inovador para tratar o diabetes tipo 1, baseado no transplante de células-tronco hematopoiéticas retiradas da medula óssea, vem sendo aprimorado no Brasil. Como o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, a proposta do tratamento é “desligar” temporariamente o sistema imunológico com o uso de medicamentos quimioterápicos e, em seguida, “reiniciá-lo” por meio do transplante de células-tronco hematopoiéticas do próprio paciente.

(agencia.fapesp.br. Adaptado.)

A) O que são células-tronco hematopoiéticas? Que tipo de célula é responsável pela defesa imunológica do organismo?

B) Qual é o órgão que, quando afetado pelas células do sistema imunológico humano, causa o diabetes tipo 1? A ausência da produção de qual hormônio caracteriza um indivíduo com esse tipo de diabetes?

Gabarito das Questões sobre Sistema Endócrino

01) A glândula indicada pelo número 1 é a hipófise. Um dos hormônios por ela produzido é o hormônio folículo estimulante (FSH), responsável pela maturação dos folículos ovarianos no início do ciclo menstrual.
Resp.: A

02) 
I. Falso. O hormônio tiroxina é responsável pelo controle do metabolismo celular. O paratormônio, produzido pelas paratireoides, estimula a retirada de cálcio dos ossos (aumenta o teor de cálcio na corrente sanguínea).
II. Verdadeiro.
III. Verdadeiro.
IV. Verdadeiro.

I. A tireoide é a glândula produtora do hormônio tiroxina, também denominado de paratormônio, que participa da regulação de cálcio e fosfato no sangue.
II. O glucagon e a insulina são hormônios produzidos por grupos de células do pâncreas, denominados Ilhotas de Langerhans, que participam do controle dos níveis de glicose no sangue.
III. A hipófise, localizada na base do encéfalo, produz vários hormônios, como o gonadotrófico, o adrenocorticotrófico e o tireotrófico, que participam da regulação da atividade de outras glândulas endócrinas.
IV. As gônadas (ovários e testículos) também são glândulas endócrinas, que produzem hormônios responsáveis pelo amadurecimento sexual e pelas características sexuais secundárias da espécie.

03) O hormônio envolvido com as características citadas (aumento de batimentos cardíacos e da frequência respiratória) é a adrenalina (epinefrina), produzida pelas glândulas suprarrenais (adrenais).
Resp.: A

04) O esquema mostra o mecanismo de entrada de glicose na célula, estimulado pelo hormônio insulina.
Resp.: B

05) O hormônio tireotrópico (TSH), produzido pela região anterior da hipófise (adenoipófise) atua sobre a tireoide, estimulando a produção de tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).
Resp.: B

06) 
A) Falsa. O FSH não estimula a motilidade das tubas uterinas.
B) Verdadeira.
C) Falsa. O ACTH estimula a produção de hormônios pela região cortical das adrenais.
D) Falsa. O hormônio que estimula a recuperação do endométrio é o estrógeno.
E) Falsa. O LH estimula a ovulação e a formação do corpo lúteo; não estimula a produção de FSH.
Resp.: B

07) O cortisol é produzido pela região cortical das suprarrenais. Esse hormônio, quando produzido em maior quantidade, reduz a produção de glóbulos brancos, deixando o indivíduo com imunidade reduzida.
Resp.: C

08) O hormônio glucagon tem efeito antagônico ao da insulina. Enquanto a insulina estimula a entrada de glicose na célula (reduzindo a quantidade de glicose na corrente sanguínea), o glucagon estimula a quebra do glicogênio hepático (efeito catabólico), promovendo um aumento da glicemia.
Resp.: E

09) A figura m0stra que a produção de tiroxina sofre influência da temperatura (em baixas temperaturas há um aumento na produção de tiroxina –> isso provoca um aumento da utilização de glicose pelas células, com maior liberação de energia). Dessa forma, não se pode afirmar que uma queda nos níveis de TH é sempre indicador de hipotireoidismo (devido à influência externa que a tireoide sofre).
Resp.: C

10) O hormônio melatonina (“hormônio do sono”) é produzida pela glândula pineal, uma pequena glândula (lembra um caroço de azeitona) situada no epitálamo, perto do cérebro.
Resp.: A

11) A glicose, produzida pelas células beta das ilhotas de Langerhans, é um hormônio que facilita a entrada de glicose nas células reduzindo, assim, a concentração de glicose no sangue.
Já o glucagon é liberado quando a taxa de glicose está baixa; sob sua ação ocorre quebra do glicogênio hepático, com liberação de insulina na corrente sanguínea (é hiperglicemiante).
Resp.: A

 12) O hormônio antidiurético (ADH) é produzido pelo hipotálamo e liberado pela neuroipófise. Este hormônio atua nos túbulos renais estimulando a reabsorção de água, o que reduz o volume de urina.
A baixa liberação desse hormônio faz com que a diurese aumenta.
Resp.: A

13) A) O nível aumentado de cortisol na circulação, após sua administração, inibe a produção do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) pelo lobo anterior da hipófise (adenoipófise), o que promove uma diminuição do estímulo da produção do cortisol pelas glândulas suprarrenais.
B) A retirada progressiva do cortisol permite um aumento também progressivo do ACTH circulante, evitando um quadro de hipofunção do córtex suprarrenal após o término do tratamento.

14) A) A via B, pois, após a ovulação as células foliculares, sob ação do hormônio LH (luteinizante), formam o corpo lúteo.
B) Não há nidação, uma vez que o corpo lúteo é responsável pela produção de progesterona, hormônio responsável pela irrigação do endométrio, preparando-o para uma possível gravidez.
C) Esse mecanismo é caracterizado pela inibição de determinado hormônio por um outro, cuja produção foi estimulada pelo primeiro. No exemplo acima, o LH estimula a produção de progesterona que, por sua vez, inibe a produção de LH.

15) 
A) Os hormônios T3 e T4 estimulam o metabolismo celular e, portanto, podem ajudar no crescimento do tumor; talvez isso não ocorra com o hipotireoidismo.
B) Os hormônios são: Tri-iodotironina (T3), tetraiodotironina (T4) ou tiroxina e calcitonina.
A secreção dos hormônios T3 e T4 é controlada pelo hormônio tireotrópico (TSH), produzido pela hipófise. Já a secreção de calcitonina é controlada pela concentração de cálcio no sangue.
C) Iodo.

16) 
A) Células-tronco hematopoiéticas são células indiferenciadas que originam somente células sanguíneas.
A defesa imunológica do organismo é realizada pelos glóbulos brancos (leucócitos).

B) O órgão que, quando afetado pelas células do sistema imunológico, causa o diabetes tipo 1 é o pâncreas.
Esse tipo de diabetes é causado pela falta do hormônio insulina.


Newslatter

Cadastro Newsletter Assine nossa Newsletter Gratuitamente As notícias que você não pode perder diretamente em seu email. Inscreva-se e recebe a Newsletter.

Comentários