Questões sobre Soro e Vacina

Por Atualizado em 22/03/2020 18:42

01)(FCMSC-SP/2019-2) Um homem foi picado por uma jararaca e procurou auxílio médico em um hospital. Para inibir o efeito das toxinas contidas no veneno da serpente, o médico indicou para esse homem
A) soro terapêutico.
B) vacina polivalente.
C) antibiótico.
D) antirretroviral.
E) anti-helmíntico.

02) (Enem/2010) A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações .
Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento
A) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra leptospirose.
B) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.
C) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.
D) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.
E) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.

03) (UFT/2009) O processo de imunização de populações é amplamente utilizado para a promoção da saúde. Análise o esquema (simplificado) abaixo e assinale a alternativa errada.

A) As etapas A e B podem corresponder a um processo de produção de uma vacina.
B) As etapas D e E podem corresponder a um processo para obtenção de anticorpos.
C) O evento C desencadeia o processo de imunização ativa.
D) O evento F induz um processo de estimulação do sistema imunológico para produção de anticorpos.

04) (UFJF) Um indivíduo, ao ser picado por uma cobra venenosa, deverá ser tratado com soro antiofídico, porque o mesmo contém
A) anticorpos específicos para as toxinas do veneno de cobra.
B) toxinas atenuadas do veneno de cobra que irão induzir a produção de anticor-pos.
C) enzimas proteolíticas que irão destruir o veneno de cobra.
D) células responsáveis pela resposta imune.
E) antígenos específicos que irão inibir a ação de toxinas do veneno de cobra.

05) (Enem/2011) Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis.
A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infecto-contagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque
A) possui anticorpos contra o agente causador da doença.
B) possui proteínas que eliminam o agente causador da doença.
C) estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.
D) possui linfócitos B e T que neutralizam o agente causador da doença.
E) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.

06) (UFSC/2013)

A busca por novas formas de imunização é uma constante na humanidade. Sobre este tema, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Vacinas são métodos de imunização ativa, que contêm em sua composição anticorpos contra o agente infeccioso.
02. Vacinas e soros são métodos de imunização que agem de forma semelhante na estimulação do sistema imunológico.
04. As vacinas contêm antígenos que induzem o organismo a produzir anticorpos específicos.
08. Um antígeno pode ser caracterizado como uma molécula capaz de promover a ativação do sistema imune, sendo esta molécula endógena ou exógena.
16. Espera-se que uma vacina induza a produção de anticorpos inespecíficos.
32. Alergias e doenças autoimunes são respostas imunes nocivas ao organismo.

07)  (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem.
Quando se usa ………….., o sistema de defesa reage produzindo ……………….. e …………………………. que apresentam a capacidade de reconhecer agentes infecciosos.
A) vacina – anticorpos – células de memória.
B) soro – antígenos – células fagocitárias.
C) soro – anticorpos – células fagocitárias.
D) vacina – antígenos – células de memória.
E) soro – antígenos – células de memória.

08) (UniFacef/2017) O número de casos de caxumba aumentou no primeiro semestre de 2016 no Estado de São Paulo. Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica, foram registrados 842 casos.
(g1.globo.com)

A epidemia ocorreu provavelmente porque
A) não há vacina para o vírus causador da doença e a transmissão ocorre pelo contato direto com ferimentos na pele de uma pessoa doente.
B) não há vacina para a bactéria causadora da doença e a transmissão ocorre pelo contato direto com gotículas de saliva de uma pessoa doente.
C) muitas pessoas não tomaram a vacina que protege contra o vírus causador da doença e a transmissão ocorre pelo contato direto com gotículas de saliva de uma pessoa doente.
D) não há vacina para a bactéria causadora da doença e a transmissão ocorre pelo contato direto com ferimentos na pele de uma pessoa doente.
E) muitas pessoas não tomaram a vacina que protege contra a bactéria causadora da doença e a transmissão ocorre pelo contato direto com gotículas de saliva de uma pessoa doente.

Simulado sobre Soro e Vacina

Parte 1Parte 2

Resolução das questões sobre Soro e Vacina

01) Quando uma pessoa é picada por uma serpente (jararaca) deve receber soro específico (soro antibotrópico), que contém anticorpos para neutralizar o antígeno recebido.
Resp.: A

02) Para a febre amarela existe vacina (ação preventiva). Para a picada de serpente peçonhenta recomenda-se o uso de soro específico e para leptospirose, uma doença bacteriana, faz-se o tratamento com uso de antibióticos.
Resp.: B

03) Atente-se para o fato da questão pedir para marcar a alternativa errada. O esquema refere-se à produção de soro terapêutico. Uma vez no organismo, os anticorpos ligarão ao antígeno, facilitando sua eliminação. O soro tem, portanto, ação curativa (imunização passiva).
Resp.: D

04) O soro antiofídico contém anticorpos contra os antígenos (toxinas) do veneno da serpente.
Resp.: A

05) As vacinas são constituídas por antígenos mortos, ou enfraquecidos (atenuados), ou ainda, por fragmentos de antígenos. Uma vez no organismo, estes antígenos estimularão a produção de anticorpos (imunização ativa) e a formação de células de memória, que protegerão o organismo contra aquele antígeno em futuras contaminações.
Resp.: E

06)
01. Falso, pois, nas vacinas encontram-se antígenos mortos ou atenuados.
02. Falso, pois, as vacinas têm ação preventiva enquanto os soros têm ação curativa.
04. Verdadeira
08. Verdadeira
16. Falso. Os anticorpos são específicos para certo antígeno.
32. Verdadeira
Soma = 44

07) Nas vacinas existem antígenos que estimularão a produção de anticorpos e a formação de células de defesa, que protegerão o organismo de futuras doenças quando o mesmo antígeno retornar.
Resp.: A

08) A caxumba (parotidite = inflamação das glândulas parótidas) é uma doença viral, cuja contaminação ocorre por gotículas de secreção eliminadas pelo doente. A não vacinação contra essa enfermidade é um dos fatores que contribui para o aumento do número de casos em uma região.
Resp.: C


Cadastro Newsletter Assine nossa Newsletter Gratuitamente As notícias que você não pode perder diretamente em seu email. Inscreva-se e recebe a Newsletter.

Comentários