Biologia

Questões sobre Taxonomia – Parte 2

01) (FCMMG/2024) A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou os acidentes ofídicos como doenças tropicais negligenciadas que atingem, principalmente, indivíduos de regiões com baixos índices de desenvolvimento humano. No Brasil, foi registrado, pelo Boletim Informativo de Toxicologia de 2022, que existem 64 espécies de serpentes peçonhentas, sendo os principais casos de acidentes crotálicos e botrópicos, mas também ocorrendo casos de acidentes laquéticos e elápicos.
Boletim informativo de toxicologia.Acidentes ofídicos. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/files/boletins/
informativos/CIATox/BOLETIM%20INFORMATIVO%20%20ANIMAIS%20PE%C3%87ONHENTOS%20-AGOSTO%20
2022.pdf. Acesso em: 09 set. 2023. (Adaptado).

Crotalus durissus, Bothrops atrox, Bothops neuwiedi, Bothrops alternatus, Micrurus frontalis, Lachesis muta muta e Lachesis muta rhombeata podem ser associadas a nível taxonômico em:
A) 5 espécies e 4 gêneros diferentes.
B) 5 espécies e 3 gêneros diferentes.
C) 6 espécies e 4 gêneros diferentes.
D) 6 espécies e 3 gêneros diferentes.

02)(UNESP/2022)  No intervalo dos estudos para a prova de biologia, três amigos, Paulo, Ricardo e Thiago, conversavam à mesa de uma lanchonete enquanto esperavam o lanche que haviam pedido.

Para passar o tempo, um deles propôs o seguinte desafio: considerando o sistema de classificação taxonômica de 5 reinos, cada um deveria listar os reinos aos quais pertenciam os organismos que deram origem aos ingredientes de seus respectivos lanches. Pagaria a conta aquele cujo lanche contasse com o menor número de reinos representados.

Paulo havia pedido omelete com queijo fresco, presunto e cebola; Ricardo pediu pão de fermentação natural recheado com coalhada seca e ervas; Thiago pediu filé de frango com cogumelos frescos grelhados em azeite de oliva.

O resultado do desafio foi:

A) Thiago pagou integralmente a conta.
B) Ricardo pagou integralmente a conta.
C) empate e cada um pagou seu lanche.
D) Paulo e Thiago dividiram a conta.
E) Ricardo e Thiago dividiram a conta.

03) (FATEC/2018-2)

Plantar sem desmatar a floresta? Vai semear como?” — conta a agricultora Marlene Assunção, de 52 anos, dona de uma propriedade no interior do RJ. — “Hoje eu entendo. As coisas vão estar aqui para nossos netos. É menos egoísta.”

Os SAFs vêm ganhando relevância no país como uma alternativa que alia a produção de alimentos, necessária num mundo de população crescente (seremos 8,5 bilhões de Homo sapiens em 2030, segundo estimativas da ONU) que precisa manter os recursos naturais e, assim, frear as mudanças climáticas. A técnica preconiza que a agricultura pode se beneficiar, e muito, de áreas intensamente arborizadas.

<https://tinyurl.com/yb8xauee>. Acesso em: 06.03.2018. Adaptado.

Nomes vernáculos, como os das plantas citadas no texto, possibilitam uma comunicação de ordem prática, útil para assuntos mais triviais. No entanto, esses nomes contêm níveis de subjetividade e imprecisão que limitam as práticas científicas e tecnológicas.
Suponha que o autor do texto quisesse transmitir uma mensagem a um agrônomo estrangeiro fazendo uso das normas da nomenclatura biológica.

Para isso, ele deveria se referir a duas das espécies do texto como
A) Plantae Arbusta L. (arbustos) e Plantae Arborum L. (árvores).
B) arbusti Planta (arbustos) e arboris Planta (árvores).
C) cashew Trees (cajueiros) e mango Trees (mangueiras).
D) Anacardicum occidentale (cajueiros) e Mangifera indica L. (mangueiras).
E) Anacardicum Anacardicum (cajueiros) e Mangifera Mangifera L. (mangueiras).

04) (Unitins/2014) O sistema binomial de nomenclatura biológica, publicado por Lineu em 1735, é utilizado até hoje para a designação científica de qualquer espécie de ser vivo. Das alternativas a seguir, qual contém as espécies grafadas de acordo com as regras do sistema binomial?

A) Turdus rufiventris, Zea mays, Canis familiaris, Mus musculus, Lumbricus terrestris.
B) Turdus rufiventrisZea maysCanis familiaris, Mus musculus,Lumbricus terrestris.
C) Turdus RufiventrisZea MaysCanis FamiliarisMus Musculus,Lumbricus Terrestris.
D) turdus rufiventris, zea mays, canis familiaris, mus musculus, lumbricus terrestris.
E) turdus Rufiventriszea Mayscanis Familiarismus Musculus,lumbricus Terrestris.

05) (Unifesp) “Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é também frequente naquela região”.

Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados
A) 3 gêneros e 3 espécies.
B) 3 gêneros e 4 espécies.
C) 3 gêneros e 6 espécies.
D) 4 gêneros e 4 espécies.
E) 4 gêneros e 6 espécies.

06) (UEPA/2016) Leia o texto para responder à questão.
Nas florestas tropicais da América Central e da América do Sul, vivem várias espécies aparentadas de sapos coloridos popularmente conhecidos por sapinhos-ponta-de-flexa. A espécie Phyllobates terribilis é considerada o vertebrado mais venenoso do Planeta e possui a seguinte classificação taxonômica: Animalia, Chordata, Amphibia, Anura, Neobatrachia, Dendrobatidae, Phyllobates.
Texto Modificado de Bio, Sonia Lopes, 2008.

Sobre a classificação taxonômica da espécie mencionada no texto, é correto afirmar que
A) Chordata é a família à qual pertence a espécie.
B) Phyllobates é a ordem da espécie.
C) Dendrobatidae é a família da espécie.
D) Terribilis é o gênero da espécie em questão.
E) Anura é a classe à qual pertence a espécie.

07) (UFAM) A ciência agrupa os seres vivos conforme as características que eles apresentam em comum, onde cada grupo possui um subgrupo, o qual possui outro subgrupo, e a cada reagrupamento as similaridades ficam cada vez mais acentuadas. A classificação básica dos seres vivos está constituída, em ordem decrescente, com as seguintes categorias taxonômicas principais:

A) reino ou divisão, filo, classe, ordem, família, espécie e variedade.
B) divisão, reino, filo, classe, subclasse, família, ordem, gênero e espécie.
C) filo, reino ou divisão, ordem, classe, família, gênero, espécie e variedade.
D) reino, filo ou divisão, classe, ordem, família, gênero e espécie.
E) reino, filo, classe, divisão, ordem, família, gênero, espécie e subespécie.

08) (UEL/2020) As primeiras tentativas de classificar os organismos com base em suas similaridades estruturais começaram na Grécia Antiga e lançaram as bases da Sistemática atual.
Sobre a classificação biológica e as categorias taxonômicas, assinale a alternativa correta.
A) Entre os estudiosos da classificação natural, Aristóteles sugeriu que o nome científico de todo animal deveria ser composto de duas palavras.
B) Uma característica derivada, compartilhada por dois ou mais táxons e por seu ancestral comum mais recente, é denominada plesiomorfia.
C) Dois organismos classificados como pertencentes à categoria taxonômica de ordem pertencem também à mesma
classe.
D) O primeiro a desenvolver um método de classificação das espécies baseado na ancestralidade evolutiva foi o naturalista sueco Carl Linné.
E) Anisocerus scopifer e Onychocerus scopifer são duas espécies que pertencem à mesma categoria taxonômica de
gênero.

09) (UFPB) Considerando-se as características gerais dos indivíduos dos reinos Monera, Fungi e Protista, é correto afirmar que, entre os representantes do(s) reino(s):
A) monera, existem organismos eucariontes.
B) fungi, existem organismos fotossintetizantes.
C) protista, não existem organismos eucariontes.
D) monera e fungi, existem organismos autótrofos.
E) monera, existem organismos fotossintetizantes.

10) (UPE/2018) A classificação atual dos seres vivos considera as semelhanças anatômicas, a composição química e estrutura genética. Assim, o nome de cada espécie deve ser constituído por duas palavras: a primeira designando o gênero; e a segunda, a espécie. No Brasil, existem cerca de 118 espécies de primatas, sendo considerado o país com o maior número de espécies. A Amazônia é o bioma com a maior diversidade, onde é possível se encontrarem três delas: Alouatta belzebul, Ateles belzebuth e Ateles paniscus. Com base nessas considerações e nos princípios que regem essa classificação, é CORRETO afirmar que
A) Alouatta belzebul e Ateles belzebuth possuem o maior grau de parentesco que entre Ateles paniscus e Ateles belzebuth.
B) Ateles paniscus e Ateles belzebuth são espécies com grau de parentesco no nível de gênero.
C) Alouatta belzebul e Ateles belzebuth são espécies com grau de parentesco no nível de espécie.
D) Ateles paniscus e Ateles belzebuth possuem o mesmo gênero, mas são de famílias diferentes.
E) Alouatta belzebul e Ateles belzebuth, apesar de gêneros diferentes, pertencem à mesma espécie.

11) (Enem/2017)  A classificação biológica proposta por Whittaker permite distinguir cinco grandes linhas evolutivas utilizando, como critérios de classificação, a organização celular e o modo de nutrição. Woese e seus colaboradores, com base na comparação das sequências que codificam o RNA ribossômico dos seres vivos, estabeleceram relações de ancestralidade entre os grupos e concluíram que os procariontes do reino Monera não eram um grupo coeso do ponto de vista evolutivo.

A diferença básica nas classificações citadas é que a mais recente se baseia fundamentalmente em
A) tipos de células
B) aspectos ecológicos
C) relações filogenéticas
D) propriedades fisiológicas
E) características morfológicas

Resolução comentada das Questões sobre Taxonomia – Parte 2

01) Crotalus, Bothrops, Lachesis e Micrurus são nomes de gêneros de serpentes. Ao todo são 6 espécies: Crotalus durissus, Bothrops atrox, Bothops neuwiedi, Bothrops alternatus, Micrurus frontalis e Lachesis muta (com 2 subespécies no enunciado: Lachesis muta muta e Lachesis muta rhombeata).
Resp.: C

02) Lanche de Paulo: Reino Metazoa (queijo; ovo; presunto) ; Metaphyta (cebola); Monera (bactérias empregadas na produção do queijo).

Lanche de Ricardo: Reino Metaphyta (trigo e ervas); Reino Fungi (fermento biológico); Reino Metazoa (leite usado) e Reino Monera (bactérias empregadas na produção da coalhada).

Lanche de Tiago: Reino Metazoa (filé de frango); Reino Fungi (cogumelos grelhados) e Reino Metazoa (azeite de oliva).

Paulo e Tiago consumiram lanche envolvendo organismos de 3 reinos, enquanto Ricardo consumiu lanche com representantes de 4 reinos.

Resp.: D

03) A nomenclatura para espécie é constituída por 2 nomes, sendo o primeiro com inicial maiúscula e o segundo com inicial minúscula. Ambos devem ser destacados do texto (negrito, itálico, sublinhado).
Resp. : D

04) De acordo com as regras de nomenclatura, a nomenclatura é binominal, onde o primeiro nome indica o gênero e o segundo nome, um adjetivo, é o termo específico (e não pode aparecer sozinho). O gênero deve ter inicial maiúscula e o termo específico deve ter inicial minúscula; ambos devem ser destacados do texto (grifados; itálico; negrito).
Resp.: B

05) As plantas acima pertencem a 3 gêneros diferentes (Tabebuia; Cybistax; Pyrostegia) e a 6 espécies diferentes.
Resp.: C

06) A terminologia IDAE indica que o termo se trata de uma família de animais. Para plantas, a terminologia para família é ACEAE.
Resp.: C

07) As categorias taxonômicas principais são, em ordem decrescente de biodiversidade: Reino, Filo (Divisão), Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.
Resp.: D

08)
A) Falsa.  Quem sugeriu que o nome científico deveria ser constituído por 2 palavras foi Carl Linnè.
B) Falsa.  Uma característica derivada, compartilhada por 2 ou mais táxons e pelo seu ancestral, é denomina sinapomorfia.
C) Correta.
D) Falsa. O primeiro a desenvolver um método de classificação das espécies baseado na ancestralidade evolutiva foi Willi Henning.
E) Anisocerus scopifer e Onychocerus scopifer são duas espécies diferentes e que pertencem a gêneros diferentes (uma delas pertence ao gênero  Anisocerus e a outra pertence ao gênero Onychocerus ).

09) Analisando cada alternativa, tem-se:
A) Falsa. No reino Monera há somente seres procariontes.
B) Falsa. No reino Fungi há somente seres heterótrofos.
C) Falsa. No reino Protista todos os representantes são eucariontes.
D) Falsa. Todos os fungos são heterótrofos.
E) Verdadeira, embora não ocorram cloroplastos, várias espécies possuem clorofila e outros pigmentos envolvidos na fotossíntese.
Resp.: E

10)  Ateles paniscus e Ateles belzebuth são duas espécies de primatas que pertencem ao mesmo gênero (Ateles) sendo, portanto, espécies muito aparentadas. Cabe ressaltar que, no enunciado há um erro ao afirmar que o segundo nome refere-se à espécie. Na realidade, o segundo nome é o epíteto específico (um adjetivo); o nome da espécie é composto pelas duas palavras (nomenclatura para espécie é binomial).
Resp.: B

11) O sistema de classificação dos seres vivos mais atual é um sistema natural de classificação, em que são usadas relações filogenéticas (parentesco evolutivo) para a classificação dos organismos.
Resp. : C