Educação Financeira: Saiba o que é e como utilizar


Todos têm um relacionamento com dinheiro, seja para realizar compras, efetuar o pagamento de contas, adquirir um carro, cobrir nossas despesas, entre outros. No entanto, dificilmente, sabemos administrar as despesas, fazer um orçamento e lidar com os produtos de forma adequada e responsável.

Para isso, é essencial que tenhamos uma boa educação financeira, pois esta é capaz de fornecer competências, habilidades e conhecimentos essenciais para que as pessoas possam gerenciar e planejar suas finanças pessoais.

Desta forma, preparamos esse artigo com algumas informações para você que deseja melhorar a sua economia e não sabe por onde começar.

 

Educação Financeira

educação financeira  é responsável por capacitar as pessoas a ter uma melhor compreensão de como o dinheiro deve ser utilizado em uma economia familiar e quais mecanismos devem ser utilizados na gestão de suas finanças pessoais para garantir uma qualidade de vida no presente e futuro de forma completa.

Devido a sociedade capitalista em que vivemos, os serviços financeiros disponíveis para os cidadãos se tornam mais complexos, sendo muito importante ter uma educação financeira que nos permita tomar as melhores decisões quanto aos nossos gastos e investimentos.

Caso queira obter dicas financeiras e saber mais sobre os melhores investimentos disponíveis, acesse o site bonsinvestimentos.com.br e melhore sua educação financeira

Como aplicar a Educação Financeira

Seja claro sobre seus objetivos e defina uma estratégia para alcançá-los

Isso permitirá que você planeje o tempo necessário e o uso que deve fazer do seu dinheiro. Se tiver uma meta estipulada, como pagar por uma viagem de férias, ficará mais motivado para economizar.

Esteja ciente de sua renda e viva de acordo com ela

LEIA TAMBÉM  IF Goiano recebe inscrições para Vestibular 2021/1

Todos nós gostaríamos de poder viver sem olhar para a conta corrente e nos dar muitos caprichos, mas infelizmente não é possível. Não queira viver acima de seus meios, pois gastos excessivos podem resultar em dívidas que não pode pagar.

Aprenda a fazer orçamentos e conhecê-los 

Em relação ao ponto anterior, uma vez que está ciente do dinheiro que tem, você deve sentar e estudar qual é a melhor maneira de investir para obter retorno, a fim de melhorar sua economia e conseqüentemente aumentar sua capacidade financeira.

Identifique os tipos de receitas e despesas que existem

Ao fazer seu orçamento, tenha em mente o que você recebe e o que paga regularmente. Da mesma forma, não se esqueça de que, em determinadas datas, você tem pagamentos que podem variar, como exemplo, uma conta de gás mais alta nos meses frios, uma conta de luz maior devido ao uso de ar-condicionado no calor, entre outros.

Coloque seu dinheiro para trabalhar para você

Se você decidiu economizar certa quantia a cada mês, use esse dinheiro para colocá-lo em uma conta separada de uma instituição financeira na qual tenha interesse.

Antes de investir, informe-se. Se você tem dinheiro que não pretende usar em curto prazo e quer investir, não invista na primeira coisa que lhe oferecem. Calcule os prós e contras. Se não se vê muito bem no assunto, é melhor ir a um especialista que irá aconselhá-lo.

Conheça os riscos 

Quando você decide colocar seu dinheiro em um fundo ou na Bolsa de Valores, antes de assinar qualquer coisa, esteja ciente de que existem riscos ou se há letras pequenas que não são ditas.

LEIA TAMBÉM  Como começar a estudar para o Enem 2021

Prepare sua aposentadoria 

Você pode ser jovem e a aposentadoria pode parecer algo que nunca virá, no entanto, mais cedo ou mais tarde será agradável se chegar com um bolso cheio. Melhor economizar pouco a pouco por muito tempo do que querer fazê-lo nos últimos anos antes de se aposentar.

Agora que conhece sobre educação financeira, o que é e como utilizar, deixe sua opinião em nosso site e compartilhe essa informação com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.