Saiba usar a educação financeira a seu favor

Por Atualizado em 25/06/2019 15:26

Quem nunca iniciou o mês desesperado porque o dinheiro não deu para arcar com todas as dívidas feitas? Muitos brasileiros passam por essa situação e o problema é fácil de ser detectado, é devido à falta de educação financeira e planejamento.

Por entender essas dificuldades que muitos enfrentam, preparamos esse post para que saiba usar a educação financeira a seu favor e evitar dívidas altas na fatura do cartão.

O que é educação financeira?

Quando citamos a educação financeira, é comum que pensem imediatamente em economizar o dinheiro de sua renda mensal, porém essa ideia é errônea, já que a educação no setor financeiro pessoal é muito mais que apenas economizar.

Educação financeira é a forma como compreendemos a nossa renda e como a usaremos, ou seja, é se tornar um indivíduo com consciência suficiente para tomar decisões que envolvam dinheiro e que seja consciente dos riscos e oportunidades.

Todas as pessoas bem-sucedidas apostam na educação financeira, já que ela oferece segurança. É importante lembrar que pessoas bem-sucedidas não são só as ricas e sim aquelas que conseguem administrar o dinheiro que ganha, mesmo que não seja milhões.

Entender a importância de ganhar, economizar, investir e colocar em prática essas coisas com a sua renda é muito importante e a maneira mais prática de garantir segurança. A educação financeira pode ser usada a seu favor e gerar diversos benefícios, veja nos tópicos abaixo:

Equilíbrio financeiro

Um dos maiores benefícios da educação financeira para sua vida é o equilíbrio. Quando você passa a entender tudo sobre taxas bancárias, transições, gastos, taxas de juros e outros, suas próximas decisões de aplicações serão mais conscientes, inteligente e de grandes resultados.

É um bom exemplo citar os queridos cartões de crédito. Se você não entender a quantidade de juros que o envolve, acaba pagando a taxa mínima e fazendo suas dívidas virar uma bola de neve, então não corra esse risco, aprenda mais sobre como imprimir a 2º via da sua fatura aqui e pague o valor integral.

Avaliação do consumo

Esse é o outro ponto extremamente importante que a educação financeira proporciona. Muitas vezes não conseguimos comprar o carro dos sonhos ou fazer aquela viagem porque gastamos sem controle em coisas que são desnecessárias no momento.

Quando você aprende a educação financeira, passa a avaliar seus consumos e com isso, colocar seu dinheiro apenas no que é essencial e o que realmente precisa. Esse é o verdadeiro significado de economizar. Assim, as conquistas sonhadas ficam cada vez mais próximas.

Um presente e um futuro melhor

Quando você entende a educação financeira, você passa a entender sua situação, diminui o estresse de todos os dias com preocupações financeiras e consegue viver um dia a dia mais tranquilo, já que você começa a entender as dinâmicas e burocracias do cotidiano.

A partir daí você começa a pensar em novas possibilidades e ampliar seus horizontes, o que faz crescer financeiramente e entrar em um mar de realizações, através do planejamento do seu dinheiro. Ou seja, a educação financeira permite que você escolha como caminhar e onde chegar com seus recursos.

Autoconhecimento

Essa educação da qual viemos falando, além de promover uma reflexão a respeito de todos os seus hábitos de consumo e formas de investimento, gera conhecimento sobre suas próprias necessidades cotidianas.

Muitas pessoas, após conhecerem profundamente o mercado, passam a valorizar mais os bens materiais, aqueles aspectos da vida que não estão envolvidos com dinheiro. Afinal, saber utilizar seus recursos também significa saber quando não os utilizar.

Viu quantas vantagens a educação financeira traz para sua vida? Com ela a sua qualidade de vida passa a ser melhor, uma vez que as finanças são os maiores motivos de estresse e dores de cabeça no cotidiano. Então não perca essa chance, entenda as vantagens que envolvem a educação financeira e invista hoje mesmo nesse processo que pode mudar sua vida.


O portal VestibulandoWeb é um portal de educação dedicado à preparação para Vestibular e Enem. Contribuímos, também, com divulgação de informações sobre inscrições, Fies, Sisu, Prouni, Encceja. Criamos materiais, divulgamos provas e questões comentadas. Ajude-nos a criar e divulgar novos materiais. » APOIAR ESTA INICIATIVA


Comentários