DicasNoticias

Vantagens de fazer cursos online em época de quarentena

Existem muitas vantagens de fazer curso online normalmente. No entanto, nessa quarentena, essa se tornou uma opção ainda mais procurada pelas pessoas que querem aprender a avançar na carreira. O curioso dessa questão é que os dois lados da equação aumentaram seus esforços nesta quarentena. De um lado, a demanda por cursos online aumentou significativamente. Afinal, as pessoas estão com mais tempo livre e disposição para aprender.

Do outro lado, a oferta de cursos online também aumentou bastante, com várias instituições disponibilizando material educativo na Internet. Por isso, é hora de aprender quais são as vantagens de fazer cursos online neste momento de isolamento social. Quer descobrir? Então siga a leitura abaixo!

Uma das vantagens de fazer cursos online agora é ocupar o tempo livre

A quarentena trouxe uma problemática curiosa para a nossa sociedade, tão acostumada a ter pouquíssimo tempo e espaço: o excesso de tempo e espaço. Para muitos, que estão em home office, a situação teve alguma mudança, mas ainda há a jornada de trabalho de 8 horas para se distrair.

Publicidade

Já para outros, que receberam férias da empresa ou passaram a ficar em casa sem poder trabalhar, o impacto é muito maior. São horas e horas sem sair e sem ter alguma coisa para fazer.

Por isso, uma das vantagens de fazer cursos online é poder ocupar esse tempo com atividades positivas, prazerosas e que darão uma série de benefícios no futuro.

Publicidade

Os cursos online estão mais acessíveis agora

Nós vivemos uma era realmente transformadora na educação mundial. Quando a Internet foi inventada e começou a se popularizar, as pessoas já previam a possibilidade de que todo o sistema educacional fosse digitalizado para chegar ao máximo de pessoas possível.

No entanto, nunca houve uma infraestrutura ampla o suficiente para isso. Agora, porém, há. Ou, pelo menos, estamos muito mais perto disso.

Essa quarentena deixou claro como os cursos online estão muito mais acessíveis no momento. Desde ofertas de conhecimentos de grandes faculdades e universidades do mundo todo até cursos criados pelas pessoas.

Pois é, existem muitas plataformas que disponibilizam cursos com certificado gratuito feito por pessoas como você. Quem tem um conhecimento específico pode passá-lo adiante e contribuir com o desenvolvimento de outras pessoas.

Os cursos online permitem recolocação profissional

É preciso ter a consciência do fato de que a quarentena não é um problema apenas porque “as pessoas estão em casa”. É claro que isso é uma questão séria, especialmente da ordem psicológica.

No entanto, um fato igualmente sério ou talvez até mais é o aumento do desemprego nesse momento. Para se ter uma noção, estima-se que quase 2 milhões de pessoas ficaram desempregadas desde o início da pandemia.

A consequência disso é que essas pessoas terão muito mais dificuldade para colocar comida na mesa, o que é um cenário absolutamente trágico.

Dito isso, uma das vantagens de fazer cursos online é a possibilidade de aprender uma habilidade ou conhecimento que permite uma recolocação profissional.

Isso é especialmente verdadeiro se considerarmos as habilidades de freelancers, como gestão de mídias sociais, webdesigning, edição de vídeo e muitas outras profissões que permitem o trabalho de casa.

Os cursos online hoje permitem muito mais Networking

Um dos problemas de fazer cursos online no passado era que a experiência era bem solitária. Não só você não tinha nenhum acesso real ao professor do conteúdo, como também não tinha acesso para conversar com os seus colegas de classe. Afinal, não existiam “classes de aula” no material.

No entanto, isso mudou. Com o aumento de estrutura dentro da Internet, os cursos online passaram a ser muito mais interativos. Em alguns casos existem, inclusive, aulas online em que é possível conversar com os professores ao vivo.

Além disso, a maioria dos cursos cria grupos em plataformas como o Facebook ou o Telegram onde os estudantes podem conversar e fazer o necessário networking para avanço de suas carreiras.

Os cursos atuais permitem uma participação maior

Essa é uma vantagem de fazer cursos online que é uma consequência direta do benefício anterior. Como agora as estruturas dos cursos online permitem maior networking e as pessoas estão mais tempo em casa, a participação de estudantes nos cursos é bem maior.

A consequência disso é que você fará um curso com muito mais interação com seus colegas e professores do que antes. Afinal, eles também estão em casa.

Isso é particularmente benéfico caso você esteja aprendendo algo que exige bastante feedback de outras pessoas, como edição de vídeo ou programação. Como as pessoas estão mais disponíveis do que antes para isso, seu aprendizado será melhorado.

Nossa, viu só quantas vantagens de fazer cursos online no momento? É claro que não dá para dizer que a pandemia do novo coronavírus tem um “lado positivo”, mas pelo menos trouxe essa oportunidade para aprender mais e se desenvolver.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe-o nas redes sociais para que seus amigos também estudem mais pela Internet!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *