EnccejaNoticias

Encceja 2019: veja como consultar o Resultado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira, 6 de dezembro, o resultado da edição de 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). É possível consultar os resultados para ensino fundamental e médio.

Os participantes que conseguiram 100 ou mais pontos em cada prova objetiva e pelo menos 5 pontos na redação podem solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

No caso dos participantes que não obtiveram a pontuação mínima em todas as provas, mas conseguiram em uma ou mais, eles podem solicitar a declaração de proficiência. Com a declaração, os estudantes podem excluir, em uma próxima edição do Encceja, as disciplinas nas quais já conseguiram a nota mínima.

Publicidade

Onde pedir o certificado do Encceja

O Certificado do Encceja é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Inep. Ao todo, são 383 instituições certificadoras cadastradas para o Encceja 2019.

As secretarias estaduais emitem os certificados e declarações de proficiência tanto para ensino fundamental quanto para médio, enquanto os institutos federais emitem apenas para ensino médio.

Publicidade

Como foi o Encceja 2019

As provas do Encceja 2019 Nacional foram realizadas no dia 25 de agosto. Dos quase 3 milhões de inscritos (recorde de todas as edições), apenas 1.185.945 fizeram a prova. Apesar de uma abstenção grande, o Ministério da Educação informou que o número de presentes foi 45% superior ao ano passado.

Quem compareceu ao exame respondeu quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Foram duas provas pela manhã e outras duas à tarde.

Para que serve o Encceja?

O Encceja foi criado em 2002 com o objetivo de conceder certificado de ensino fundamental e médio para brasileiros fora da idade escolar. Para ensino fundamental a idade mínima é 15 anos, e para ensino médio, 18 anos.

Entre 2009 e 2016, o Enem substituiu o Encceja para certificação do ensino médio. Em 2017, essa função voltou para o Encceja.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *