Encceja 2019: inscrições iniciam na próxima segunda-feira (20)

Por Atualizado em 17/05/2019 9:54

O edital para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 já está disponível com cronograma e regras no portal do Inep. O exame estará aberto para inscrições entre os dias 20 e 31 de maio, através do link http://enccejanacional.inep.gov.br/Encceja. O Encceja é direcionado a jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em tempo regular.

Quem se inscreveu no ano passado e não pôde comparecer, precisará anexar um documento comprobatório no ato de inscrição para realizar a prova este ano. O estudante que fará o Encceja também pode ter acesso ao material de apoio e as provas antigas, com intuito de melhor se preparar para o exame. As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto e os portões abrem às 8h da manhã.

O período de inscrição também será o mesmo para quem deseja solicitar atendimento especializado que inclui pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia. O resultado será publicado no dia 7 de junho e terá abertura para recurso entre os dias 10 e 14 de junho.

Para quem deseja solicitar atendimento pelo nome social, o período será de 3 a 7 de junho. O resultado será divulgado em 14 de junho, com direito a recurso entre os dias 17 e 21 de junho.

Como funciona o Encceja

Para obter a certificação do Ensino Funda­mental é preciso ter, pelo menos, 15 anos completos no dia da realização do exame. Já para obter a certificação do Ensino Médio, o candidato deverá ter 18 anos completos no dia da realização do exame.

As provas são aplicadas anualmente e tem quatro aplicações com editais e cronogramas diferentes, sendo eles: O Nacional, para residentes no Brasil; o PLL, para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas; o Exterior, para brasileiros residentes no exterior; e o PLL Exterior, para pessoas que moram no exterior e são privadas de liberdades ou cumprem medidas socioeducativas.

São quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha, além da redação, que deve ser desenvolvida no gênero dissertativo-argumentativo com um tema pautado em relevância social, cultural ou política. Para conseguir o certificado, o candidato tem que alcançar uma pontuação mínima de 100 pontos em cada prova. Já a redação tem a pontuação de 0 a 10 e para o candidato ser aprovado precisa atingir pelo menos 5 pontos.

Para o Ensino Fundamental, as disciplinas abordadas são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Redação, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais.

Já para o Ensino Médio, são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.


O portal VestibulandoWeb é um portal de educação dedicado à preparação para Vestibular e Enem. Contribuímos, também, com divulgação de informações sobre inscrições, Fies, Sisu, Prouni, Encceja. Criamos materiais, divulgamos provas e questões comentadas. Ajude-nos a criar e divulgar novos materiais. » APOIAR ESTA INICIATIVA


Comentários