EnccejaNoticias

Encceja 2020: Provas de reaplicação são marcadas para o mês de outubro

As pessoas que fizeram a solicitação de reaplicação das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) precisam ficar atentas nas próximas semanas. Isso por que as provas de reaplicação já foram marcadas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas de reaplicação do Encceja estão marcadas para os dias 13 e 14 de outubro de 2021.

Mas atenção! Apenas as pessoas que fizeram as provas do Encceja em locais que foram diretamente afetados por problemas de logística ou aquelas que tiveram sintomas de doenças infectocontagiosas previstas no edital, como é o caso do novo coronavírus por exemplo, na véspera ou no dia da prova podem participar da reaplicação.

Publicidade

Porém, para isso, além das situações que foram citadas anteriormente, é preciso que estas pessoas tenham feito a solicitação dentro do prazo que foi definido pelo Inep.

A reaplicação da prova do Encceja vai acontecer no mesmo dia do Encceja PPL, que é destinado para as pessoas que cumprem medidas socioeducativas. Assim, as datas de aplicação do Encceja PPL também são os dias 13 e 14 de outubro de 2021.

Publicidade

Reaplicação do Encceja 2020

Assim como acontece no caso de outras provas do Governo Federal, as provas de reaplicação do Encceja são diferentes das avaliações que foram aplicadas anteriormente. Isso por que no caso destas, o gabarito oficial já foi inclusive divulgado pelo instituto. Ou seja, a prova precisa ser diferente para garantir igualdade de concorrência com os demais participantes da prova.

No entanto, os assuntos, a estrutura e o tipo de conteúdo que é abordado na prova continuam sendo exatamente os mesmos. Nesse sentido, apenas as perguntas são alteradas.

Ao todo, a prova do Encceja tem um total de 120 questões.

Veja logo abaixo como é a estrutura das provas do Encceja para cada etapa de ensino.

Encceja: Ensino Fundamental

  • Prova I – Ciências Naturais
  • Prova II – Matemática
  • Prova III – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Prova de Redação
  • Prova IV – História e Geografia

Encceja: Ensino Médio

  • Prova I – Ciências da Natureza e suas tecnologias
  • Prova II – Matemática e suas tecnologias
  • Prova III – Linguagens, Códigos e suas tecnologias
  • Prova IV – Ciências Humanas e suas tecnologias

Portanto, pode-se verificar que as nomenclaturas mudam de acordo com a etapa do Ensino.

Diferentemente da prova regular, que acontece em apenas 1 (um) dia, a reaplicação do Encceja acontece em 2 (dois) dias. Com isso, a divisão das provas também deve sofrer alguma alteração mínima.

Com o objetivo de ajudar os estudantes brasileiros a melhor se prepararem para a prova de reaplicação do Encceja, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza, no portal oficial do Inep na Internet, uma série de livros com todos os conteúdos que são cobrados no exame, estando separados por cada área de conhecimento.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *