Encceja 2020: confira informações sobre o Exame

Por Atualizado em 31/08/2019 23:38

A cada ano que passa aumenta o número de candidatos em busca de obter a certificação do Ensino Fundamental e/ou Médio. Sendo assim, aumentam as inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Em 2019 as provas do exame foram realizadas por mais de 1,1 milhão de inscritos. A expectativa é de que no ano de 2020 o número de inscritos ultrapasse a marca de quase 3 milhões de inscritos, como ocorrem no Encceja 2019.

Encceja 2020

Jovens e adultos de todo o Brasil tem a oportunidade de obterem uma qualificação do ensino fundamental e médio por meio das provas do Encceja. Para a atribuição do diploma, o Encceja realiza a aplicação de uma avaliação das competências, habilidades, conhecimentos escolares e adquiridos na convivência familiar do candidato.

A realização do Encceja 2020 é em escala nacional, e a prova não abrange somente os jovens e adultos situados no Brasil, sendo que quem está fora das fronteiras do país também poderá se inscrever nesse programa.

Inscrição Encceja 2020

A inscrição no Encceja 2020 é realizada normalmente no mês de maio, logo após as inscrições do Enem 2020. Quem pretende obter o seu diploma poderá seguir com o processo de inscrição online seguindo o passo a passo indicado a seguir:

  • Entre no site oficial do INEP usando este link – http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso;
  • Tendo acessado o site, siga em frente clicando em “Primeiro Acesso”;
  • Agora continue digitando o seu CPF e data de nascimento;
  • Siga preenchendo todos os dados pessoais e outras informações relacionadas a sua opção de qualificação no Encceja.

Assim que o processo de inscrição estiver finalizado, basta continuar seguindo as instruções de guia que são disponibilizadas pelo Encceja 2020 para a concretização da inscrição.

Prova do Encceja 2020

Depois da realização da inscrição, o próximo passo para a obtenção do diploma Encceja, é a realização da prova do Encceja 2020. Cada uma das provas deste programa conta com 30 questões, incluindo a prova de redação.

As questões que são cobradas nas provas são de múltipla escolha, ocorrendo que para poder qualificar para o recebimento do diploma será preciso ter 50% de acertos. No que diz respeito as matérias cobradas, o exame apresenta disciplinas relacionadas ao nível de educação em que se pretende obter a qualificação.

Para quem deseja ser credenciado pelo diploma do ensino fundamental, por exemplo, deverá se preparar nas disciplinas de:

  • Matemática;
  • Geografia;
  • Português;
  • História;
  • Língua estrangeira moderna;
  • Artes;
  • Redação e;
  • Educação física.

No caso do ensino médio, são cobradas matérias relacionadas as ciências humanas, ciências da natureza, línguas, códigos, matemática e redação.

Como Consultar o Locar da Prova do Encceja

O local para a realização da prova Encceja é definido segundo a informação inserida no momento da inscrição do Encceja 2020. A organização deste programa também possibilita a consulta dessa informação diretamente no site da página do participante.

Para poder acessar essa página siga o passo a passo que segue:

  • Entre na página do participante no Encceja
  • Siga inserido o seu CPF e senha de acesso;
  • Selecione a imagem indicada e depois clique em “Enviar”;
  • Tendo feito isso, na próxima página você já poderá conferir o local da sua inscrição.

Resultado do Encceja 2020

A divulgação do Resultado do Encceja 2020 ocorrerá em dezembro. Esta informação poderá ser conferida diretamente na página do participante por meio da página do participante no Encceja.


O portal VestibulandoWeb é um portal de educação dedicado à preparação para Vestibular e Enem. Contribuímos, também, com divulgação de informações sobre inscrições, Fies, Sisu, Prouni, Encceja. Criamos materiais, divulgamos provas e questões comentadas. Ajude-nos a criar e divulgar novos materiais. » APOIAR ESTA INICIATIVA


Comentários