EnccejaNoticias

MEC divulga edital do Encceja 2022

O Ministério da Educação (MEC) publicou, na segunda, 16 de maio, o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos de 2022 (Encceja). As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas entre os dias 24 de maio e 4 de junho. O texto do edital pode ser conferido no Diário Oficial da União.

Estudantes que necessitam de tratamento especializado e que inclusão do nome social devem fazer a solicitação no ato da inscrição.

O Encceja é um exame destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e/ou o ensino médio e desejam obter os certificados referentes a essas etapas. A prova é realizada pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Publicidade

Para se obter a certificação do Ensino Fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos de idade completos até o dia da prova. Para obtenção do Ensino Médio, por sua vez, é preciso ter completado pelo menos 18 anos até o dia da prova.

A lista das cidades de aplicação está disponível no portal do Encceja.

Publicidade

Os exames do Encceja regular serão aplicados no dia 28 de agosto (domingo), de manhã e à tarde. Para aprovação o candidato deve obter 100 pontos nas provas objetivas e uma média mínima de 5 pontos na redação.

As provas do Encceja para brasileiros no exterior ocorrerão em 18 de setembro e, para brasileiros que se encontram no exterior privados de liberdade, a aplicação será nos dias 19 e 30 de setembro. O Encceja para pessoas privadas de liberdade (PPL) e jovens sob medida socioeducativa no Brasil será em 11 e 12 de outubro.

A página dedicada ao Encceja também disponibiliza materiais de estudo para quem deseja prestar o exame.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

2 thoughts on “MEC divulga edital do Encceja 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *