EnccejaNoticias

Encceja 2019 tem recorde de participantes

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira, dia 26 de agosto, os números oficiais da edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Ao todo, 1.185.945 jovens e adultos fizeram as provas do exame. Foi a maior participação já registrada pelo Inep. Entretanto, o número representa apenas 39,9% do total de inscritos.

De acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a ausência é um reflexo da gratuidade do exame. “A lei determina que a gente não cobre das pessoas que fazem a prova. Então é um custo direto para o pagador de imposto, não para quem faz a prova. Daí explica também a alta abstenção. O custo para a pessoa não fazer a prova é mínimo”, afirmou.

Ocorrências

De acordo com o Inep, apenas duas irregularidades foram registradas. “A primeira foi um furto de um veículo dos Correios antes da entrega das provas, mas o veículo foi recuperado pela Polícia Militar, em Mato Grosso do Sul, e os malotes estavam intactos e foram entregues antes mesmo dos portões serem abertos”, explicou Alexandre Lopes, presidente do Inep.

Publicidade

O segundo contratempo aconteceu em Sergipe. Uma escola sofreu com falta de energia e os alunos não conseguiram terminar a prova. Nesses casos, a reaplicação será nos dias 8 e 9 de outubro, mesmo período da aplicação do exame para as pessoas privadas de liberdade (PPL).

Ainda assim, o ministro considera que o Encceja deste ano é uma prova de que a estrutura está funcionando. “Ocorreu o menor índice de falhas da história de todas as aplicações, apesar do crescimento do número de inscritos e do número de pessoas que realizaram a prova, não teve falhas do MEC no processo (…) O Encceja foi um sucesso, é um teste para o que vem para o Enem”, afirmou.

Publicidade

Datas

A previsão é que os gabaritos do Encceja 2019 sejam divulgados até o dia 06 de setembro no portal do Inep. Os resultados serão divulgados em dezembro. Confira mais informações sobre o Encceja 2019.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *