Enem 2020: 3 dicas para aumentar sua nota

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) ocorrerão nos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 07 de fevereiro (versão digital). Ao todo são quase 6 milhões de inscritos nesta edição. A tensão dos candidatos só aumenta à medida que estas datas se aproximam.

Às vésperas do exame é hora de pensar na sua estratégia de prova. Você já pensou em como planejar o seu tempo durante o exame? Saber administrar bem essas horas é a chave para uma melhor realização da prova. Além disso, algumas dicas são fundamentais para se alcançar uma boa nota no Enem 2020.

Como o Enem é corrigido com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), a pontuação não se baseia apenas no número de acertos. O exame avalia os estudantes de acordo com o nível de dificuldade das questões acertadas – ou seja, as mais difíceis valem mais. Por isso, as provas mais difíceis acabam tendo média de notas superior à de provas mais fáceis.

De acordo com especialistas, uma vez que a nota é baseada na TRI, gera mais resultado ir bem em Matemática do que ir bem em Português, por exemplo, já que acertando mais questões em Matemática, você consegue ter uma nota maior.

Outra prova que, indo bem, é garantia de sucesso na nota final, é a de redação. A nota obtida na redação pode ser igual a 1000, e por isso pode dar um melhora significativa na nota final do candidato.

Veja a seguir algumas dicas para conseguir uma boa pontuação na prova do Enem 2020

1) Dê atenção especial para as provas de Matemática e de redação, pois são as provas onde acertar mais gera mais resultado.

2) Treine a precisão na hora do exame. Já que acertar uma difícil e errar uma fácil pode baixar sua nota, fique atento para não acabar caindo nesse erro. Priorize as questões fáceis antes das difíceis.

3) Planeje bem o tempo, você tem apenas 3 minutos para responder cada questão. Não corra o risco de ficar sem tempo para responder e acabar chutando: como a TRI avalia o padrão de resposta, é possível identificar quando o candidato chuta no exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.