Enem

Confira os assuntos de inglês e espanhol mais recorrentes no Enem

Para se preparar corretamente para o Enem, é preciso dar atenção para matérias que vão muito além das mais frequentes no exame. As línguas estrangeiras, como inglês ou espanhol, compõem grau de relevância na prova.

De acordo com dados oficiais do Enem, a média de acerto das questões de inglês é abaixo da média e totaliza 45%. Quando o assunto é espanhol, esse número cai ainda mais e vai para apenas 34%.

A SAS Plataforma de Educação fez uma análise completa de todas as edições da prova entre 2009 a 2017 e trouxe os resultados com os assuntos que mais são frequentes no Enem. Portanto, é importante ter conhecimento dessas estatísticas para ter um norte maior sobre quais assuntos se especificar na hora de estudar para o exame.

Publicidade

No idioma inglês, a leitura e interpretação de textos é o assunto mais frequentes do exame. Entre 2009 a 2017, esse tipo de questão esteve presente 41 vezes e, de longe, lidera o ranking.

Há diversas opções para se aprofundar quando o assunto é leitura e interpretação de texto. Como não poderia ser diferente, uma das melhores alternativas é procurar por algum curso de inglês e hoje em dia há vários disponíveis online que atendem as pessoas independente de suas respectivas localizações geográficas.

Publicidade

Em segundo lugar, aparece leitura e interpretação de cartuns, tirinhas e charges, tema que caiu 10 vezes nesse período de oito anos. Logo atrás vem domínio lexical (9), análise e interpretação de poemas e canções (8), identificação da função do texto (6) e diversidade linguística (4).

Para Cristina Armaganijan, professora do Curso do Colégio e Colégio Objetivo, é importante levar as cinco questões de inglês no exame de maneira bem séria. “Quando o aluno chega na prova de inglês depois da prova de português, ele lê as questões por cima. Não dá para fazer isso, tem que ler tudo com atenção”, afirma em entrevista.

Ela também aponta que acompanhar as notícias e estar atento ao que acontece em escala global faz a diferença na hora de responder, pois pode facilitar a compreensão da questão mesmo sem domínio completo do inglês.

Já para o idioma espanhol, nesse mesmo período entre 2009 a 2017 a compreensão e interpretação textual caiu em 45 questões diferentes, o que representa disparadamente o assunto mais frequente no exame.

O segundo que mais aparece nesse período foi a semântica e domínio lexical, com 11 perguntas, seguido por funções de linguagem (5), leitura e interpretação de charges e tirinhas (4), identificação de função do texto (5), análise de texto literário em prosa (3) e análise e interpretação de músicas e poemas (3).

Aproximadamente 60% dos candidatos escolhem o espanhol como língua secundária e muito disso acontece pelas similaridades do português com esse idioma.

Para a professora Vivian Motta, uma maneira bem eficaz de treinar para a prova é ler bastante. “Leia reportagens de jornais espanhóis, conheça autores famosos de língua espanhola, como Eduardo Galeano (toda prova de Enem aparece um texto dele), Gabriel García Márquez, Julio Cortázar, Mario Vargas Llosa e Jorge Luis Borges”, aponta Vivian.

Ela também afirma que é preciso ficar de olho com as pegadinhas, pois geralmente elas são bem frequentes no exame com a língua espanhola — principalmente em relação aos falsos cognatos, que possuem mesma forma lexical, mas contam com significado totalmente distinto em relação ao português.

Outra forma de se acostumar com o espanhol é entrar em contato direto com a língua através do entretenimento e de pequenos detalhes. Assistir filmes e séries com legenda em espanhol, escutar músicas desse idioma e até mesmo deixar o celular com o espanhol como língua padrão são ações que ajudam na compreensão maior do idioma.

Ao se orientar corretamente sobre quais são as questões mais frequentes no exame e estudar a partir disso, é possível ter uma chance maior de acerto na prova. Apesar de contar com apenas cinco questões, o idioma secundário geralmente faz muita diferença no resultado final do aluno e pode ser um divisor de águas na vida profissional.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *