EnemNoticias

Enem 2019: fique por dentro das atualidades que podem cair na prova

Um dos acontecimentos mais esperados pelos estudantes da rede pública e privada de educação é o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece nos dias 3 e 10 de novembro. Mas, a parte que mais preocupa nas provas é a redação, pois a mesma vale a maior pontuação e exige que o formato dissertativo-argumentativo, seja realizado de acordo com o edital.

Deseja saber quais os assuntos podem ser abordados como tema para redação e questões do ENEM 2019? Então siga com a gente e confira a lista dos assuntos que mais repercutiram.

Lista de assuntos

Reforma da Previdência

Publicidade

A Reforma da Previdência tem sido um dos assuntos mais repercutidos em 2019, devido às alterações que serão realizadas nas regras para aposentadoria e benefícios do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

Este tema tem fortes chances de ser considerado nas questões ou redação da prova, então é importante que fique por dentro do assunto. Conheça tudo sobre o INSS neste site: consultameuinss.com.br/.

Publicidade

Crise hídrica e escassez de água

Assuntos relacionados ao meio ambiente e causas que podem interferir na crise do país podem ser abordados na prova. É importante que o estudante aborde a importância de preservar os recursos naturais, apresentando intervenções que possam ajudar a diminuir os danos à natureza e desperdício de água.

Aquecimento global

As causas e consequências do aquecimento global no planeta, ainda é um dos assuntos mais discutidos na atualidade, o que dá indícios da presença do tema nas provas. É importante destacar as possíveis soluções para ajudar a reverter e evitar o mesmo.

Sustentabilidade

Um dos temas que mais são abordados é a sustentabilidade, ideias que podem ajudar na economia e reaproveitamento de matéria-prima, como exemplo, as técnicas para reduzir o lixo plástico produzido no mundo.

Bullying

Infelizmente, esse é um dos temas que ainda acontece no ambiente escolar e prejudica o desenvolvimento de muitos alunos. Caso esse seja o tema da redação, é importante destacar como essa prática negativa interfere na vida das pessoas e quais as alternativas para combater o bullying.

Maus tratos de animais

Atualmente, podemos apontar diversos casos que tem repercutido sobre maus tratos com animais, pensando nisso, o estudante deve informar em sua redação as medidas de proteção, como exemplo, a lei da constituição de 1998, a qual refere-se a punição para quem maltrata animais.

Preconceito linguístico

O preconceito linguístico é um dos temas que tem sido discutido, devido a variedade de “falares” no país, os quais não podem ser considerados melhores ou inferiores, pois o Brasil possui variações e sotaques em diversas regiões, algo que o estudante pode mencionar em sua redação.

Obesidade Infantil

O Brasil está na lista dos países que mais tem crianças obesas, sendo os maus hábitos alimentares, um dos fatores de risco para tal. Falar sobre como os produtos industrializados afetam a saúde, a alimentação que os pais oferecem aos filhos, entre outros, é uma das ideias.

 

Desta forma, é importante aproveitar esse último memento que antecede a prova do ENEM para realizar leituras e estudos sobre esses temas, pois isso pode fazer com que largue na frente de seus concorrentes e tenha melhores condições de desenvolver um texto dissertativo-argumentativo que atenda aos requisitos do edital e demonstre aos avaliadores que você conhece bem o assunto.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *