EnemNoticias

Enem 2019: veja a cartilha da Redação divulgada pelo Inep

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira, 10 de outubro, a cartilha com orientações e regras para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Além de orientações para a redação, o encarte chamado “Redação Enem 2019: Cartilha do Participante”, explica como é a redação do Enem e a correção, e dá dicas e exemplos de redações que alcançaram nota 1.000 no ano passado.

A redação no Enem

Os candidatos do Enem são condicionados a redação que deverá ser produzida no tipo dissertativo-argumentativo. O texto deverá ter no mínimo sete linhas e não ultrapassar 30.

É proibida a identificação do participante na folha definitiva do texto e o título não é obrigatório. Só são aceitas redações escritas com caneta preta.

Publicidade

A redação do Enem tem como nota máxima possível mil pontos. Os corretores levam em conta o texto a partir de cinco competências estipulados pelo Inep, sendo que cada uma vai de 0 a 200 pontos.

A correção da redação é realizada por dois corretores selecionados pelo Inep. Em caso de divergência, um terceiro corretor avalia o texto do participante.

Publicidade

Distribuição das provas

O Inep informou na semana passada que a distribuição das provas do Enem 2019 para os estados já começou a ser realizada, faltando um mês para o exame ser realizado.

As provas estavam no 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, em Osasco (SP) e 408 mil impressões já saíram com a escolta da Polícia Militar para serem entregues na Bahia e no Pará. Ao todo, o Inep vai distribuir 10,2 milhões de provas em todo o Brasil, para atender os mais de 5 milhões de inscritos.

Todas as provas do Enem 2019 já foram impressas e, de acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, o planejamento está sendo seguido para que haja tranquilidade na aplicação do exame.

Provas

O exame será aplicado em dois domingos, 03 e 10 de novembro, em 1.727 municípios brasileiros. A partir do dia 16 de outubro os participantes poderão ter acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição para conferir os locais onde realizará as provas.

O primeiro dia de provas será formado por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e a tão temida Redação. No segundo será a vez de 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

Os gabaritos oficiais serão divulgados em 16 de outubro e não serão aceitos recursos e as respostas serão apenas para conferência.

O resultado do Enem 2019 é esperado para o mês de janeiro de 2020, mas a data ainda não foi definida.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *