EnemNoticias

Inep divulga edital do Enem 2020 PPL

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens Sob Medida Socioeducativa (Enem PPL).

As inscrições serão realizadas das 10h do dia 30 de novembro até o dia 11 de dezembro. Os responsáveis pedagógicos das unidades prisionais ou de medidas socioeducativas é que inscrevem os candidatos, já que quem cumpre pena não pode acessar o sistema de inscrição no exame. O cadastro é gratuito e online.

Os órgãos de administração prisional e socioeducativa que desejarem indicar unidades para aplicação do Enem PPL devem encaminhar, por e-mail, um ofício firmando a adesão com o Inep. Deve-se fazer a indicação de um responsável pedagógico, que terá a função de acompanhar todos os trâmites do exame, desde a inscrição até os resultados, além de determinar as salas de provas dos participantes; a transferência entre as unidades, quando necessário, dentro do prazo previsto; e excluir aqueles que tiverem sua liberdade decretada. O termo de adesão deverá ser enviado entre os dias 16 e 27 de novembro.

Publicidade

O responsável pedagógico deverá acessar o site do Inep portando o CPF dos candidatos, documento de identificação com foto e número de identificação interna. É possível indicar se o participante necessita de atendimento específico ou especializado, bem como informar a opção da prova de Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol e informar em qual sala o participante fará as provas do Enem PPL 2020.

Provas do Enem 2020 PPL

As provas do Enem PPL são formadas por 180 questões, assim como no exame tradicional. São 45 de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias, 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 sobre Matemática, além da Redação. A diferença é que os privados de liberdade participarão do exame após a aplicação nacional e em dias úteis.

Publicidade

A aplicação do Enem PPL 2020 será realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021. As provas serão realizadas nas unidades prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas que aderiram ao exame e que tenham estrutura física adequada.

No primeiro dia, os participantes chegarão nas salas de provas às 12h30. Os inscritos responderão a um questionário socioeconômico das 12h45 às 13h20. Na sequencia, responderão a 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação, aplicadas das 13h30 às 19h.

No segundo dia do Enem 2020 PPL os participantes estarão nos locais às 13h15 e as provas começarão às 13h30. O exame se encerrará às 18h30. A previsão é de que os gabaritos sejam publicados até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas.

A divulgação do resultado do Enem PPL 2020 está previsto para ocorrer junto com o do tradicional, dia 29 de março de 2021.

Os participantes que tiverem idade mínima de 18 anos e estiverem com o ensino médio completo poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021, Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021 e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *