EnemNoticiasRedação

Enem 2019: confira 8 temas para a Redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) tem início neste domingo, dia 03 de novembro. Ao todo mais de 5 milhões de inscritos fazem as provas do exame. Os candidatos deverão responder a 45 questões de cada área de conhecimento, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de elaborar uma redação.

Temas de Redação para o Enem 2019

Confira 8 possíveis temas que podem aparecer na prova de Redação do Enem 2019.

  1. Como melhorar a questão da mobilidade urbana no Brasil
    Dentro desse tema, vale estudar as políticas públicas de deslocamento e a falta de investimento no transporte público e nos alternativos, que contribui ainda mais para problemas como o congestionamento.
  2. O combate às epidemias no Brasil
    Hoje, o índice de epidemias e número de mortes relacionadas a elas ainda cresce, como no caso da dengue e da sífilis e de outras doenças que já haviam sido erradicadas, como o sarampo. É importante ficar atualizado sobre o problema e pesquisar políticas de prevenção.
  3. O que fazer para aumentar a expectativa de vida entre os brasileiros?
    A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado no últimos anos pela melhora na qualidade de vida e bem-estar da população. É interessante entender os fatores que levam a esse aumento e como continuar o crescimento.
  4. A evasão escolar em questão no Brasil
    O Censo Escolar, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que ainda há 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Essa evasão pode estar associada a falta de escolas, bullying, falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros.
  5. Como combater o bullying nas escolas do Brasil?
    O bullying ainda é muito recorrente nas escolas brasileiras e afeta principalmente os adolescentes. É caracterizado pela violência física, verbal e psicológica, e ainda pode ocorrer pelas redes sociais, o chamado cyberbullying.
  6. O combate à depressão na sociedade brasileira
    Com o número de casos de suicídio cada vez mais alarmantes, tornar-se necessário pensar em políticas públicas para combater a depressão.
  7. A importância da preservação do meio ambiente
    Esse tema é uma pauta verde que sempre está em discussão. Vale se inteirar de programas de preservação, legislações e conferências ambientais, como Conferência de Estocolmo, Protocolo de Kyoto, Rio+20 e Agenda 21.
  8. O perigo da escassez da água no Brasil

Outra pauta verde é a questão da crise hídrica no Brasil. É importante você entender as causas e consequências dessa crise e pesquisar as políticas que já estão em prática para resolver o problema e as possíveis soluções futuras.

Publicidade

Cartilha de redação do Enem 2019

Caso o candidato tenha dúvidas, pode conferir a cartilha “Redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante“. A cartilha, entre outros assuntos, traz sete modelos de redações escritas no Enem 2018 que alcançaram nota máxima no exame. Com o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, dos 4 milhões de participantes apenas 55 produziram redações nota mil. Especialistas do Inep analisaram os textos publicados na cartilha, explicando ponto a ponto as produções.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *