EnemNoticias

Enem 2019: Inscrições começam dia 06 de maio

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão abertas no site às 10h do dia 06 de maio e irão até o dia 17 de maio, às 23h59, segundo o manual do candidato. Todos os interessados em participar da prova devem fazê-la, inclusive aqueles que conseguiram a isenção da taxa de R$ 85. A aprovação do pedido de isenção, que foi feito em um período anterior, não significa estar inscrito no exame. As inscrições ocorrem na página do participante no site oficial do Inep.

No caso dos estudantes que terão de pagar esse valor para se inscrever, o prazo máximo para quitar o boleto bancário é o dia 22 de maio. Mesmo que haja um feriado regional e os bancos não funcionem, a data-limite não será alterada, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para fazer a inscrição, é necessário informar o número do CPF e do RG para que seja criada uma senha. É ela que dará acesso futuramente ao cartão de confirmação e aos resultados, por exemplo. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos, para que o Inep envie comunicados diretamente aos candidatos.

Publicidade

Além desses dados, os estudantes têm de afirmar se necessitam de algum atendimento especializado no dia da prova (como para pessoas com deficiência ou lactantes). Em outra etapa da inscrição, precisam marcar se a língua estrangeira cobrada na prova será o inglês ou o espanhol.

O Enem seleciona candidatos para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e universidades portuguesas.

Publicidade

Isenção Enem 2019

Os candidatos puderam solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 no período de 1 a 10 de abril. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no dia 17 de abril o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. A lista de beneficiados estará disponível na Página do Participante e poderá ser acessada inserindo os dados de CPF e senha cadastrada no período de solicitação.

Ao todo foram mais de 3,6 milhões de pessoas pediram para ser isentos da taxa de inscrição no Enem 2019. Aquele candidato que não for contemplado, ainda poderá entrar com recurso entre os dias 22 e 26 de abril. É possível recorrer tanto em relação à solicitação quanto à justificativa de ausência nos dois dias de prova do exame nacional realizado na edição passada do exame.

Datas das provas do Enem 2019

O Enem acontecerá em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

  • 03/11: 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação.
    Duração: 5h30
  • 10/11: 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.
    Duração: 5h (30 minutos a mais do que em 2017)

Horários das provas

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Encerramento das provas: 19h (primeiro dia) e 18h30 (segundo dia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *