EnemNoticias

Enem 2020: 3 Atitudes que influenciam sua memória

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2020, e a necessidade de rever os conteúdos estudados ao longo dos três anos de Ensino Médio, é comum que alguns estudantes comecem a ficar mais estressados e ansiosos nesta época do ano. Embora eles reconheçam que devem conciliar os estudos aos momentos de lazer e relaxamento, a organização do tempo costuma ser um empecilho.

A memória é uma capacidade humana intrinsecamente ligada à educação, porque os alunos precisam armazenar muitas informações para desempenharem as atividades escolares. Por isso, é essencial que estudantes e professores entendam algumas situações que podem melhorar ou piorar a ação da mente e impactar diretamente na memória.

A seguir, confira 3 atitudes cotidianas que podem influenciar diretamente na sua capacidade de memorização:

Publicidade

1- Aprender

Quando se aprende um novo conteúdo, as células cerebrais são ativadas, garantindo a potencialização da memória a longo prazo. Assim, os alunos conseguem realizar ligações entre disciplinas distintas e ampliar o horizonte educacional no qual estão inseridos.

A quantidade de vezes que você se dedica ao estudo é diretamente proporcional às interconexões celulares. Então, se você pretende melhorar sua memória, dedique-se a aprender mais e mais.

Publicidade

2- Estresse

Esse sentimento é um dos causadores do mau desempenho da memória. Quando você fica muito nervoso por causa de determinada situação, a produção de neurotransmissores diminui. Assim, você pode ter dificuldade de memorizar determinados conceitos e ter problemas para se lembrar de outros que já sabia.

3- Ensine

Para que você aprenda bem os conteúdos passados pelos docentes, uma boa dica é ensiná-los para colegas que estejam com dificuldade. Além de ajudá-los, você tem a dimensão do que precisa focar mais e qual sua capacidade de memória. Além disso, ao transmitir seus conhecimentos, você estimula o crescimento das células cerebrais e, consequentemente, melhora suas memória.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *