EnemNoticias

Enem 2021: inscrições iniciam dia 30 de junho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abre no dia 30 de junho, quarta-feira, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2021. Os candidatos terão até o dia 14 de julho para se inscreverem. Nesta edição, tanto a versão impressa quanto a digital serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro e terão as mesmas provas, com itens iguais.

As inscrições serão realizadas na Página do Participante do Enem 2021. O candidato deverá informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar qual modalidade do Enem 2021 deseja realizar (impressa ou digital).

Para acessar a Página do Participante é preciso ter o login único dos portais gov.br, que também permite acompanhar a situação das solicitações e entrar com possíveis recursos. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br.

Publicidade

O Inep também receberá as solicitações de atendimento especializado. Já os pedidos de tratamento pelo nome social deverão ser feitos a partir de 19 de julho.

Nas redes sociais milhares de estudantes questionaram a data de realização das provas do Enem 2021.

Publicidade

Sobre o Enem

O Enem é o maior processo seletivo do país e uma das principais formas de acesso ao Ensino Superior no Brasil. As notas obtidas no Enem são usadas como critério único ou complementar de diversos processos de seleção, além de serem utilizadas como forma de seleção para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Com as notas do Enem, o estudante também pode se candidatar a vagas nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Treineiros

Os participantes que se inscreverem para realizar a prova do Enem 2021 como “treineiros”, deverão realizar a inscrição para o Enem impresso; a prova do Enem Digital será exclusiva para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa neste ano.

Atendimentos especializados

O participante inscrito no Enem 2021 que desejar solicitar atendimento especializado deverá informar, no ato da inscrição, as condições que motivam a solicitação. A versão digital terá recursos de acessibilidade para a realização do Enem 2021. Os participantes que tiverem pedido de atendimento aprovado pelo Inep poderão realizar, por exemplo, prova ampliada, superampliada ou com contraste.

Ainda conforme o edital será permitido que o participante com atendimento especializado use materiais próprios que auxiliem na realização da prova no computador, caso seja necessário. Tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), tempo adicional e salas acessíveis também são recursos previstos no edital da modalidade digital.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *