Enem 2021 registra menor número de inscritos em 16 anos

A edição do Enem 2021 já chama a atenção por registrar o menor número de estudantes inscritos desde o ano de 2005. Nesse sentido, vale lembrar que em 2005, o Enem ainda não era um instrumento de ingresso de estudantes no Ensino Superior.

Principalmente por isso, é alarmante identificar que o número de inscrições confirmadas no Enem 2021 é equivalente ao número de inscritos de uma edição que nem mesmo considerava a nota para a entrada no ensino superior.

A queda no número de inscrições pode ser interpretada, então, como um retrocesso, uma vez que com isso, a quantidade de estudantes inscritos nos remete a uma época em que a nota do Enem nem mesmo era utilizada como critério para entrar em uma universidade.

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2021, teve um total de 3.109.762 inscrições confirmadas. Do total de inscritos, uma pequena parte destes estudantes vão fazer a versão digital da prova do Enem, enquanto a maioria vai fazer o Enem em sua versão tradicional, ou seja, a prova impressa. Nesse sentido, veja os números logo abaixo.

  • Total de inscrições confirmadas no Enem 2021 – 3.109.762 estudantes
  • Total de inscrições confirmadas no Enem impresso (tradicional) – 3.040.871 estudantes
  • Total de inscrições confirmadas no Enem digital (nova modalidade) – 68.891 estudantes

Nesse sentido, é valido lembrar que o Enem digital é uma nova modalidade de aplicação da prova e que começou a ser colocada em prática na edição do ano passado. Portanto, o Enem 2021 vai ser apenas a segunda vez em que a versão digital é aplicada para os estudantes. Na verdade, para uma parte dos estudantes. Ou seja, para aqueles estudantes que se manifestaram com o interesse de fazer o Enem digital no momento em que estavam fazendo as suas respectivas inscrições na prova.

Além disso, é válido ressaltar também que dentro do grupo das inscrições confirmadas (3.109.762), estão os estudantes que conseguiram a isenção da taxa de inscrição, assim como estão incluídos os estudantes que fizeram o pagamento da taxa de R$ 85 reais para fazer a prova.

Portanto, quem não cumpriu com os requisitos de concessão de isenção da taxa de inscrição do Enem, bem como aqueles estudantes que não efetuaram o pagamento da taxa no prazo que foi anteriormente definido no edital, que foi o dia 19 de julho de 2021, estão fora da relação. Em resumo, quem não teve isenção e quem não fez o pagamento da taxa no prazo certo está fora do Enem 2021 e não teve, então, a sua inscrição confirmada pelo INEP.

Enem 2021: O menor número de estudantes inscritos desde 2005

Antes mesmo da divulgação do número das inscrições confirmadas, o Enem 2021 já tinha atingido um outro recorde negativo, que foi o número de estudantes que se inscreveram na prova, as chamadas inscrições totais, que inclui tanto quem finalizou o processo quanto quem não concluiu a sua inscrição com o pagamento da taxa.

Nesse caso, o Enem 2021 recebeu um número de 4.004.764 inscrições, o menor número registrado desde o ano de 2007, há 14 anos. E com isso, se percebe também que após o processo de confirmação dos pagamentos, a queda no número de inscrições, por pouco, não chegou a 1 milhão de estudantes a menos.

Para completar o raciocínio, é importante registrar também que o número de inscritos do Enem 2021 chega a ser menor do que o número de inscrições do Enem 2009, que foi a edição da prova em que o método de ingresso no ensino superior a partir da nota do exame ainda estava dando os seus primeiros passos. O Sistema de Seleção Unificada (SISU), por exemplo, só foi lançado no ano de 2010.

Em resumo, desde que o Enem passou a ser formatado como um método de acesso de estudantes ao ensino superior, a prova não registrava um número de inscritos tão baixo. Obviamente, 3 milhões de estudantes é um número significativo.

Porém, considerando a população jovem do Brasil e especialmente levando em conta que o Enem já chegou a ter 9,4 milhões de estudantes inscritos (Enem 2014), é certo considerar que o recorde negativo é um registro histórico relevante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.