Enem 2022: prazo para pagamento da inscrição termina na sexta-feira (27)

Candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não foram contemplados pela isenção da taxa de inscrição têm até esta sexta-feira, 27 de maio, para realizar o pagamento.

O valor de R$85,00 (oitenta e cinco reais) pode ser pago através do sistema PIX, cartão de crédito ou boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU). Uma vez selecionada e confirmada a modalidade de pagamento, não é possível alterar a opção.

O candidato deve acessar a Página do Participante do Enem 2022, com seu login e senha, conforme cadastro no Governo Federal (gov.br) e entrar na seção “Pagamentos/Isenção”.

O pagamento da taxa à vista, via PIX ou boleto GRU, será feito em uma única parcela. Para aqueles que optarem pelo cartão de crédito, há a possibilidade de parcelamento, podendo haver acréscimo de juros conforme a plataforma prestadora do serviço (Mercado Pago ou PicPay), além de taxa administrativa no valor de R$2,54 (dois reais e cinquenta e quatro centavos).

O pagamento do boleto, por sua vez, pode ser efetuado em qualquer banco, aplicativo bancário ou agência das Casas Lotéricas. A inscrição do participante apenas será efetivada após confirmação do pagamento da taxa.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela produção e aplicação do Enem, divulgou o resultado final da interposição de recursos para isenção da taxa de inscrição no início do mês de maio. O prazo para as inscrições na prova se encerrou no dia 21 de maio.

Os participantes tiveram do dia 10 a 21 de maio para realizar a solicitação de atendimento específico e especializado. Para aquelas pessoas que irão solicitar o uso do nome social, o prazo vai de 23 a 28 de junho.

A aplicação das provas do Enem 2022 irá ocorrer nos dias 13 e 20 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.