Enem

Enem 2023 – Inscrição, Edital, Datas e Resultado

O Ministério da Educação (MEC) já divulgou as informações do Enem 2023.

A partir das notas individuais obtidas o candidato pode se candidatar a uma vaga nas universidades de todo o país por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni), ou até mesmo financiar o curso superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Normalmente nesse período é realizada também a divulgação das principais datas referentes da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no caso do Enem 2023.

Publicidade

Inscrições do Enem 2023

As inscrições do Enem 2023 serão abertas de 5 a 12 de junho de 2023, exclusivamente no endereço da página dos participantes no link https://enem.inep.gov.br/participante/. Os candidatos devem baixar o aplicativo para se inscreverem.

Para que serve a nota do Enem?

Os candidatos que fizeram as provas do Enem poderão utilizar as notas obtidas para:

Publicidade
  • Se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU)
  • Concorrer a uma vaga no Programa Universidade Para Todos (ProUni)
  • Solicitar financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
  • Participar do Programa Ciência Sem Fronteiras

Como fazer o Enem para concluir o ensino médio?

Desde a 2018 não é mais possível obter a certificação do Ensino Médio por meio das notas obtidas nas provas do Enem. Sendo assim, os interessados em obter a certificação do Ensino Médio deve se inscrever no Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

Qual o valor da taxa de inscrição do Enem 2023?

O Ministério da Educação (MEC) publicou o Edital do Enem 2023, O valor da taxa de inscrição do Enem 2023 será mantida em R$ 85, assim como ocorreu na última edição.

O que é isenção do Enem?

Isenção na inscrição do Enem 2023 é garantida às pessoas de baixa renda. A solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 é um direito aos estudantes que se enquadram na Lei nº 12.799/2013.5

Quem tem direito à isenção do Enem 2023?

São contemplados aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, desde que tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Quando posso pedir a isenção do Enem 2023?

O período para que os candidatos solicitem a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 já se encerrou. Foram feitas as justificativas de ausência no Enem 2022, que é obrigatória para quem teve direito à gratuidade na edição do ano anterior, mas faltou aos dois dias de aplicação, e ainda quer requerer a isenção no Enem 2023.

Os estudantes que receberem isenção da taxa de inscrição no Enem 2023 e não compareceram nos dias de prova deverão justificar suas ausências no ano seguinte, caso tenham intenção de solicitar novamente a isenção.

Para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2023, o estudante precisa acessar a página do participante do portal oficial do enem Inep no site https://enem.inep.gov.br/participante/.

Como ocorre a confirmação da inscrição do Enem 2023?

A inscrição no Enem 2023 será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo Banco do Brasil, no caso dos candidatos que efetuaram o pagamento da taxa.

É importante lembrar que há um prazo, normalmente 3 dias úteis, para que o candidato efetue o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada no ato da inscrição. Apenas após a confirmação do pagamento é que a inscrição é efetivada. No caso dos candidatos que solicitarem isenção da taxa, a inscrição será confirmada se a Declaração de Carência Socioeconômica for aprovada.

O participante receberá cartão de confirmação de inscrição?

O cartão de confirmação de inscrição do Enem 2023 será disponibilizado exclusivamente na Página do Participante do Enem 2023, não sendo enviado pelos Correios.

Por meio desse documento será possível conferir o número de inscrição, data, horário e local de realização das provas, opção de língua estrangeira escolhida e a indicação dos atendimentos especializado e/ou específico escolhidos (caso se aplique).

É importante guardar a senha cadastrada na inscrição do Enem 2023?

Sim. A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do participante. Após a divulgação do resultado do Enem 2023, que ocorre na página do participante e deve ser consultada mediante acesso com a senha, os candidatos podem se inscrever no Sisu, Fies ou ProUni, e em todos os casos requer-se a senha cadastrada.

Quando será a prova do Enem 2023?

As provas serão aplicadas nos dias 05 e 12 de novembro de 2023, dois domingos consecutivos.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *