Inep avalia alternativas para impressão das provas do Enem 2019

Gráfica que faria impressão das provas do Enem 2019 decretou falência

Por Atualizado em 02/04/2019 15:07

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma nota nesta terça-feira, dia 02 de março, informando que o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2019, está mantido. De acordo com a autarquia, as provas do Enem 2019 serão aplicadas normalmente nos dias 03 e 10 de novembro, e que está avaliando uma alternativa segura para impressão dos cadernos de provas.

A notícia vem de forma a tranquilizar os milhões de candidatos que farão as provas do exame este ano, após a gráfica que imprime as provas do Enem desde 2009 decretar falência. Além da gráfica RR Donnelley, outras quatro gráficas haviam manifestado interesse em imprimir as provas da edição 2019 do Enem, em janeiro deste ano. No entanto, o Inep recusou duas ofertas por cumprirem com todas as exigências do edital da licitação. Sendo assim, ainda há duas gráficas aptas a imprimir as provas do exame: Valid Soluções S.A, que ofereceu os serviços por R$ 143 milhões, e a Thomas Greg & Sons Grafica e Serviços, que ofereceu o serviço por R$ 167 milhões.

Nova licitação para impressão das provas do Enem

De acordo com o cronograma de licitação, a impressão das provas deveria iniciar no mesmo período das inscrições do Enem 2019, de 06 a 17 de maio. Dessa forma, não há tempo suficiente para que nova licitação seja realizada, uma vez que o tempo mínimo necessário seria de 6 meses para finalizar o processo. Uma alternativa seria a busca por dispensa de licitação pelo Inep para contratar uma gráfica para imprimir as provas.

Inscrições para o Enem 2019

Nesta segunda-feira, dia 1º de abril, iniciou-se o período para que os candidatos possam solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2019. O prazo encerra-se no dia 10 de abril. Veja o cronograma completo:

  • Solicitação de Isenção/Justificativa de Ausência: 1 a 10 de abril
  • Inscrições: 6 a 17 de maio
  • Aplicação: 3 e 10 de novembro
  • Gabaritos e cadernos de questões: 13 de novembro

Leia a íntegra da nota do Inep

O Inep informa que as etapas para a aplicação do Enem 2019 transcorrem normalmente e que o cronograma está mantido, com as provas marcadas para 3 e 10 de novembro, conforme prevê o Edital. Em relação à falência da gráfica contratada para a diagramação e impressão dos cadernos de prova da edição deste ano do Enem, existem alternativas seguras sendo avaliadas.

O Inep reforça ainda que está aberto, até 10 de abril, o período para pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem 2019 e justificativa de ausência na edição anterior. As inscrições para o exame acontecem entre 6 e 17 de maio.

Leia a nota da gráfica

“A RR Donnelley Editora e Gráfica Ltda decidiu, após considerar todas as opções, encerrar sua operação no Brasil. Entre os fatores que levaram o grupo a tomar esta medida estão as atuais condições de mercado na indústria gráfica e editorial tradicional, que estão difíceis em toda parte, mas especialmente no Brasil. Recentemente, a RR Donnelley perdeu um de seus principais clientes e registrou uma drástica redução no volume de trabalho contratado.

O grupo operou no Brasil por mais de 25 anos. Mas, uma análise meticulosa das finanças da empresa motivou nossa decisão. O requerimento de autofalência da RRD será processado e decidido pelo foro da comarca de Osasco/SP.

Para minimizar o impacto da falência, a empresa entrará em contato com o sindicato e avaliará a possibilidade de rescindir todos os contratos de trabalho já nos próximos dias. Isso permitirá o pronto levantamento dos valores depositados nas contas vinculadas do FGTS e habilitará os funcionários a solicitarem o seguro-desemprego, na forma da lei.”


Inep avalia alternativas para impressão das provas do Enem 2019
5 (100%) 1 vote

Comentários