Inscrições para o Enem 2020 terminam nesta sexta-feira

Por Atualizado em 22/05/2020 10:25

O Ministério da Educação (MEC) informou na última quarta-feira, 20 de maio, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) será prorrogado de 30 a 60 dias em relação às datas previstas inicialmente nos editais. Apesar da mudança , o período de inscrição permanece o mesmo no calendário oficial disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O prazo para se inscrever no exame termina às 23h59 de hoje. O cadastro deve ser feito na Página do Participante do Enem 2020.

As provas, que aconteceriam em novembro, agora devem ser realizadas em dezembro ou janeiro de 2021 — ainda não há uma data definida. Segundo o MEC, será feita uma consulta aos inscritos, em junho, para que eles possam opinar sobre os dias de realização do exame.

A decisão pela aplicação das provas do Enem em nova data se deu em meio à pressão da sociedade civil e do Congresso pelo adiamento do exame. Representa, ainda, uma derrota para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, que vinha defendendo a manutenção do Enem em novembro. O adiamento vinha sendo defendido por entidades estudantis, secretários de educação, reitores de instituições de ensino e especialistas da área da educação.

O principal argumento utilizado por eles é o de que nem todos os estudantes têm condições sociais e financeiras de manter os estudos durante a pandemia da covid-19, ou nem sequer têm acesso às ferramentas necessárias para o ensino a distância, como celular e computador com acesso à internet.

Enem 2020

O Enem é considerado a principal porta de entrada ao ensino superior no país. Com o resultado das provas, é possível concorrer a vagas em instituições federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), se candidatar a bolsas em universidades privadas pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) e conseguir financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

 


Cadastro Newsletter Assine nossa Newsletter Gratuitamente As notícias que você não pode perder diretamente em seu email. Inscreva-se e recebe a Newsletter.

Comentários