Enem 2019 está confirmado, afirma Ministro da Educação

Provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro

Por Atualizado em 07/06/2019 9:09

Nesta quinta-feira, dia 06 de junho, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou que a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 está garantida.

A afirmação surgiu após o ministro ser questionado por jornalistas sobre a exoneração do diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Vieira Garonce. A Diretoria de Avaliação da Educação Básica é responsável pelas avaliações aplicadas a estudantes desde o ensino infantil ao ensino médio. Estão a cargo da diretoria, por exemplo, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o próprio Enem.

“Os sistemas vão funcionar, têm robustez, o TCU [Tribunal de Contas da União] já autorizou as modificações para garantir a realização do Enem na data prevista. Então, por favor, não estou falando que foi alguém da imprensa, mas parem de circular informações de que [o Enem] está ameaçado, a sociedade merece respeito”.

Outro episódio que causou insegurança sobre a realização do Enem foi a decretação de falência da empresa RR Donnelley, que era detentora do contrato para a impressão do Enem. Em abril, o TCU autorizou a contratação de nova gráfica. Foi escolhida a Valid S.A., garantindo a impressão das provas.

Enem 2019

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, no Programa Universidade para Todos (ProUni), e bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, ou no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Cronograma Enem 2019

  • Solicitação de Isenção/Justificativa de Ausência: 1 a 10 de abril
  • Inscrições: 6 a 17 de maio
  • Aplicação das provas:
    • 3 de novembro: provas de linguagens e códigos, ciências humanas e redação
    • 10 de novembro: provas de ciências da natureza e matemática

O portal VestibulandoWeb é um portal de educação dedicado à preparação para Vestibular e Enem. Contribuímos, também, com divulgação de informações sobre inscrições, Fies, Sisu, Prouni, Encceja. Criamos materiais, divulgamos provas e questões comentadas. Ajude-nos a criar e divulgar novos materiais. » APOIAR ESTA INICIATIVA


Comentários