EnsinoNoticias

Rankings Universitários de 2021 colocam USP como líder na América Latina

Os rankings universitários são identificados como referências importantes da qualidade do ensino superior que é oferecido pelas instituições de um país. E principalmente por trabalharem com métodos e critérios variados de avaliação, dando prioridade para alguns tópicos em vez de outros, os rankings podem indicar diferentes classificações para uma mesma universidade, o que pode fazer a instituição subir ou descer de posição, de acordo com o ano em que a avaliação é feita.

No ano de 2021, a Universidade de São Paulo (USP) conquistou o destaque em diversos tópicos de avaliação e, com isso, subiu algumas posições em alguns dos principais rankings universitários do mundo.

No World Reputation Ranking, por exemplo, que é elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), a USP subiu 10 posições, passando do grupo 91-100 para a posição 81-90 entre as universidades que tem melhor reputação mundial.

Publicidade

No Best Global Universities 2022, por sua vez, que é produzido pela editora norte-americana US News, a USP avançou 7 posições em relação ao ano passado, o que fez a universidade ficar em 115ª lugar no ranking mundial. Em ambos os rankings que foram citados até agora, a USP é a universidade mais bem avaliada de toda a América Latina.

Nas palavras do reitor Vahan Agopyan: “A USP se reinventou durante a pandemia e os resultados positivos estão demonstrados nessas classificações internacionais. O ponto mais importante é que a Universidade se aproximou ainda mais da sociedade e se apresentou como um apoio no meio de uma crise sem precedentes. Acho que ela vem cumprindo o papel que se espera de uma instituição com reconhecimento internacional”. Essa declaração do reitor foi dada no mês de outubro, que foi o mês em que estes dois rankings citados logo acima foram divulgados de forma oficial.

Publicidade

A avaliação do UI Green Metric World University Ranking 2021 foi divulgada no dia 14 de dezembro de 2021, e classificou a USP na 10ª posição mundial, e em 1º lugar como a universidade mais sustentável da América Latina.

O ranking da Green Metric é feito em todos os anos, e tem por objetivo classificar as instituições universitárias que desenvolvem as melhores práticas e os melhores programas sustentáveis em seus respectivos campus. Para fazer essa avaliação, o ranking considera um total de 6 (seis) indicadores fundamentais. São eles:

  • Total de área verde
  • Consumo total de energia
  • Gestão dos resíduos
  • Forma de tratamento da água
  • Mobilidade e acesso
  • Educação Ambiental

Foram estes os indicadores, portanto, que fizeram a USP ter o reconhecimento internacional também no meio sustentável.

No mês de novembro deste ano, o Global Employability University Ranking and Survey (GEURS) avaliou a USP como a 90ª melhor universidade do mundo em termos de empregabilidade. Neste ano de 2021, essa pesquisa avaliou cerca de 2 mil universidades de todo o mundo. E a USP é a única instituição brasileira a estar presente no ranking.

Este ranking acima citado é realizado a cada ano pela consultoria Emerging. O principal objetivo deste ranking é o de classificar as 250 melhores universidades tomando como base a avaliação direta dos empregadores, que compartilham os seus conhecimentos acerca dos desafios da futura formação e das suas expectativas para o Ensino Superior a longo prazo.

São avaliações como essas que colocam a USP como uma instituição que tem reconhecimento nacional e internacional, figurando entre as melhores universidades não só da América do Sul, como também de outras regiões continente afora.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *