9 passos de como montar uma loja virtual com pouco dinheiro

Mais e mais pessoas estão buscando uma maneira de complementar a renda ou mesmo ter uma renda principal, e uma saída que muitos têm encontrado é montar uma loja virtual.

E aí vem a pergunta: Eu não tenho muito capital para abrir uma loja virtual, como faço?

Essa é a boa notícia. Hoje em dia, você pode montar uma loja na Internet sem precisar fazer um grande investimento, e dependendo do tipo de loja, um investimento praticamente zero.

É claro que assim como qualquer negócio, você terá que estruturar muito bem o site, listar todos os produtos, adicionar métodos de pagamento, definir como será a entrega, entre outras providências.

Para te ajudar, vamos mostrar todo o passo a passo sobre como montar uma loja virtual, ou melhor, montar uma loja virtual com pouco dinheiro.

Por onde começar a Loja Virtual

Em primeiro lugar, para criar uma loja virtual requer tempo e um pouco de dinheiro, inclusive existem diversas soluções para criar um site sem gastar nada.

Mas se você quiser ver seu negócio decolar mais rápido, pelo menos um pouco de investimento será necessário.

Antes de montar a loja na Internet, veja algumas perguntas que você deve se fazer:

  • Quanto eu tenho para investir?
  • Qual tempo que tenho para me dedicar ao negócio?
  • Quais são minhas habilidades?
  • Vou trabalhar com ou sem estoque?

O ideal é fazer uma pesquisa de nichos em alta e se possível, que você tenha algum conhecimento sobre o assunto.

E desde a elaboração do seu projeto até colocar sua loja no ar, existe todo um processo, onde você deve se dedicar a cada etapa para que sua loja seja viável e tenha os resultados que deseja.

Passo a passo para montar uma loja virtual

Elaborar seu plano de negócio

Antes de abrir sua loja, é preciso elaborar um plano de negócio, que deve incluir:

  • Fazer uma estimativa do volume de negócio e o seu orçamento;
  • Elabore uma estratégia de marketing (posicionamento do site);
  • Estude a concorrência;
  • Determine seu público-alvo;
  • Pesquisar seus fornecedores.

Um plano de negócio é um documento que fornece todas as informações da sua atividade e representa um papel no momento de você administrar seu orçamento.

Escolher o nome de domínio antes de abrir a loja

A escolha do nome de domínio anda de mãos dadas com o lugar da hospedagem do seu futuro site.

Tenha em mente que o nome do domínio é o que gera credibilidade à marca, e precisa ter uma relação direta com o que você está vendendo, além de um nome que seja facilmente compreendido pelos mecanismos de pesquisa.

Em seguida, você deve verificar se o nome está disponível.

Outra opção bastante utilizada por profissionais em SEO é a compra de domínios expirados. Estes profissionais sabem exatamente qual domínio é bom e utilizam de ferramentas para verificar autoridade do domínio.

É necessário escolher um servidor seguro para garantir o bom desempenho do seu site.

Regularizar a empresa

É importante regularizar sua empresa abrindo um CNPJ, e assim poder funcionar legalmente.

Inclusive isso transmite mais confiança aos seus clientes.

Conhecer a fundo seu público-alvo

Você também vai precisar conhecer e definir quem será seu público-alvo, e dessa forma, traçar estratégias para despertar a atenção de potenciais clientes para a sua loja.

Por exemplo:

  • Sexo e idade;
  • Onde moram;
  • Onde e quais produtos costumam comprar;
  • Quais são seus interesses e necessidades.

A ideia aqui é que o seu produto resolva um problema dessas pessoas.

Criar seu site

Existem muitas ferramentas disponíveis que você pode utilizar para abrir sua loja na Internet.

O ideal é contar com a ajuda de um especialista na área, principalmente para dar ao seu site uma aparência mais profissional.

Além disso, cada produto deve ser uma breve descrição (o mais atrativa possível), para que seu cliente encontre todas as informações que procura.

Existe também a possibilidade de optar por uma plataforma de e-commerce para montar sua loja na Internet.

Entrar em contato com fornecedores

Qualquer proprietário de loja, e isso vale também para loja virtual, é importante encontrar um fornecedor confiável para fazer um estoque de produtos.

Faça uma pesquisa e além de avaliar os preços, é fundamental que os produtos sejam de qualidade.

E depois de selecionar quais serão os fornecedores, procure saber como funciona o pagamento, a entrega dos produtos, etc.

Negociar seu contrato com uma transportadora

O ideal é negociar seu contrato com uma transportadora mais barata que correios, principalmente se você não tem muito dinheiro para investir.

Além disso, é importante escolher uma transportadora confiável, para que seus clientes recebam os produtos dentro do prazo.

Definir métodos de pagamento

No site da sua loja, é preciso disponibilizar aos usuários os métodos de pagamento, por exemplo, boleto e cartão de crédito.

Você pode fazer a parceria com algumas plataformas, como Mercado Pago e PagSeguro, que dão mais segurança às transações.

Redigir todas as políticas de venda

Certas páginas são obrigatórias no seu site, como as políticas de venda, troca e devolução de produtos.

Ou seja, é uma página de Termos e Condições.

Divulgar a sua loja

Não existe nenhum segredo para vender: você deve se fazer conhecer, ou seja, as pessoas precisam saber que a sua loja existe.

Você pode fazer uma campanha de e-mail marketing, criar um blog, estar presente nas redes sociais, e aplicar determinadas técnicas para ajudar a gerar mais tráfego e consequentemente, mais vendas.

Nesse momento, é importante focar em estratégias de SEO, que é o que vai fazer com que o site da sua loja apareça nas primeiras páginas dos motores de pesquisa, como o Google.

Ao colocar em prática todas essas etapas, sua loja vai ser um sucesso!

Vale a pena abrir uma loja na Internet

Se você pensar que a maioria das pessoas hoje fazem suas compras na Internet, é claro que vale a pena abrir uma loja virtual.

No entanto, como a concorrência é muito grande, você deve escolher um nicho de mercado que seja pouco explorado, mas ao mesmo tempo com muita demanda.

A chave está em você oferecer o produto certo para a pessoa certa, pois assim suas chances de vender serão bem maiores.

Se seguir todo o passo a passo acima, não tem como seu negócio não funcionar, e se tiver ainda alguma dificuldade, na Internet você encontra vários tutoriais que podem te ajudar também.

E como você viu, pode sim montar uma loja virtual com pouco dinheiro. E agora é a hora de tirar sua ideia do papel e colocar sua loja no ar!

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