Negócios: como criar oportunidade em períodos de crise

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que toda crise é, também, um momento de oportunidade. Se for verdade, então é vital saber como criar oportunidade em períodos de crise no momento, pois vivemos uma das maiores dos últimos anos. Para se ter uma ideia, além da pandemia do novo coronavírus, ainda estávamos enfrentando rescaldos da crise econômica de 2008 e muito mais.

O resultado dessa situação é uma inflação de alimentos alta, números recordes de desemprego (são 14,4 milhões e mais 5,9 milhões de desamparados, totalizando mais de 20 milhões de pessoas sem trabalhar, fora os informais, que são mais 30 milhões de pessoas) e dificuldades em todos os setores. Tudo agravado pela pandemia, claro, embora ela não tenha causado a origem desses problemas.

Portanto, se você sonha em empreender, precisa saber como criar oportunidade em períodos de crise. Quer aprender como fazer isso? Então continue a leitura!

Como criar oportunidade em períodos de crise: 5 pontos

1. Entenda a natureza da crise

O primeiro ponto para poder criar oportunidades em épocas de crise é compreender o ponto básico de que nem toda crise é igual. Dependendo da sua natureza, é possível fazer uma ou outra coisa.

Um exemplo simples: compare a crise financeira de 2008 com a crise atual, ampliada pela pandemia do novo coronavírus. Em 2008, o problema mundial foi o fato da estrutura de crédito nos EUA estar montada em cima de um suporte muito frágil. Esse suporte quebrou e bilhões e bilhões de dólares que eram “dívida” foram impossíveis de serem pagos. O resultado foi uma complicação financeira e uma série de “quebradeira” de empresas.

Já a pandemia do novo coronavírus é um problema de demanda. As pessoas estão em casa, sem consumir tanto, o esfria a economia e complica para todo mundo. Se ninguém consome, as empresas quebram e demitem funcionário. Com menos renda, menos consumo.

Como são crises de natureza diferentes, as soluções para transformá-las em oportunidades são distintas também. Entender esse fato ajuda a identificar a verdadeira natureza de casa situação.

2. Formule soluções para superar os desafios

Depois de identificar a natureza da crise, é hora de começar a elaborar soluções que superem os desafios gerados. Uma maneira fácil de entender é ver como aplicativos como o Rappi mais do que triplicaram de tamanho em 2020.

A crise do novo coronavírus colocou as pessoas em casa, sem sair para consumir. Oras, se Maomé não vai à montanha, então a montanha vai a Maomé. Os aplicativos de delivery fizeram o caminho lógico de levar os restaurantes até os clientes, já que eles não estavam saindo.

Por causa disso, cresceram absurdamente, assim como qualquer outro negócio que conseguiu se adaptar a esa realidade. Veja os infoprodutos e cursos online. Eles entregaram algo que as pessoas precisavam e “driblaram” as condições da época.

3. Saiba ler o mercado macroeconômico

Entender a crise é o primeiro passo. O segundo é elaborar uma solução para um dos seus desafios. No entanto, isso não é o suficiente para tirar sua ideia do papel. É necessário ler o mercado macroeconômico para entender quais são as condições de realizar esse processo.

Por exemplo, atualmente há uma queda grande de renda no mercado. Fica muito mais difícil de criar uma oportunidade quando os consumidores estão com pouco dinheiro. Nesse caso, eles priorizam compras essenciais, como comida, em vez de itens supérfluos. Portanto, atue nesse mercado.

4. Tenha liquidez

Um dos principais problemas de uma crise não é necessariamente a primeira onda que acerta o mercado, mas o repuxo que vem depois. Às vezes a empresa sobrevive o choque inicial, mas não tem liquidez para agir de maneira estratégica e acaba sendo “puxada” quando a onda volta.

Portanto, é vital que você, enquanto empreendedor, sempre tenha um valor de liquidez para garantir que sua empresa poderá agir de forma X ou Y, dependendo de cada contexto.

5. Saiba conectar pessoas e recursos

Por fim, é importante compreender que aproveitar uma oportunidade criada por uma crise é questão de timing. Ou seja: não dá para esperar o contexto perfeito, é necessário criá-lo.

Por exemplo, suponha que você percebeu que poderia desenvolver um aplicativo para a sua empresa executar determinado trabalho e ultrapassar uma crise hipotética. No entanto, como criar esse aplicativo? Em vez de ir aprender a programar, o ideal é contratar um profissional que possa já desenvolver o primeiro protótipo. Tempo é dinheiro e a janela de oportunidade em uma crise não costuma esperar.

Pronto! Essas 5 dicas ajudarão você a entender como criar oportunidade em períodos de crise. A resposta certa de qual oportunidade criar, no entanto, depende muito de você, mas também de outros fatores. Por isso, não dá para chegar e dizer “Faça isso” ou “Faça aquilo”, apenas mencionar como o funcionamento de transformar crises em oportunidades funciona e deixar você fazer o resto.

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