HistóriaNoticias

Incêndio destrói a Catedral de Notre-Dame, em Paris

E nesta segunda-feira, dia 15 de abril, os estudantes recebem uma triste notícia. Um incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, e destruiu boa parte da estrutura do monumento histórico, que um dos cartões postais da capital francesa.

Ainda não se sabe a causa do acidente, mas há chances de estar relacionado à obra que vinha sendo realizada no telhado do monumento. As primeiras notícias sobre o acidente surgiram nas redes sociais logo que o fogo iniciou.

A polícia imediatamente isolou a área e retirou os turistas que estavam realizando visitas. Até o momento não há feridos.

Publicidade

No Twitter, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, se pronunciou: “Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas (…) Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança”.

Os bombeiros locais mobilizaram mais de 400 homens para tentar controlar as chamas, mas acreditam que isso não será possível até que se destrua boa parte da catedral, sobretudo a torre central, que é visitada por milhares de pessoas diariamente.

Publicidade
Catedral de Notre Dame, em Paris

Sobre a catedral de Notre Dame

A catedral é situada na pequena ilha chamada Île de la Cité, em Paris, e rodeada pelas águas do rio Sena. Trata-se de uma das igrejas mais famosas do mundo.

Testemunha dos mais importantes eventos na história da França, desde sua fundação a catedral testemunhou o nascimento de 80 reis, dois imperadores e cinco repúblicas. Ela também assistiu à participação da França em duas guerras mundiais.

Catedral de Notre Dame nos Vestibulares

01) (UEM/2015) A arte barroca, que tem suas origens na Península da Itália, irradiou-se pela Europa e chegou à América. A respeito da arte barroca, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Na arquitetura, o Barroco foi caracterizado pela simplicidade das construções que buscavam exaltar a pobreza e a vida acética, com um predomínio da razão sobre a emoção, como pode ser observado na Catedral de Notre Dame, em Paris.
02) Na literatura, a principal característica do Barroco foi o abandono do latim, que até então era considerada a única língua culta, e a utilização das línguas vernáculas, em textos sucintos e objetivos.
04) No Brasil, a arquitetura barroca aparece predominantemente, mas não exclusivamente, associada à religião católica, pois em todo o país há inúmeras igrejas construídas segundo a estética
barroca.
08) Por ter retomado os princípios da arte da antiguidade greco-romana, o Barroco também ficou conhecido como neoclassicismo.
16) Embora a arte barroca tenha alcançado, no Brasil, um maior desenvolvimento nas regiões ligadas à produção açucareira e à atividade mineradora, como no litoral do Nordeste e em Minas Gerais, ela também floresceu em outras regiões, como São Paulo.

02) (UFSM-UNIPAMPA/2007) As igrejas góticas – a exemplo da Catedral de Notre Dame – começaram a ser construídas no século doze e estão relacionadas com um monumento histórico caracterizado pelo(a)

In: GRAÇA PROENÇA. História da Arte. São Paulo: Ática, 2001. p.66.

a) declínio da tecnologia e das cidades comerciais, em decorrência da desagregação do Império Romano.
b) papel das ordens monásticas na estagnação da cultura, da tecnologia e da economia das sociedades feudais.
c) desenvolvimento comercial, pelo enriquecimento das cidades e pelo declínio da Igreja como elemento organizador do mundo medieval.
d) desenvolvimento das cidades, em função da atividade comercial, e pelo papel da Igreja como pólo de poder político cultural.
e) desestruturação do mundo feudal, provocada por meio do renascimento comercial, pelo declínio das monarquias e pela decadência política e cultural da Igreja.

Gabaritos

01) 04 + 16 = 20

01) Incorreta, porque o Barroco, na arquitetura, exaltava a riqueza e a ostentação, utilizando inclusive o ouro como principal efeito de adorno.
02) Incorreta, porque a literatura Barroca não era sucinta e objetiva, e sim rebuscada e tumultuosa, versando sobre as dualidades do mundo (bem x mal, homem x Deus, etc…)
08) Incorreta, porque o Barroco não retomou os temas da Antiguidade Clássica e também ficou conhecido por seiscentismo, e não por neoclassicismo.

02) Resposta: D

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *