História

Questões sobre Era Vargas

01) (UDESC/2018) As relações entre religião e política são bastante frequentes no decorrer da História do Brasil. Particularmente no que diz respeito à Igreja Católica e à política, tal relação pode ser observada em diferentes eventos.

Sobre esta relação, analise as proposições.

I. Ao longo de todo o século XX, a Igreja Católica sempre se posicionou, institucionalmente, ao lado dos governos e nunca questionou qualquer atitude ou iniciativa praticada pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário.
II. A participação de Frei Caneca na Revolução Pernambucana e na Confederação do Equador permite observar a participação efetiva de religiosos em movimentos de contraposição aos governos instituídos.
III. Durante os anos de Ditadura Militar no Brasil, particularmente a partir de 1968, vários religiosos e religiosas manifestaram-se contrários às torturas e às infrações aos Direitos Humanos, cometidas sob o jugo dos governos militares.
IV. A Igreja Católica sempre foi considerada, institucionalmente, a religião oficial do Brasil. Tal status manteve-se garantido pelas Constituições de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988.

Publicidade

Assinale a alternativa correta.

A) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

Publicidade

02) (UNESP/2019) Os gráficos indicam a expansão das redes de transporte ferroviário e rodoviário no Brasil (em km) em função do tempo (ano).

(Dados extraídos de: Paul Singer. “Interpretação do Brasil: uma experiência histórica de desenvolvimento”. In: Boris Fausto (org.). História geral da civilização brasileira, tomo III, vol. 4, 1986.)

As informações dos dois gráficos estão traduzidas na tabela:

03) (Espcex (Aman) 2018) O Estado Novo foi um período da chamada “Era Vargas”, em que o presidente tinha os mais amplos poderes. Das alternativas abaixo, aponte aquela que corresponde a um evento ocorrido durante o Estado Novo.

a) A população paulista deflagrou a chamada Revolução Constitucionalista.
b) Foi criado o Ministério da Educação e Saúde, em novembro de 1930.
c) Eclodiu a Intentona Comunista.
d) O Governo aprovou a Lei de Sindicalização, que definia os sindicatos como órgãos consultivos.
e) O Brasil participou da 2ª Guerra Mundial com a Força Expedicionária Brasileira.

04) (UECE/2018) Atente ao seguinte excerto sobre o evento denominado pejorativamente, pelo Governo Vargas, de Intentona Comunista:

“Luiz Moreira, militar excluído das Forças Armadas por participar da Intentona Comunista em novembro de 1935, teve reconhecido o direito de ser reintegrado ao Exército brasileiro. A decisão da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região estabeleceu que ele será enquadrado como 2º tenente, graduação que teria alcançado se tivesse permanecido em serviço até sua reforma”.

ANISTIA REMOTA. Militar que participou da Intentona Comunista é reincorporado. Revista Consultor Jurídico, online, 11 de julho de 2005.

Sobre esse evento, é correto afirmar que
a) tendo sido organizado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), que era liderada por Luís Carlos Prestes, esse levante realizado por militares rebeldes insatisfeitos com o governo constitucional de Vargas amotinou quartéis em Natal, Recife e Rio de Janeiro.
b) foi arquitetado e executado por membros da Ação Integralista Brasileira (AIB) que pretendiam derrubar o Governo democrático de Getúlio Vargas e impor um estado totalitário de orientação fascista no Brasil.
c) teve sua origem no movimento das Ligas Camponesas, de orientação Comunista, que, a partir das ações no campo passaram a apoiar movimentos grevistas de trabalhadores urbanos, com o intuito de derrubar o Estado Novo instituído por Getúlio Vargas.
d) foi uma artimanha de Vargas, que utilizou este evento falso como justificativa, perante a opinião pública, para instituir um governo totalitário de características fascistas, chamado Estado Novo, em 1937.

05) (ENEM/2018)

Essa imagem foi impressa em cartilha escolar durante a vigência do Estado Novo com o intuito de

a) destacar a sabedoria inata do líder governamental.
b) atender a necessidade familiar de obediência infantil.
c) promover o desenvolvimento consistente das atitudes solidárias.
d) conquistar a aprovação política por meio do apelo carismático.
e) estimular o interesse acadêmico por meio de exercícios intelectuais.

06) (Fac. Albert Einstein – Medicin 2017) A imagem abaixo integrou uma cartilha lançada, em 1941, pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).

 

Ela pode ser relacionada
a) à propaganda do governo Vargas, que buscava promover as manifestações cívicas e apresentava a figura do presidente como “pai da nação”.
b) à implantação, pelo governo Vargas, do ensino público e gratuito para todos os brasileiros menores de 21 anos.
c) à política, desenvolvida pelo governo Vargas, de estimular o trabalho infantil nas áreas urbanas e rurais do país.
d) à crítica dos cafeicultores ao governo Vargas, a quem chamavam de “pai dos pobres”, acusando-o de não governar para todos os brasileiros.

07) (Unesp 2017) De acordo com o texto, uma das particularidades do processo de industrialização brasileira é
a) o controle das matérias-primas industriais pelas nações imperialistas do planeta.
b) a escassez de mão de obra devido à sobrevivência da pequena propriedade rural.
c) o domínio da política por setores sociais ligados aos padrões da economia colonial.
d) a emergência da industrialização em meio a economias internacionais já industrializadas.
e) a existência prévia de um amplo mercado consumidor de produtos de luxo

Gabarito das Questões sobre Era Vargas

01) I. Incorreta, pois em alguns eventos históricos brasileiros ocorridos no século XX, houve conflitos entre o posicionamento de parte do clero católico e do governo. Como no caso da Ditadura Militar: apesar de o Golpe ter sido dado com o apoio da cúpula católica, durante o movimento, padres, principalmente, apoiaram os perseguidos pelo governo.

IV. Incorreta, pois as Constituições de 1946, 1967 e 1988 traziam a possibilidade de liberdade de culto religioso aos cidadãos. Além disso, a Constituição de 1988 afirmava a laicidade do Estado, garantindo que o Estado não poderia impor nenhuma religião à população.
Resp.: B

02) A questão mostra a evolução do sistema de transporte brasileiro. Pelos gráficos observa-se que a partir de 1928 o transporte rodoviário ganhou relevância enquanto o ferroviário estabilizou. Esse fato justifica-se com a mudança no modelo econômico implantado no Brasil a partir da Era Vargas (1930-1945), que priorizou a indústria de substituição de importações. Na década de 50, JK, com seu Plano de Metas deu ênfase para a energia, transporte, indústria (com destaque para a indústria automobilística).
Resp.: A

03) Dos fatos apresentados, encaixa-se cronologicamente na Era Vargas a entrada brasileira na Segunda Grande Guerra, em 1942. Após um acordo financeiro costurado entre Vargas e os EUA, o Brasil, representado pela FEB, entrou na Guerra do lado dos Aliados, contra o Eixo.
Resp.: E

04) A Intentona Comunista, ocorrida em 1935, foi um movimento rebelde promovido por milhares de brasileiros filiados à Aliança Nacional Libertadora (ANL), um partido tipicamente comunista liderado por Luís Carlos Prestes.
Resp.: A

05) O DIP – órgão de comunicação do Estado Novo – buscava, através da propaganda oficial, exaltar os feitos positivos de Vargas e formar uma imagem paternalista e cívica do presidente-ditador. A ideia era, através de tal propaganda, buscar o apoio da população ao governo.
Resp.: D

06) A imagem está vinculada ao contexto da Era Vargas, 1930-1945, em especial à ditadura do Estado Novo, 1937-1945. Neste cenário, Vargas atuou no sentido de construir uma identidade nacional utilizando os meios de comunicação como o rádio, criou o DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, que censurava e fazia a propaganda do governo desenvolvendo a ideia de pai dos pobres e pai da nação, a imagem da capa da cartilha mostra, por exemplo, a bandeira do Brasil nas mãos das crianças que olham admiradas para o líder.
Resp.: A

07) No Brasil, como ressalta o texto, o processo de industrialização ocorreu após o das potências europeias. Outra característica da nossa industrialização foi o fato de que ela sempre foi valorizada em períodos nos quais não podíamos importar da Europa, como durante as Grandes Guerras. Fazíamos, assim, a chamada industrialização por substituição de importação.
Resp.: D

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *