História

Questões sobre Revolução Russa

01) (Uefs 2018) Uma política foi sendo aos poucos colocada em prática, desde 1919, pelos países vencedores na Primeira Guerra Mundial: não intervir, porém conter o bolchevismo. Formar uma “barragem contínua”, apoiando-se no exército polonês e no exército romeno. Era o primeiro esboço do mais tarde chamado “cordão sanitário”.

(Jean-Jacques Becker. O Tratado de Versalhes, 2011. Adaptado.)

O historiador alude, implicitamente,
a) à irrelevância da revolução russa nas relações internacionais.
b) à ausência de plano no combate dos capitalistas ao socialismo soviético.
c) à aliança entre nações capitalistas e forças czaristas no combate ao socialismo.
d) à defesa pelo Ocidente das liberdades democráticas nos estados socialistas.
e) à consolidação da revolução socialista na Rússia soviética.

Publicidade

02) (Famerp 2018) Seja como for, o comunismo não se limitava à Rússia. […] Uma das minhas primeiras experiências políticas, quando me tornei membro do partido [comunista] na época em que ainda estudava em Berlim, foi uma discussão com o companheiro responsável por meu recrutamento. Ele ficou desconcertado quando lhe disse: “Bem, todo mundo sabe que a Rússia é um país atrasado, por isso podemos esperar que o comunismo tenha suas derrotas por lá.”

(Eric J. Hobsbawm. O novo século, 2000.)

Publicidade

A afirmação do estudante de Berlim e futuro historiador inglês baseava-se na ideia de que
a) as revoluções operárias vitoriosas ocorreram ao longo da história nos países mais industrializados.
b) as rupturas sociais radicais, inauguradas pela Revolução Francesa, deram origem a regimes totalitários.
c) o sucesso revolucionário seria possível somente no caso da propagação da revolução para países dominados pelos europeus.
d) a vitória dos comunistas na Rússia foi liderada por partidos oriundos dos movimentos camponeses.
e) a revolução bolchevista deveria enfrentar a questão do desenvolvimento econômico do país.

03) (Pucrj 2018) A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que derrubou o regime tzarista e estabeleceu o socialismo no país. Sobre o contexto sociopolítico anterior à Revolução, analise as afirmativas a seguir:

I. A maior parte da população estava no campo, submetida a condições de trabalho muito precárias devido a um sistema fundiário concentrado.
II. A indústria e o setor financeiro se desenvolveram muito ao longo do século XIX e se tornaram a base de uma forte burguesia nacional.
III. A igreja ortodoxa mantinha forte influência sobre a elite aristocrática e era um dos pilares ideológicos do regime monárquico.
IV. No decorrer do século XIX, o operariado russo tornou-se a principal oposição ao regime monárquico através de uma sólida rede de sindicatos e partidos.

Estão corretas SOMENTE as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) I e IV.
e) III e IV.

04) (Ufpr 2018) Considere o seguinte texto:

[…] as reuniões de Trotsky no Circo Moderno representam apenas uma das múltiplas faces da massa. Há uma foto perturbadora do 1º de Maio em Moscou, na futura Praça Vermelha, em frente ao Kremlin. Numa espécie de cruzamento cronológico, a multidão revolucionária – uma mistura de tropas, soldados a cavalo, passeatas operárias – adquire um perfil familiar, o da coreografia tradicional do socialismo real. Somente a ausência de tanques, de uma tribuna de apparatchiks [o alto escalão do PC] e de grandes retratos de Lenin e Stalin pendurados nas fachadas dos edifícios nos lembra que tudo isso ainda está por vir. O czarismo celebrou sua glória nesse mesmo lugar. A revolução apropria-se dele, muda seu significado, mas a geometria das passeatas que o permeiam revela de súbito a imagem do futuro e, ao mesmo tempo, a força de um atavismo histórico que inegavelmente insere o ano de 1917, contra a sua vontade, num longo período […].

(LÖWY, Michel. Revoluções. São Paulo: Boitempo, 2009, p. 158.)

Com relação à Revolução Russa de 1917 e seus desdobramentos políticos na construção da URSS e em outras nações, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A recepção do acontecimento da Revolução Russa no Brasil foi amplamente favorável. Vários periódicos brasileiros de grande circulação lançaram notas em apoio à Revolução Bolchevique, criando assim uma prolífica imprensa engajada.
( ) O ano de 1917 dá início a um processo que transformou o mundo, sendo chamado por um importante analista de “utopia concreta”. Entretanto, os períodos que se seguem na construção do socialismo histórico apresentaram um universo militarizado e autoritário, que, por fim, revelou uma longa e trágica história de abusos e violências.
( ) Embora o fim da URSS tenha ocorrido após os eventos que vão de 1989, com a queda do muro de Berlim, até dezembro de 1991, com o golpe de estado que derrubou Gorbatchev, a URSS teve outro momento de grande abalo por volta de 1956, quando vieram a público os crimes de estado do período de Stalin.
( ) O período em que Stalin esteve no controle da URSS foi de abertura política, graças à intercessão de Trotsky, que estabeleceu uma rede de contatos em todo o mundo, incluindo figuras como o muralista Diego Rivera e a pintora Frida Kahlo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – F – V.
b) F – V – V – F.
c) F – F – V – V.
d) V – V – F – V.
e) F – F – V – F.

05) (Pucsp 2018) “Vamos trabalhar com o rifle por perto” 

São os dizeres do cartaz abaixo, afixado em lugares públicos das grandes cidades russas em 1920.

Exemplo de propaganda do governo revolucionário, é CORRETO afirmar que a finalidade do cartaz era
a) arregimentar as massas trabalhadoras para a derrubada da república liberal instalada em fevereiro de 1917.
b) manter os trabalhadores mobilizados para a guerra civil em curso, na defesa da revolução bolchevique contra seus inimigos, internos e externos.
c) defender o governo provisório, liderado por Alexander Kerensky , com apoio dos socialistas moderados.
d) incentivar a os trabalhadores a integrar o Exército Branco, que reunia contrarrevolucionários russos e potencias estrangeiras.

06) (Ueg 2018) Observe a charge a seguir:

A charge citada, produzida no contexto das reflexões sobre o centenário da Revolução Russa, ironiza
a) a difusão da servidão e ruralização da economia a partir do fechamento do país durante o governo do Czar Alexandre II.
b) o despotismo czarista em relação aos operários, como foi o caso do massacre no chamado Domingo Sangrento de 1905.
c) a proeminência da Igreja Católica Ortodoxa, principalmente do monge Rasputin, sobre os membros da família real czarista.
d) o domínio ideológico da burguesia no chamado Governo Provisório, que acarretou o empobrecimento de camponeses e operários.
e) a insatisfação dos soldados combatentes da I Guerra Mundial, obrigados a lutar em condições precárias, enfrentando a fome e o frio.

Gabarito das Questões sobre Revolução Russa

01) O “bolchevismo” citado no texto faz referência aos Bolcheviques, grupo político radical socialista russo que comandou a Revolução Russa, levando Lênin ao poder.
Resp.: E

02) A Rússia que assistiu a ocorrência da Revolução Russa era, economicamente, atrasada em relação aos outros países europeus. Como base de exemplo, podemos citar que, apenas na década de 1900, a Monarquia russa deu início ao processo da Primeira Revolução Industrial, quando, na Inglaterra, tal processo começou no século XVII.
Resp.: E

03) II. Incorreta, porque a Rússia demorou a adentrar na organização industrial. Apenas no século XIX a Monarquia Russa começou a dar seus primeiros passos na industrialização, três séculos depois da Revolução Industrial Inglesa.
IV. Incorreta, porque o único partido operário a se formar na Rússia no século XIX foi o POSDR (que mais tarde fragmentou-se em Bolcheviques e Mencheviques). Ideologicamente contra o governo, o POSDR foi perseguido pela Monarquia.
Resp.: C

04) I. Incorreta, porque a difusão dos acontecimentos da Revolução Russa foi restringida no Brasil. Os ideais russos influenciavam os trabalhadores brasileiros na busca por melhorias trabalhistas e, por isso, o governo brasileiro era contrário à difusão socialista no país;
IV. Incorreta, porque Stálin assume o poder na URSS após mandar assassinar Trotsky. Além disso, Stálin estabeleceu uma ditadura na URSS. Logo, seu governo não tinha abertura nem liberdade política.
Resp.: B

05) Em 1920, a Revolução Russa passava pelo período da Guerra Civil, travada entre o Exército Vermelho (majoritariamente formado pelos Bolcheviques) e os Russos Brancos (Mencheviques e Monarquistas). O cartaz convoca o operariado russo a apoiar o lado Vermelho da disputa.
Resp.: B

06) Somente a alternativa [B] está correta. A Revolução Comunista na Rússia ocorreu em outubro de 1917, porém desde o início do século XX, o império russo liderado por Nicolau II estava em declínio. Em 1905, ocorreu o famoso “Domingo Sangrento” que culminou no “Ensaio Geral”. Em 22 de agosto de 1905 o padre Gregori Gapone liderou a população em uma manifestação pacífica marchando até o palácio de inverno do czar Nicolau II para entregar uma pauta de reivindicações dos russos. O imperador, por sua vez, ameaçou reprimir o movimento caso não recuasse, como não aconteceu, a guarda czariana disparou contra a população e deixou centenas de mortos. Esse fato, conhecido como Domingo Sangrento, acabou com a boa reputação que súditos tinham do czar, oferecendo o passo inicial para o movimento revolucionário.
Resp.: B

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *