O que é SEO: entenda a aplicação prática

Pense a respeito da infinidade de sites, blogs ou páginas sendo publicadas diariamente na internet e como a concorrência é grande, afinal, a criação de sites é um serviço acessível atualmente.

Então, como fazer que uma página acabasse se destacando em relação à outra e fique, nos sites de busca, como o Google e o Yahoo, nas primeiras páginas?

Quando um site é publicado, os buscadores fazem a chamada indexação, a qual significa colocar em ordem ou organizar em índices.

Portanto, para que uma página esteja classificada na frente é preciso passar pelo processo de otimização de sites. Mas, como fazer isso?

É aí que a SEO (Search Engine Optimization) se encaixa!

A SEO é responsável por influenciar nos algoritmos dos sites de busca, promovendo o ranqueamento de uma página conforme uma certa palavra-chave pesquisada por alguém.

QUAIS AS VANTAGENS DA SEO?

1.       AUMENTA O TRÁFEGO NA SUA PÁGINA

Quando alguém pesquisar sobre um determinado assunto e ele estiverem relacionado às palavras-chaves dos conteúdos publicados no seu website, a SEO vai ajudar a encaminhar essas pessoas a visitar a sua página.

O melhor é que os visitantes os quais irão acessar a sua página serão pessoas, de fato, interessadas naquele tipo de conteúdo, o que colabora para a possível fidelização de clientes.

2.      VAI AJUDAR NA GERAÇÃO DE LEADS

Inicialmente, é preciso explicar o que são leads, visto que muitos não sabem o que esse termo significa.

Leads é o que chamamos do início de um possível interesse em determinado produto ou serviço oferecido, podendo vir a se tornar um cliente propriamente dito.

Portanto, o bom ranqueamento, proporcionado pela SEO, vai contribuir no que se refere à atração de mais visitantes na sua página, os quais se gostarem do conteúdo ali abordado, vão retornar a página com maior frequência, podendo consumir algum produto ou serviço oferecido.

Quanto maior for o seu investimento em SEO, maior vai ser o tráfego na sua página, visto estar mais qualificado e, então, numa posição de indexação melhor.

Caso você tenha muita dificuldade em entender todo esse processo, o ideal é buscar uma mentoria de SEO.

3.      VAI CONTRIBUIR EM MAIS VENDAS

Se você investiu em SEO, com certeza, absoluta, a quantidade de visitantes na sua página será muito maior!

É o chamado “efeito cascata”: melhoramento em SEO, gera mais visitas, aumentando, com isso, novos leads e, finalmente, aumentando o número de vendas e fidelizando clientes.

4.      VAI FORTALECER A MARCA

É notório e bem óbvio que as páginas que estão favorecidas, na questão de indexação, não estão ali atoa, isto é, o ranqueamento é bem realizado, levando em consideração todo o conteúdo e uma série de outro detalhes.

Para que esse site esteja no topo, o trabalho em cima de SEO foi minucioso, o que demonstra maior qualidade e maior credibilidade.

Desse modo, os usuários, ao verem essas páginas em boas classificações nos sites de buscas, dão mais valor e, isso, é sinônimo de consolidação de uma boa reputação da marca em questão.

Entre outros.

Alguns requisitos que podem ajudar, de modo considerável, na SEO são:

  • Qualidade do conteúdo, o qual está relacionado à resolução do problema do indivíduo, à relevância, ao ritmo e à linguagem adequados, ao visual, aos links referentes, à consistência e aos aspectos gramaticais;
  • Tamanho do conteúdo, o qual deve ser conciso e bem informativo;
  • Titulo interno, o qual deve ser atrativo, simples e conter palavras-chaves do que será abordado;
  • Urls compreensíveis, simples e amigáveis;
  • Linkagens internas com bom funcionamento;
  • Site responsivo (o qual de adapta a diferentes tamanhos de telas).

Entre outros.

Ou seja, o investimento em SEO é essencial para garantir o sucesso do seu negócio. Portanto, é importante atentar-se a essa questão para garantir o maior tráfego na sua página e, por conseguinte, o maior número de leads e clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.