InformáticaNoticias

O que é um Servidor Dedicado?

Se você está procurando um meio de armazenar os seus dados, o servidor dedicado pode ser uma excelente opção.

Hoje em dia, a escolha do servidor para a sua empresa ou para o seu site ou página é muito importante para o seu sucesso e para a sua gestão.

Pois, você precisa de um servidor que aguente as demandas do seu site e do seu sistema, para que não tenha problemas inesperados que possam lhe trazer prejuízo.

Publicidade

Por isso, continue lendo o artigo até o final para saber tudo que você precisa saber sobre o servidor dedicado e as suas características.

O que é e para que serve um servidor dedicado?

Quando você tem uma empresa, ou um site, você precisa escolher um servidor para abrigar ou hospedar a sua página ou sistema.

Publicidade

Ou seja, um servidor que salve todos os seus dados e informações necessárias para que tudo funcione do jeito que você deseja.

Então, na hora de escolher esse servidor, você tem duas opções: o compartilhado ou o dedicado.

O compartilhado é um servidor que hospeda diversas redes ou páginas. Isso faz com que ele seja mais limitado em questão de armazenamento e performance.

E é aí que entra o servidor dedicado, como uma alternativa mais eficiente, apesar de mais custosa.

Então, o servidor dedicado é um tipo de hospedagem, não apenas para sites, mas também para sistemas, em que você tem um servidor exclusivo para você.

Ou seja, a empresa que utiliza um servidor dedicado tem um servidor no data center dedicado exclusivamente para a sua empresa, seus sistemas e suas páginas.

Com um servidor dedicado, você tem uma customização e uma autonomia nas funções desejadas do servidor.

Assim, você consegue fazer com que o espaço de armazenamento, a velocidade e outros fatores sejam feitos de acordo com a sua necessidade.

Dessa maneira, o seu servidor nunca será limitado por estar sendo compartilhado com outras pessoas ou empresas.

Uma vez que você escolherá as especificidades do servidor de acordo com o que você precisa para o seu site ou sistema funcionar perfeitamente de acordo com as suas demandas.

Por isso, acaba sendo mais caro do que um servidor compartilhado, ao mesmo tempo que apresenta muitos benefícios em relação a este.

No caso de uma empresa, o servidor dedicado vai funcionar como se fosse um data center próprio, ou seja, um local onde todos os seus dados são armazenados.

Qual a diferença entre o servidor dedicado e o VPS?

Além do servidor compartilhado, temos também a opção de servidor VPS, que é o Virtual Private Server.

Na verdade, o servidor dedicado pode abrigar o VPS em seu sistema. Pois, o VPS é um servidor dedicado virtual.

Ele é, na verdade, um meio termo entre o servidor dedicado e o servidor privado, sendo também uma excelente opção para quem deseja ter eficiência.

No VPS, há um servidor físico que é compartilhado. Mas, ele é dividido no meio virtual, em diversos servidores particulares e dedicados.

Portanto, apesar de ter um compartilhamento físico, ele na verdade tem as características do servidor dedicado, ao ter um servidor exclusivo e dedicado ao seu sistema ou página.

Por isso pode trabalhar também com funções exclusivas e customizadas de acordo com as suas necessidades.

O que faz com que ele tenha uma boa velocidade e que tenha também a segurança de um sistema privado.

Pois, na prática, as suas informações e armazenamento não estão sendo compartilhados com nenhuma outra empresa, apenas a sua.

A única diferença é que o seu armazenamento é um pouco mais limitado do que se fosse um servidor dedicado sem ser VPS.

Mas, muito indicado para sites que estão em crescimento, pois apresenta uma boa performance e desempenho.

Quando utilizar o servidor dedicado?

Como foi falado anteriormente, o servidor dedicado é mais custoso que o compartilhado.

Por isso, muitas pessoas ficam na dúvida se vale a pena ou não. Em geral, o servidor dedicado é utilizado quando a empresa necessita de um alto desempenho e performance.

Ou seja, quando o servidor é para um sistema, quando esse sistema abriga muitas informações e precisa ter uma boa velocidade e eficiência.

Quando abriga um site ou uma página na internet, é necessário quando o tráfego é grande, ou seja, quando são muitos visitantes.

Nesses casso é necessário um servidor dedicado para que o site não fique lento devido aos muitos acessos e continue funcionando normalmente.

Além disso, muitas pessoas utilizam o servidor dedicado por ter a vantagem de ter serviços exclusivos e uma infraestrutura única feita para as suas necessidades.

Ainda, quando você tem uma grande preocupação em relação à segurança dos seus dados, seja no seu sistema ou no seu site, o servidor dedicado é mais confiável.

Pois, é um espaço exclusivo dedicado a você, para que você não tenha problemas de segurança que podem ocorrer quando você compartilha o seu sistema com outros, em uma rede compartilhada.

Sem dúvidas, é uma segurança maior que você tem ao ter uma hospedagem exclusiva para você.

Portanto, em geral, sites grandes com muito tráfego utilizam servidores dedicados, garantindo uma velocidade alta e evitando situações que possam deixar o site fora do ar.

O mesmo vale para sistemas que possuem uma alta demanda, necessitando de um alto desempenho para ser eficiente.

Sem contar que um servidor dedicado apresenta uma maior flexibilidade em relação ao desenvolvimento de aplicações.

Já que é você quem define as configurações do servidor, fazendo com que ele atenda a todas as necessidades que a sua aplicação exige.

Conclusão

Então, agora você já sabe que o servidor dedicado funciona de maneira exclusiva para abrigar os dados da sua empresa e garantir uma boa performance.

Uma das grandes vantagens é a customização e exclusividade que esse tipo de servidor oferece, assim como a sua segurança e desempenho.

Por isso, é o mais indicado para aquelas páginas que possuem muitos acessos ou empresas que trabalham com muitos dados.

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui o seu comentário.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *