InglêsNoticias

A prova de inglês do Enem é difícil?

Muitos estudantes querem saber se a prova do Enem é difícil. Por mais que ela tenha apenas 5 questões, o uso de uma linguagem diferente para responder questões pode ser bastante assustador. Ainda mais quando pensamos sobre a importância dessa prova!

O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como Enem, é uma prova nacional cujo objetivo é atestar a qualidade do ensino brasileiro.

Sua nota pode ser utilizada para obter a certificação do ensino médio, como critério para entrar em universidades federais e estaduais e até mesmo para obter bolsas de estudo em faculdades particulares.

Publicidade

Portanto, você pode entender o motivo pelo qual essa prova é tão importante. A boa notícia é que, ao longo dos anos, o padrão de elaboração das questões foi constante.

Ao identificar esses padrões, conseguimos traçar um perfil de como costumam ser as questões da prova de inglês do Enem e até mesmo os temas que costumam aparecer com mais frequência.

Publicidade

Assim, você consegue montar o seu plano de estudos com muito mais facilidade! Então, sem mais delongas, vamos começar a falar sobre a prova.

A prova de inglês do Enem é difícil?

A grande verdade é que não, a prova não é difícil. Além de ter um número reduzido de questões (são apenas 5 perguntas!), os examinadores querem atestar se você é capaz de ler e compreender textos, e não necessariamente sua gramática e capacidade de escrita.

É muito comum que a prova apresente enunciados muito longos, geralmente os textos para interpretação.

Nesse quesito, é importante que você treine sua habilidade de ler com agilidade e como você consegue gerenciar o seu tempo. Afinal, existe um período limitado para resolução de todas as questões.

Vale a pena lembrar que nem todas as questões têm o meu peso na hora de calcular a nota final do aluno. Questões mais difíceis contam mais para aumentar a sua nota.

Portanto, o ideal é que você consiga resolver as questões fáceis mais rápido, deixando tempo para o foco nessas perguntas mais elaboradas e com textos mais longos.

Outra coisa que você deve levar em consideração é que o Enem costuma apresentar perguntas de “fill in the blanks”, ou seja, de completar os espaços em branco. Logo, treinar para esse tipo de pergunta pode ser uma ótima ideia para conseguir a nota perfeita na prova.

Como estudar para a prova de inglês do Enem?

Agora que você já sabe se a prova de inglês do Enem é difícil, chegou a hora de falarmos um pouquinho mais sobre como você pode se preparar para este momento. O estudo e planejamento são, com certeza, as coisas mais importantes na hora de pensar na prova.

O primeiro passo é criar um cronograma de quanto tempo você pretende estudar por dia e quais são os temas que deseja revisar. Tire esse momento para rever os conteúdos que tem mais dificuldade e busque a ajuda de um colega ou professor que possa tirar dúvidas eventuais.

Dois conteúdos que não podem faltar no seu planejamento são os verb tenses e as linking words. Ao observar as provas dos anos anteriores, pudemos perceber que esses dois temas são bastante recorrentes na prova de inglês.

Então, dê um foco maior para os tempos verbais e as palavras de conexão (essas últimas costumam, inclusive, aparecer no esquema de “fill in the blanks” que comentamos acima).

Você pode também fazer simulados para imitar as condições reais da prova. Determine o tempo de resolução, coloque um despertador e comece a fazer o Enem como se já estivesse na sala de exames.

Além de se familiarizar com o tipo de questões que geralmente são propostas, você pode também analisar o que precisa melhorar no quesito gerenciamento de tempo.

Como treinar a leitura para a prova de inglês?

Como você já sabe que a prova de inglês do Enem não é difícil, já pode ficar mais tranquilo para o dia da prova. Porém, se você não tem o hábito de ler (ainda mais em outra língua), isso pode se tornar um problema.

Uma ótima forma de treinar a leitura é identificar qual é o seu livro favorito e tentar ler em inglês. Por já conhecer a história e os personagens, com certeza será mais fácil reconhecer palavras que podem ser difíceis.

Vale também utilizar outros hobbies para treinar. Assistir séries e filmes com a legenda em inglês, por exemplo, ajuda você a se familiarizar com palavras, gírias e até mesmo a ortografia. Assim, você torna o momento de estudo mais divertida e eficiente!

Pronto. Agora você já tem a resposta para a pergunta de se a prova de inglês do Enem é difícil. Além disso, você já tem alguns truques na manga para conseguir estudar com mais facilidade e conseguir a nota alta que você tanto deseja. Então vamos começar a estudar? Boa sorte!

Se ainda restaram dúvidas sobre o tema, aproveite o espaço abaixo para que possamos ajuda-lo. Não deixe também de divulgar este artigo em suas páginas nas redes sociais.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *