Benefícios SociaisNoticias

14º Salário do INSS pode ser pago em dezembro até 2023 para aposentados

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem garantir o acesso ao pagamento de um 14º salário emergencial. Em alguns lugares, estão chamando este novo benefício de 13º salário em dobro.

Porém, seja qual for o nome que está sendo usado para fazer referência ao benefício, a proposta é a mesma. Ou seja, a ideia é a de pagar um salário extra para os aposentados e os pensionistas do INSS o quanto antes for possível.

A princípio, a ideia é que o 14º salário do INSS seja pago até o ano de 2023. Isso, se o projeto de lei de número 4.367, do ano de 2020, for aprovado a tempo no Congresso Nacional.

Publicidade

O texto do projeto de lei faz a previsão da liberação do pagamento de um 14º salário do INSS para todos os segurados que recebem benefícios mensais que dão o direito a receber um décimo terceiro. São benefícios como por exemplo aposentadorias, pensões, auxílio doença, auxílio acidente e auxílio reclusão.

Em casos mais específicos de benefícios sociais, como é o caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC) por exemplo, os segurados não terão acesso, pois estes não recebem o 13º salário do INSS.

Publicidade

14º Salário do INSS vai ser aprovado neste ano de 2021?

O projeto de lei de número 4.367, de 2020, estava praticamente esquecido na Câmara dos Deputados. Porém, o fato é que desde o mês de setembro, o tema que, de certa forma, sequer era mais lembrado pelos beneficiários do INSS, enfim foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF.

Portanto, a partir desta aprovação do projeto de lei por parte da CSSF, o texto também foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. E então, com mais esta aprovação por parte de mais uma comissão, o projeto chega ao seu último estágio dentro da câmara. Neste caso, a proposta agora precisa ser devidamente analisada e validada também pela Comissão de Constituição e Justiça, e de Cidadania.

Assim sendo, caso esta última comissão da Câmara venha a aprovar o projeto de lei do 14º salário do INSS, o texto vai ser oficialmente aprovado pela Câmara dos Deputados. E quando isso de fato acontecer, bastará apenas enviar o projeto para a aprovação do Senado Federal. E, por fim, uma vez que o projeto for aprovado no Senado, ele deve seguir para a sanção do presidente Jair Bolsonaro (atualmente sem partido político).

Diante disso, é importante que os beneficiários do INSS tenham calma e paciência. Isso por que o projeto de lei do 14º salário do INSS começou a avançar a passos cada vez mais maiores nas últimas semanas.

Porém, apesar disso e de todos os avanços que foram citados anteriormente, ainda falta um bom caminho a ser percorrido para que o projeto de lei que libera o pagamento do 14º salário do INSS enfim seja válido para os aposentados e pensionistas do instituto.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

One thought on “14º Salário do INSS pode ser pago em dezembro até 2023 para aposentados

  • É muita luta pra aprovar o 14° salário. Vamos ter fé.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *