DicasNoticias

5 dicas essenciais para professores prepararem uma videoaula de qualidade

Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, diversos professores tiveram que se reinventar, ministrando aulas através de vídeo. No entanto, para que as aulas tenham um bom aproveitamento por parte dos alunos e que ofereça otimização do tempo para o professor, é necessário que o docente assuma alguns cuidados quanto a estruturação do conteúdo, o ambiente onde os vídeos serão gravados, qual editor de vídeo deverá utilizar, equipamentos como câmera e microfone, além do local adequado.

Alguns professores que lecionam para curso superior através de ensino a distância, já estão acostumados com a rotina de gravação das videoaulas, mas, para aqueles que nunca tiveram a experiência, têm sido um verdadeiro desafio, que pode facilmente ser vencido quando dispõe de alguma rotina organizacional, tais como:

Atenção ao roteiro

Do mesmo modo em que é necessário estruturar o roteiro e plano de aula quando se trata da modalidade presencial, no que tange as aulas virtuais, é igualmente necessário empregar a mesma atenção quanto ao assunto que será ministrado no curso, palestra ou aula.

Publicidade

O conteúdo não é a única informação que deve conter no roteiro, mas, é necessário que exista uma estratégia para que o público alvo possa compreender exatamente o que está sendo ensinado e explicado na videoaula. O roteiro cede ao professor, a estrutura que o vídeo deverá possuir, facilitando assim, a edição quando chegar essa etapa.

Por exemplo: se o professor deseja acrescentar elementos para explicação através do editor de vídeo, é necessário que apareça no roteiro de gravação em que momento esse dado deverá surgir. Essa estratégia visa a otimização do tempo, a organização da aula e o planejamento conteúdo ministrado.

Publicidade

Equipamentos para videoaulas

Com o advento das aulas por vídeo, o mercado digital oferece uma diversificação de equipamentos para gravação, captação de tela, luz e captação de áudio. Os preços são muito variados e podem caber nos mais diferentes bolsos e atender a todos os públicos. No entanto, é necessário planejar com antecedência quais equipamentos serão utilizados para as gravações das videoaulas.

Microfone

Como mencionado, há no mercado, uma infinidade de equipamentos com valores acessíveis e de excelente qualidade. Atualmente, os microfones de lapela são os mais utilizados, pois, conferem ao professor a praticidade e a qualidade do som. Microfones que são comprados para complementar às câmeras também possuem boa captação do áudio, qualidade profissional e diversos conectores de saída e entrada de som.

Câmera

A melhoria dos softwares das câmeras dos smartphones oferecem ao usuário uma boa opção para a gravação das videoaulas. Geralmente, a resolução das câmeras é boa, algumas inclusive, contam com recursos de gravação em alta definição, que gera mais confiabilidade no público, atenção aos detalhes do que é ministrado em aulas a acessibilidade para usuários amadores, que não possuem experiência com câmeras profissionais. Para complementar a câmera, é necessário também fazer uso de um suporte que segure o aparelho durante as gravações das aulas. O mais utilizado é o tripé, que confere estabilidade e praticidade. Além disso, o preço desses suportes geralmente é bem acessível.

Também é possível que o professor faça uso de câmeras profissionais, no entanto, é preciso analisar se existe a necessidade de arcar com os custos do investimento, visto que, o valor tende a subir muito.

Ambiente de gravação

Esse é um dos pontos mais importantes, já que deverá ser claro, silencioso, neutro e tranquilo. Isto porque, tanto o professor quanto seu público alvo, deverão focar a concentração no material de aula, e, quando o ambiente possui muitas informações, como decorações que não condizem com o conteúdo do vídeo, barulhos ou má iluminação, o aluno tende a perder o interesse no que está sendo ministrado.

Por essa razão, além de possuir um equipamento de qualidade para as gravações, também é impreterível que o local da aula atenda aos critérios mínimos de qualidade.

Se o professor não possuir boa iluminação no ambiente, poderá adquirir um kit de iluminação, que costuma possuir um valor acessível. Deste modo, caso o ambiente não ofereça silêncio durante o dia, as aulas poderão ser ministradas a noite, utilizando o recurso da luz.

O ideal é que o plano de fundo das videoaulas seja monocromático para facilitar na hora da edição do vídeo. Deste modo, elementos poderão ser agregados sem maiores dificuldades, além de existir a possibilidade de criar um fundo específico de acordo com o roteiro do vídeo.

Editor de vídeo

Após a gravação da videoaula, o conteúdo que foi criado deverá ser submetido às edições que se fizerem necessárias. Geralmente, é preciso cortar algum trecho de uma explicação, inserir um filtro diferente em determinado ponto do vídeo, incluir elementos pertinentes ao conteúdo e melhorar a qualidade do material.

Diversos vídeos no Youtube ensinam a utilizar de modo simples, os principais editores de vídeo que existem, tanto para uso em celulares quanto para uso em computadores.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *