NoticiasRedação

7 Dicas para ir bem na Redação do Enem 2020

Pontuar bem na redação do Enem pode ser a chave para passar no seu vestibular ou ingressar em uma boa faculdade particular. Confira algumas dicas

Não é de hoje que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou peça importante para ingressar em uma boa faculdade, seja ela particular ou pública. Até mesmo se você quer tentar programas de bolsas como o Quero Bolsa ou o Educa mais Brasil, o Enem faz toda a diferença. E todos nós sabemos que a redação é parte importantíssima do processo, podendo ser considerada até indispensável para quem deseja uma boa pontuação para deixar para trás os concorrentes.

É por isso que no artigo de hoje, vamos oferecer algumas dicas para a redação do Enem, que foram confirmadas por uma série de alunos que tiveram notas excelentes neste quesito do exame, além de serem recomendações sempre feitas por professores dos melhores cursinhos pré-vestibulares.

Publicidade

Dicas para ir bem na redação do Enem

Alguma dicas podem soar simples mas ajudam bastante e podem fazer a diferença:

  • Faça simulados e treine bastante

Pegue os temas das redações de anos anteriores e tente fazer. Treine estrutura, estilo, coerência, e claro, o conteúdo. Inclusive, se possível compare com redações que foram bem nesses temas. Leia estas redações e aprenda como elas desenvolvem a linha de pensamento e a argumentação. Com essas possibilidades você passa a ser um candidato mais preparado. Para treinar e ter vocabulário é bom ler sempre, leia livros e jornais com frequência.

Publicidade

  • Não fuja do tema

Aborde o tema de forma direta e sucinta, sem excessos e floreios literários. Uma das dicas para a redação do Enem mais importantes é não se preocupar com plasticidade ou métrica das frases, e sim com a estrutura dos parágrafos, em atender totalmente a proposta da redação e ainda em manter o tamanho adequado de uma redação do Enem.

  • Manter-se tranquilo durante a prova

Essa é uma das mais importantes dicas. Não se desesperar ou se preocupar com nenhuma das possibilidades negativas relacionadas à prova ou às suas consequências. Se você tiver dúvidas ou dificuldades com a redação, deixe-a por último. Foque em cada questão e tente resolver o máximo possível da prova, e só então tente o primeiro rascunho da redação.

  • Cuidado com frases muito longas

Frases com  sentenças muito longas e que podem fazer a pessoa ter de retornar a leitura para ter certeza de que entendeu, são sinônimos de pontuação feita incorretamente. Se o corretor precisa retornar para ler de novo isso já significa perda de pontos. Prefira frases mais curtas.

  • Cuidado com o uso de regionalismos

Sabemos que o brasil é um país multicultural e muitas pessoas gostam de afirmar sua origem, mas é preciso ter em mente que os corretores podem não ser da sua região e não entenderem a expressão utilizada, ou pensarem que se trata de algum erro de escrita. Assim, é necessário evitar estes termos para que sua mensagem seja plenamente compreendida.

  • Acompanhe o noticiário

Seja na internet em sites de jornais, sendo assistindo o jornal da Tv, manter-se sempre por dentro das notícias do dia, conseguindo compreender e extrair do máximo de mídias possíveis um entendimento adequado do ambiente político e social é uma das melhores formas de estar bem preparado para a redação do Enem. Lembrar-se que este não é um texto opinativo, então é fundamental fazer uma redação que embase em fatos qualquer conclusão. Somente tome cuidado com veículos muito tendenciosos. A dica é ver o jornal do meio dia de um canal e o jornal da noite em outro para ter pontos de vista diferentes.

  • Não desista na primeira nota ruim

Principalmente se você está fazendo o Enem apenas para treinar, não se afete caso a sua nota não seja muito boa. A persistência em busca da nota desejada para o curso dos seus sonhos é indispensável, lembrando sempre que sempre é possível tentar de novo.

Já falamos em outro artigo sobre a Prova da Cederj, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários, quem sabe não vira uma segunda parte deste artigo? Até a próxima!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

2 thoughts on “7 Dicas para ir bem na Redação do Enem 2020

  • Amei seu site, parabens pelo artigo, me ajudou e tirou
    algumas dúvidas que eu estava tendo. Obrigada.

    Resposta
    • Agradecemos o feedback. A ideia é oferecer material de qualidade de forma gratuita. Ajude-nos na divulgação do site 🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *