EnsinoNoticias

Aluno de exatas terá contato com assuntos desafiadores

Os cursos de ensino superior da área de exatas apresentam um vasto conteúdo em disciplinas que tendem a ser consideradas desafiadoras para os estudantes. Mas há uma regra simples que pode auxiliar na trajetória dos alunos ao longo da graduação: redobrar a atenção nos estudos iniciais.

O conteúdo sobre limites é um dos primeiros assuntos apresentados ao aluno. Na prática, trata-se de um estudo sobre funções. Quando estas se aproximam de pontos indefinidos, é necessário trabalhar o conceito de limite.

Nesse primeiro momento da graduação, o estudante aprenderá a definição e as propriedades dos limites e, também, constatará a abordagem sobre limites laterais, indeterminações, limites fundamentais, continuidade e assíntotas.

Publicidade

A compreensão dessas informações iniciais tem grande relevância para os demais assuntos que serão abordados durante a graduação. “O estudo sobre limites é a base para todo o aprendizado da disciplina de cálculo”, define o professor de física, Danilo Fróes.

Por isso, é importante não deixar nenhuma dúvida para depois, como alerta o professor de cálculo, física e álgebra linear, Matheus Soares. “Se o aluno identifica que não conseguiu assimilar algum conteúdo, ele não deve deixar isso para depois.”

Publicidade

Conforme os educadores, ter uma base inicial sólida contribui para manter uma boa sequência no processo de aprendizagem. Portanto, uma atenção redobrada nos estudos sobre limites irá facilitar a compreensão dos demais assuntos. 

A relação entre limites e derivadas 

Um exemplo da relação entre os conteúdos é os limites serem o conceito básico para o aprendizado das derivadas, assunto que o aluno encontrará em sequência na disciplina de cálculo. Nessa etapa do ensino superior, além da definição e das propriedades, o aluno aprofunda os conhecimentos sobre derivadas de funções, técnicas de derivação, primitivas, derivadas laterais e diferenciabilidade.

Quem está com os estudos sobre limites em dia tem mais oportunidades de se dar bem na apreensão desse novo conteúdo, utilizado nas diferentes áreas do saber. Além das exatas, as derivadas auxiliam nos estudos de humanas e da saúde.

É por meio delas, que a Administração calcula o chamado custo marginal de uma operação realizada por uma empresa. Também são as derivadas que auxiliam a Economia na identificação da variação de preços de um determinado produto. Já na Biologia, são usadas em laboratórios para a avaliação do crescimento populacional de microrganismos, dando suporte para a produção de medicamentos e vacinas.

Como estudar limites

Para começar os estudos sobre limites, a orientação é se organizar e separar os tópicos que serão estudados em ordem. Para cada um deles, deve-se procurar explicações em textos, vídeos e exercícios resolvidos. Ter este roteiro irá facilitar o dia a dia de estudo.

Além do material disponibilizado pelo professor e da leitura em livros, é recomendável buscar pelo assunto na “internet”, pois há canais de exatas no YouTube e plataformas de ensino — com passo a passo para resolução de questões — que podem servir de apoio para esclarecer dúvidas e agregar conhecimento.

Outra recomendação é separar os horários que serão dedicados ao estudo. É importante tornar esse processo um hábito para a graduação. Compreender bem os limites irarão ajudar nos estudos posteriores, mas não exime o aluno de continuar se empenhando no aprendizado dos demais conteúdos.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *