DicasNoticias

Aprenda a estudar de forma correta com o auxílio da tecnologia

A tecnologia sempre buscou ajudar os estudantes e, conforme ela avança, surgem novas possibilidades para o seu uso nos estudos através dos computadores e smartphones.

Esse auxílio tecnológico servirá nas mais diversas situações do seu dia a dia, desde uma fila de espera ou no caminho para a faculdade, portanto o seu celular poderá ser de grande ajuda se o seu desejo for aprender.

Confira agora algumas dicas das melhores maneiras de estudar utilizando a tecnologia a nosso favor. Antes, vale lembrar que o intuito dessas dicas não é a substituição dos livros ou quaisquer outras ferramentas de ensino, mas apenas facilitar o acesso às informações que ajudarão em muito a sua rotina de estudos.

Publicidade

1 – Evitar distrações

Começamos com uma das razões principais e que qualquer crítico da tecnologia para o estudo faz, as distrações. Evite se distrair, isso é essencial. Ainda mais quando estamos no celular e existem distrações a poucos cliques de distância.

Aliás as distrações acontecem em qualquer rotina de estudo, como a televisão e computador, portanto evite-as para poder obter o máximo de concentração no seu estudo.

Publicidade

Como esse é um enorme desafio para sua missão de estudo, uma dica é a utilização de alguma ferramenta que bloqueie determinado tipo de site ou aplicativo durante seu momento de estudo. Portanto, sem rede social nem jogo, ok?

Ajustar seu alarme para apitar em determinados momentos é outra dica importante, pois será sua chance de descansar um pouco, estando liberada a distração nessa folga! Mas não se aproveite disso para deixar muitos intervalos e nem que eles sejam tão longos, pois assim prejudicará seus estudos.

2 – Utilizar PDFs

Quer otimizar o espaço e peso de sua mochila, além do seu tempo ? Então mantenha seus livros e papéis de estudo em casa e aproveite para carregar consigo seus materiais de estudo em arquivos PDF (formato de arquivos muito utilizado no meio digital).

Após escanear ou baixar o conteúdo que deseja estudar, salve o arquivo no formato PDF e transfira-o ao seu celular. Assim, através de um aplicativo leitor de PDF, como o Google Drive, você poderá ler e estudar em qualquer lugar que esteja.  Esses aplicativos também possibilitam marcar o texto, localizar palavras, fazer comentários, dentre outras funções.

Tirar uma foto da página pode ser uma solução caso você não tenha um scanner, mas talvez a qualidade da imagem não seja das melhores.

3 – Ouvir podcasts

Mesmo não sendo uma novidade, os podcasts ainda não são conhecidos por uma grande parte dos brasileiros. Mas isso não significa que não tenhamos ótimos conteúdos sendo produzidos por aqui.

Sendo distribuído no formato de áudio, essa é uma ótima maneira de folgar das leituras e de aprender de uma forma diferente. Além disso, esse formato lhe permite estudar enquanto realiza outras tarefas, como arrumar o quarto, cozinhar, dirigir ou caminhar.

Através de aplicativos como Spotify e SoundCloud você descobrirá diversos canais e os temas podem ser dos mais variados, basta buscar e encontrar o que mais lhe agrada!

Você encontrará podcast para o vestibular, concurso ou até tópicos bem específicos. Uma sugestão é acompanhar algum canal de notícia para manter-se atualizado sobre os acontecimentos do cotidiano.

Agora pegue seu fone de ouvido, aumente o volume e curta seu “podcaster” preferido e aprenda de graça. Confira abaixo algumas dicas de temas e canais para seguir:

  • história – Escriba Café;
  • vestibular – Resumov;
  • inglês – Domine Inglês.

4. Organize suas metas diárias com ajuda de apps

Mesmo já possuindo todo material que precisa para estudar, não esqueça do seu celular para acessar alguns conteúdos extras. Ele servirá como complemento para o seu processo de aprendizagem.

Mas como eu faço isso? Simples, você pode usar um aplicativo para organizar sua rotina. Você provavelmente possui outras rotinas diárias, como trabalho, cuidar da casa ou praticar esporte, e através de uma ótima gestão do tempo você terá a sua fórmula do sucesso.

Caso ainda não conheça, existem vários aplicativos no mercado que facilitam você ter mais controle do seu dia a dia. Aplicativos de agenda e gerenciadores de tarefas são um bom exemplo.

Nossa última dica é: defina metas! Não fique perdido ou adie seus estudos. Isso acaba colaborando para que você perca seu foco e não renda como esperado. Monte um cronograma e deixe a tecnologia trabalhar a seu favor.

Agora com essas dicas você com certeza poderá organizar melhor sua rotina de estudos, entendendo melhor como a tecnologia contribui para seu sucesso pessoal. Bons estudos!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *