DicasNoticias

Aprenda como conseguir o primeiro emprego sem experiência

Conseguir o primeiro emprego sem experiência nem sempre é uma tarefa fácil, pois a cada dia o mercado de trabalho se torna mais exigente em relação ao perfil e ao modelo de currículo dos candidatos em processos seletivos.

Hoje é possível conseguir destaque por possuir diferentes habilidades, iniciativas e vivências. Pensando nisso, vamos abordar nesse artigo diversas dicas para que você melhore seu currículo e aumente suas chances de ser contratado por boas empresas.

Esse dilema é enfrentado por uma grande quantidade de pessoas, especialmente jovens que estão prestes a se formar no Ensino Médio, Graduação ou curso profissionalizante, mas sempre tenha em mente que as possibilidades são muitas.

Publicidade

Leia Também: Vagas Jovem Aprendiz: Conheça as Melhores Empresas Para Trabalhar e Como Enviar o Currículo

Paciência e foco são fundamentais

Jamais desanime de buscar um primeiro emprego sem experiência, ter paciência é fundamental nesse processo. Lembre-se sempre de que conquistas importantes não costumam ser rápidas, adquirir experiência leva tempo.

Publicidade

Ter foco também é absolutamente fundamental, decida onde você gostaria de trabalhar e em qual área. Tendo isso em mente, trabalhe todos os dias para alcançar esse objetivo proposto, mas sem exigir tanto de si mesmo.

Qualifique-se

Enquanto a oportunidade esperada não surge, gaste o seu tempo com qualificação profissional por meio de cursos, palestras e simpósios. Sempre opte pelos que oferecem certificado, pois esses poderão ser constatados no currículo para enriquecê-lo.

Ler também é ótimo para buscar conhecimento sobre o campo que você deseja atuar e em caso de recém-formados na graduação, procure fazer uma pós-graduação. Conhecimento nunca é demais, quanto mais você o tem, mais se destaca dos demais.

Faça estágio e trabalhos voluntários

Essa é uma dica de ouro para aqueles que não tem experiência possam adquiri-la. Fazer estágio na área escolhida para sua atuação trará um enorme aprendizado, isso porque ao ter contato com pessoas dessa mesma área você pode aprender com a experiência delas.

Fazer trabalho voluntário faz com que você amplie seus horizontes e também conheça pessoas que podem te ajudar a conseguir um primeiro emprego sem experiência na área desejada.

Ter a iniciativa de voluntariado é muito elogiada por empresas, pois mostra que o indivíduo contribui para o desenvolvimento da sociedade sendo mais fácil conquistar um primeiro emprego sem experiência.

Considere uma carreira como freelancer

Hoje em dia, no mercado há muitos sites que disponibilizam vagas temporárias para profissionais executarem projetos. Nessa área tecnológica e informativa há diversas oportunidades para aqueles que estão ingressando agora no mercado de trabalho.

Além disso, você pode oferecer alguns serviços em plataformas digitais voltadas para isso, colocando um valor abaixo por ser iniciante ou até mesmo trabalhando voluntariamente. Assim você pode moldar suas próprias experiências sem depender de um trabalho formal.

Conheça a área do empreendedorismo

Ter um negócio próprio é uma alternativa que deve ser levada em consideração. Para isso, sempre se mantenha atualizado da área do empreendedorismo, estude e fique por dentro dos assuntos mais atuais.

Isso mudará sua concepção de futuro não apenas em casos profissionais, mas também em relação a sua vida pessoal e a qualidade de vida que você almeja um dia alcançar.

Não esqueça das redes sociais

Hoje em dia há muitas plataformas diferentes que podem ser acessadas de uma forma fácil e rápida por qualquer pessoa. Para aqueles que buscam um primeiro emprego sem experiência, ter um perfil profissional no Facebook e LinkedIn é uma excelente alternativa.

Através dessas redes sociais busque criar uma identidade profissional única, fazendo um bom marketing pessoal mostrando que com ou sem experiência registrada você é um profissional completo e competente.

Essas mídias sociais ainda contribuem para que você se mantenha atualizado sobre as tendências e oportunidades na área que você deseja ingressar. Também siga profissionais renomados que podem publicar dicas para te auxiliar nesse momento.

Utilize seus projetos pessoais

Não é apenas a experiência profissional que tem peso no momento de uma contratação. Tomar a iniciativa de fazer algo na área em questão também é muito importante e valorizado pela maioria das empresas.

Tudo o que você fizer relacionado a área mesmo sem ter experiência resultará em destaque do seu currículo. Desenvolva projetos, crie um blog ou faça uma pesquisa científica na faculdade, tudo isso será muito útil para conseguir um primeiro emprego sem experiência

Ressalte suas qualidades

É possível ganhar destaque devido as suas competências comportamentais, pois estas costumam ser muito valorizadas no momento da contratação. Se você souber ressaltar suas qualidades no momento de uma entrevista, não ter experiência passa a ser um mero detalhe.

Pelo ponto de vista da empresa é muito melhor ter uma pessoa com excelente comunicação, proativa, com pensamento analítico e liderante na empresa do que uma pessoa que possui apenas experiência profissional.

Sempre permaneça otimista em relação a conseguir um primeiro emprego sem experiência. Pode parecer difícil e distante a possibilidade de sua contratação por uma boa empresa, mas tenha paciência e dedicação que esse momento chegará.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *